Virtualidades


Estruturas partidárias

Um dos grandes males da democracia está no modo de organização e funcionamento das estruturas partidárias. São autênticas agências de emprego para quem não consegue fazer outra coisa.
De facto, e contra mim falo pois pertenço a uma estrutura dessas, é muito difícil encontrar alguém com valor nas estruturas de base dos partidos, isto é, as concelhias ou distritais. O modo de eleição dos seus órgãos está claramente viciado, e as fraudes eleitorais (desde votantes fictícios a cadernos eleitorais viciados, e até o pagamento de quotas, sem as quais não se pode votar, efectuado pelos candidatos) são uma constante.
Nestas estruturas não ganha quem apresenta mais e melhores ideias, ganha quem arregimenta mais votos, ou melhor, quem arranja umas carrinhas para ir buscar a casa os militantes que fez inscrever para apenas votarem nele.
O resultado é óbvio, os líderes concelhios e distritais vão aos congressos dos partidos e escolhem o líder nacional conforme as suas conveniências. Um lugar de deputado dá muito jeito, quiçá se consegue chegar a Secretário de Estado ou até mesmo Ministro.
É por estas coisas que a democracia está em crise. O mal vem das bases da própria democracia, os Partidos.

E Agora?

Depois das eleições de domingo terem sido catastróficas para a Direita, é necessário começar a fazer um esforço para ganhar as próximas eleições, que serão cruciais para o futuro de Portugal. Em primeiro lugar, é necessário eleger novos líderes, que tragam uma nova esperança ao país. O CDS terá muitas dificuldades em substituir o carismático Paulo Portas, que até conseguiu obter um resultado bastante satisfatório perante as circunstâncias. Não me parece fácil que algum dos possíveis candidatos consiga colocar o CDS de novo na rota do poder. Talvez Telmo Correia ou Pires de Lima sejam os melhores candidatos, mas estes já fizeram saber da sua indisponibilidade para o cargo.
No PSD, os dois candidatos que até agora apareceram, não me satisfazem de maneira nenhuma. Marques Mendes não tem carisma nem força na sociedade civil para vingar e o Luís Filipe Menezes representa a demagogia e o populismo centrista que não gostava que o PSD enveredasse. Mas vamos ver se há surpresas e aparece algum bom candidato, como o Dr. António Borges ou o Dr. Pedro Aguiar Branco. De qualquer forma, este próximo Presidente do PSD poderá ser um candidato transitório e fraco, até alguém credível e com perfil para Primeiro Ministro surgir...

Consequências das eleições

Os únicos derrotados nestas eleições foram os partidos de direita (ou centro direita, como lhe quiserem chamar). Ambos reagiram a esta derrota, uns bem e outros mal.
Paulo Portas, sem necessidade alguma, demitiu-se do seu cargo. Isto é, à primeira derrota eleitoral que teve abandonou o PP, saindo, como referem unanimemente todos os comentadores, com brio e dignidade. Paulo Portas foi sim brilhante!!! Fez uma jogada que ainda poucos alcançam. Esperem pela derrota da direita nas Autárquicas, pelo referendo europeu (que vai deixar o PP em maus lençóis), e depois estejam atentos às Presidenciais. Aí iremos ver Paulo Portas em acção, incólume das últimas derrotas.
Já o PSD reagiu a conta gotas, primeiro pareceu que Santana iria batalhar até ao fim pela liderança do PSD, quase que num acto de desespero e de apego ao poder. Agora tudo indica que deixará caminho livre para um eventual sucessor. Não ficou bem! Mais uma vez Santana não esteve bem.
Tudo indica que seja Marques Mendes o próximo líder. Não seria certamente a minha primeira escolha, mas temos de dar tempo e espaço a alguém que sempre viveu na sombra de outros. Agora vamos ver que ideias tem este homem a apresentar, embora, e sinceramente, penso que será mais uma pessoa a queimar, a exemplo do que aconteceu com Fernando Nogueira.

Começar de novo

A expressiva votação que a Esquerda obteve nas eleições legislativas tem, sobretudo, um significado, é necessário alterar a política económica que Portugal tem seguido.
A economia é indispensável na resolução dos problemas sociais que nos afectam. No entanto esta tem de ter a humildade de assumir o papel de “ciência útil”, aceitando ser, com outras ciências, um instrumento no processo de desenvolvimento. É que além do bem – estar económico há outros valores que se podem sobrepor, como a liberdade, a justiça social e a auto – estima.
A liberdade implica aquilo que é óbvio, o respeito pelos valores democráticos. A justiça social implica sempre uma ideia de distribuição, não só da riqueza mas também dos custos que as crises acarretam. E a auto – estima implica a participação de todos nós nestes processos.
Ora, neste sentido espero que o novo Governo, embora respeitando certos parâmetros económicos, dê atenção aos problemas sociais que nos afectam e que são uma causa de instabilidade social e de várias injustiças. No fundo há que perceber que um desempregado não é um número, é alguém que não consegue alimentar os filhos.
Até aqui tivemos uma preocupação virada, quase exclusivamente para o crescimento económico. Mas todos sabemos que crescimento não é desenvolvimento. Este último implica, além do crescimento, o respeito por todos aqueles valores já referidos, como o refere o prémio Nobel da economia, Joseph Stiglitz, ex – conselheiro económico da administração Americana.
Recorde-se, não há receita única para o sucesso. E devemos repudiar a ideia dos choques, sejam tecnológicos, de gestão ou fiscais. Não é necessário que a cura seja dolorosa, as medidas necessárias podem perfeitamente ser encaixadas num conjunto de reformas que, gradualmente, modifiquem o nosso País.

Eleições

Estamos na recta final da campanha eleitoral... E quem vai ganhar?
Aqui ficam as minhas previsões...

PS- 40%-44%
PSD- 30%-34%
CDS- 8%-10%
CDU- 6%-8%
BE- 4%-6%

Cenários draconianos

Neste momento tudo aponta para uma vitória estrondosa do PS e uma consequente derrota para Santana Lopes... Claro está que, para a esmagadora maioria dos meios de comunicação social, nem seria preciso haver eleições, pois a vitória parece estar já garantida. O Bloco de Esquerda vai subir imenso e a CDU vai ser a terceira força política. Estes parecem factos garantidos, e as eleições serão uma mera confirmação do que já está definido... A democracia é mesmo uma seca, ter que esperar pelos votos das pessoas para confirmar o que já está certo. A verdade é que o Engenheiro Sócrates não consegue convencer ninguém, e a arrogância do Sr. Louçã já começa a meter muita confusão... Se as pessoas conseguirem abstrair-se da propaganda que a comunicação social anda a fazer descaradamente a toda a esquerda, talvez haja surpresas...

Debate

Ao contrário dos profetas da desgraça, Santana Lopes saiu-se relativamente bem no debate de ontem. Eu tinha dito que Santana para poder considerar-se vencedor, tinha que esmagar por completo José Sócrates, o que, manifestamente não aconteceu. Mas pode-se dizer que o homem Santana Lopes esteve melhor que o robot Sócrates. Este fez-me lembrar Al Gore nos debates de 2000, onde a emoção e a convicção de um político foi substituído por um computador sem falhas, mas sem chama nem alma. Pois é, este homem que se prepara para ganhar eleições e ser Primeiro-ministro de Portugal. Com o acréscimo da tralha guterrista toda... Em relação a Santana, esteve bem, mas sem arrasar. Espero com expectativa o resto da sua campanha, apesar de ter a convicção que ainda não deitou a toalha ao chão. Incrível, como de resto já estamos habituados, foi a reacção da comunicação social em geral. Como sempre, Sócrates esteve muito bem e Santana foi uma desgraça... Nada a que já não esteja habituado.

Contradições!!!

Para quem se afirma defensor dos direitos de homossexuais e lésbicas, inclusivamente defender as uniões e/ou casamentos homossexuais é estranho que o PS fique ofendido por existir um boato sobre as tendências sexuais do seu líder. Mas não é indiferente ser assim ou assado…? Porquê esta indignação toda? Será que é mau ser homossexual?

As prendinhas…

Está profundamente enraizado na Sociedade Portuguesa o costume de agradecer ao funcionário público que o atende com uma lembrançazinha. É a enfermeira que está a tratar da avó enquanto esta está internada no hospital público, é a funcionária judicial que vai dando umas dicas sobre o processo e têm uns cartões do Advogado e os distribui desinteressadamente, é a menina das finanças ou da segurança social que nos vai ajudando nos impostos, é o dono do café que vai dando umas borlas ao polícia e ao fiscal camarário para que estes sejam amiguinhos, etc.….
Em todos estes casos há a percepção que a lembrança irá ter como retribuição o melhor tratamento por parte do funcionário, e a verdade é que se tem!!!
Por isso quando a PJ se debruçou sobre este problema ficou alarmada. Pudera…é certo e sabido por todos nós a existência das cunhas em Portugal. Há que ser implacável com estes comportamentos, pois não podemos só criticar os políticos pelos seus comportamentos e assistir com resignação a este autêntico festival da prendinha que trava o nosso desenvolvimento social.

As eleições no Iraque

Este tema vai merecer uma análise exaustiva minha nos próximos dias.
Eu, que sempre fui um apoiante desta intervenção militar, nunca tive dúvidas da sua justiça. A violência continua, mas neste último fim de semana, os apoiantes da paz e da liberdade ganharam um novo alento para os próximos tempos. Ninguém duvide que este foi um acto fantástico de um povo que arriscou a vida, simplesmente para votar. Estranho é que nestes últimos dias não vi na televisão o Dr. Louçã, o Dr. Soares e o Dr. Freitas a falarem nestas eleições livres e democráticas. Deviam estar a relembrar com saudade os tempos das votações de 99,9% de Sadam Hussein....

Virgens Ofendidas!!!

Os líderes do PS parecem umas virgens ofendidas por algumas declarações proferidas por dirigentes do PSD em relação a assuntos sociais, acusando a Direita de estar a fazer uma campanha de ataques pessoais. É incrível... Ninguém acusou José Sócrates de nada, apenas se levantou uma questão de valores morais e sociais. Ninguém acredita que, ao termos a JS a ter no seu programa político a possibilidade real de casamentos entre homossexuais, que o PS esteja alheado desta questão. Esta é uma questão pertinente, sem bem que assessória na campanha, pois temos a real possibilidade desta questão, se bem como a adopção por casais homossexuais, passar a ser debatida na Assembleia da República. O PS tem que dizer bem claro o que pensa sobre esta matéria. Além do mais, ninguem pense que Santana Lopes, o político mais atacado, por estes mesmos que agora o acusam, por causa da sua vida privada, iria agora entrar em ataques deste tipo. Mas não podemos esquecer que as pessoas sérias admitem em público o que fazem na vida privada. Toda a gente sabe que Santana Lopes teve 3 casamentos, várias namoradas, e uma vida boémia até muito tarde. Agora o que José Sócrates é na vida privada, isso ninguém sabe, pois parece ter vergonha de assumir... e até há um esforço concertado para ninguém falar disso....



Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health