Virtualidades



A Candidatura de Soares

Depois das tentativas falhadas de António Guterres, de António Vitorino, o do patético Manuel Alegre, o PS finalmente arranjou um candidato presidencial. A verdade é que esta é uma candidatura da reacção, das velhas ideias, do radicalismo e da demagogia. Soares apresentou-se com os suspeitos do costume, com o aparelho socialista e com a corte que o acompanha há muitos anos.

Depois de tudo o que Soares tinha dito sobre a sua “hipotética” candidatura, neste momento, os argumentos mais lógicos para o contrariar e atacar poderão ser baseados nas suas declarações dos últimos tempos. Em primeiro lugar, tudo o que ele disse no seu 80º aniversário, depois no programa da SIC Noticias “Sociedade Aberta” de Maio e finalmente, nos seus diversos ataques à democracias liberais e ocidentais.

O discurso ideológico que tem mantido nos últimos tempos afastam-no claramente do centro do espectro político e aproximam-no da extrema esquerda. Obviamente nestes próximos meses, vamos assistir a uma reciclagem do que tem defendido, para conquistar o eleitorado que lhe poderá e irá fugir.

Cavaco Silva, continuará a manter o seu rumo, o seu calendário, e vai apresentar-se ao eleitorado como o único candidato nacional, afastado das lides partidárias e concentrado no seu projecto político para Belém. Ao contrário de Soares, Cavaco depois de sair da vida política activa, nunca mais se envolveu com o PSD, nem o tentou controlar . Antes pelo contrário, sempre mostrou independência e até afastamento em relação ao partido de que é membro, como foi o caso da liderança de Santana Lopes. Cavaco Silva sempre pensou mais no país do que no PSD ou na sua área política.

Soares avança agora para impedir que a esquerda tenha uma derrota humilhante, para salvar o PS e para ganhar de novo poder dentro do PS. Por meras razões situacionistas, Soares avança porque Sócrates lhe pediu ( a fazer fé no que ele diz), não porque sentiu-se preparado para ser de novo Presidente da República. Cavaco avança por razões nacionais e patriotas, não porque o líder do PSD lhe lançou um repto.

De um lado temos a candidatura nacional, e do outro temos a candidatura do Partido Socialista. Espero que a falta de som da apresentação de Soares seja um indicador para estas próximas eleições presidenciais.

Novidades ??? de Verão

O poeta Manuel Alegre faz um discurso confuso e desiste de candidatar-se a Belém. O anúncio de apoio a Mário Soares fica para mais tarde.
Mário Soares anuncia publicamente a sua candidatura a Belém, para dar um sinal de esperança e de renovação á sociedade portuguesa.
O Benfica contrata jogadores no fim do prazo e não vende Simão.
Mortes e desastres no Iraque.
Portugal continuou a arder mais que o resto da Europa.
Os telejornais portugueses dedicam a maior parte do seu tempo a filmar as zonas ardidas e o desespero das pessoas.

Diz-me com quem andas...

O Ex-Líder das Brigadas Revolucionárias (Terroristas), Carlos Antunes manifestou o apoio a Mário Soares na candidatura presidencial. Obviamente, será este o tipo de gente que irá estar ao lado do "jovem" Soares na candidatura a Belém.

A coragem de Paulo Morais

O Vereador de Rui Rio tocou na ferida. Toda a gente sabe que o que ele diz é a mais pura verdade. Basta andar por algumas cidades deste país, para verificar o caos urbanístico que existe. Alguns casos, só podem advir mesmo da corrupção instalada nos poderes autárquicos. Quem o ataca agora, é porque é conivente com este sistema de corrupção instalada nas autarquias. Pena que não vá continuar na CM do Porto, pois demonstrou ser um político de princípios e de valores, colocando sempre à frente os interesses das populações.

A retirada de Gaza

Ariel Sharon cumpriu assim mais um passo no caminho da paz na Palestina. Sem grande confusão nem alvoroço, Israel desocupou a Faixa de Gaza. Neste momento, o governo palestiniano tudo tem que fazer para impedir o terror de continuar a actuar, para dar uma oportunidade à paz. Fossem todos como Ariel Sharon, e a paz estaria muito mais perto de ser conquistada. Entretanto, há muitas vozes críticas caladas por este gesto de Israel, que mais não é que o primeiro passo de uma longa caminhada

Lance de novo sob ataque

Ontem surgiu uma curiosa notícia que Lance Armstrong estaria dopado no primeiro Tour que venceu. Claro que falta confirmar se as análises são verdadeiramente de Lance, e mesmo que sejam, seria impossível verificar a sua veracidade, pois não haveria possibilidade de contra análise. O ciclista mais vigiado ao longo da história do ciclismo continua assim a ser atacado por aqueles que nunca engoliram o "sapo" de não ser um francês, o maior ciclista de todos os tempos. Se calhar, vamos ter de fazer análises novamente a Indurain, Hinault ou Merkx para ver se eles estavam mesmo "limpos". A verdade é uma, o americano venceu sete tours consecutivos, e nunca nenhuma análise anti doping deu alguma coisa... O resto é história.

Ligação Lisboa - Funchal, é já a seguir...
Alfredo Marvão Pereira, professor de Economia no College of William and Mary, juntou-se esta semana ao grupo daqueles que defendem a construção, não só do TGV e OTA, mas de todos os grandes projectos públicos, sobretudo na área dos transportes.
No essencial toda a sua argumentação vai ao encontro das teorias que levaram ao Euro 2004, isto é, defende-se que o investimento será maioritariamente privado (no caso dos novos estádios apenas 25% seria público), e espera-se que o investimento público actual provoque aumento de receitas futuro. Ora bem, todos sabemos o que aconteceu com o Euro 2004.
Este Professor, por mais conceituado que seja, não se pode pronunciar sobre os projectos da OTA e TGV simplesmente porque não os conhece, não os avaliou. Apenas elabora teorias no abstracto.
Não que eu seja, pessoalmente, contra ou a favor destes projectos. Apenas exijo que os mesmos sejam fundamentados perante a opinião pública. Nós estamos fartos de acreditar nestes “especialistas”. É que, utilizando a argumentação do Professor, qualquer dia temos uma ligação por túnel, entre Lisboa e o Funchal…

José Socrates está de volta

O Primeiro Ministro defendeu-se assim das suas férias luxuosas enquanto o país ardia. "a exploração em torno das minhas férias tem sido demagógica, injusta e mesquinha. São ataques ijustificados".
Eu até posso concordar que há alguma demagogia em redor dessas críticas, mas não posso esquecer a perseguição que o PS e a comunicação social fizeram ao ex Primeiros Ministros Durão Barroso e Santana Lopes por episódios muito menos significativos. Bastava acontecer uma desgraça de média dimensão, como uns incêndios numa mata de um agricultor, que eles eram "obrigados" a ir ao local, sob risco de serem criticados pela sua ausência. Agora, Sócrates foi para o Quénia 15 dias, e nada se passa. Somos obrigados a ficar revoltados com esta diferença de tratamento.

Notas de Agosto

O Primeiro Ministro já regressou das suas férias em Africa, bem longe do inferno em que os portugueses vivem. Agora já podemos estar descansados, pois ele vai resolver todos os nossos problemas.

A área ardida este ano, e ainda estamos a meio do mês de Agosto, já ultrapassa a do ano passado. Curioso, se compararmos a atenção dos media e da opinião publicada do ano anterior com o actual, pensaríamos que este ano está a ser bem mais calmo. Não há dúvida que vale a pena mudar de governo, para as coisas melhorarem.

As candidaturas independentes do Major Valentim Loureiro, de Isaltino Morais e Fátima Felgueiras concretizaram-se com a apresentação das suas listas. O país político descansa assim com estes candidatos, que espelham bem a qualidade da nossa classe política.

No Brasil, o escândalo do Partido dos Trabalhadores agrava-se, e no entanto, em Portugal, não vejo os grandes fãs do esquerdista Lula a criticarem-no com a veemência com que o elogiaram tantas vezes. Se ele fosse da direita, imagine-se os comentários da nossa clique política. Mas como é um deles, tem-se que disfarçar e fazer de conta.

Em Israel, Ariel Sharon continua o seu plano corajoso da retirada dos territórios ocupados. Poderá ser um passo para a paz, mas não deixa de ter um significado imenso. Como normal, os críticos de Sharon esperam ansiosamente que algo corra mal, para poderem atacá-lo com a sua sagacidade habitual. Os extremistas dos dois lados devem ser combatidos ferozmente, mas há quem considere que apenas há radicais do lado israelita. Do lado Palestiniano, os Hamas e a Jihad são apenas organizações que lutam pela independência do seu povo...

Em ritmo de Férias

Apesar de ainda não estar em férias, este blog vai estar assim até ao fim do mês, com poucos posts. Até ao regresso em força em Setembro, fiquem com Kings Of Convenience, Winning a battle, losing a war

Um dos nossos últimos heróis

As férias do Governo

O Governo está de férias. Não podemos ser demagógicos a negar-lhes esse direito, mas há alguns pormenores que me escapam. O país está a arder, mas José Socrates está em Africa. O novo Ministro das Finanças entrou há um mês, mas vai de férias já para a semana. Ano passado, criticaram alguns membros do Governo de Santana Lopes de ter ido de férias, pouco tempo depois de terem tomado posse. É preciso é ter a mesma análise critica do passado.

As condecorações de Jorge Sampaio

Depois de ao longo ter atribuído condecorações a Leonor Pinhão, Catarina Furtado e outras personalidades gratificantes para Portugal, agora são os U2 a receber uma distinção de Jorge Sampaio. Eu até gosto muito de U2, mas não entendo o critério utilizado. Enfim, vou também deixar a minha lista de condecorações para Sampaio. Pode ser que ele aproveite algum nome.

Ordem da luta anticapitalista: Fórum Social Mundial de Porto Alegre

Ordem da luta anti americana: Fidel Castro

Ordem da luta contra a pobreza: Bob Geldof

Ordem da Independência Europeia: Jacques Chirac

Ordem dos Direitos Humanos: Hu Jintao

Ordem das minorias islâmicas: Ossama Bib Laden

Ordem da Luta contra a Corrupção: Lula da Silva

Ordem pela justiça em África: Muhamar Kadhafi


Por motivos de ordem Profissional nunca tinha tido a oportunidade de assistir aos comentários de António Vitorino na RTP. Como estámos em Agosto, mês de férias, pude finalmente sentar-me em frente do televisor e ouvir os seus comentários. Arrependi-me.
Sempre que Vitorino se debruçou sobre o Governo as diferenças entre este e um qualquer discurso de António Costa ou Jorge Coelho eram inexistentes. Não percebo como pode um partido ter direito a um tempo de antena destes!
Obviamente que não se esperava que Vitorino fosse imparcial e objectivo. Também Marcelo Rebelo de Sousa não o é. No entanto o mínimo que se poderia esperar era um certo pudor nos comentários. Não existe, é meramente um representante do partido do Governo. Pelo menos Vitorino não corre o risco de entrar numa polémica semelhante à de Marcelo (saída da TVI)…

PSD mais calmo

Isaltino Morais saiu do PSD. Ao tomar esta atitude, é coerente com a sua candidatura independente contra Teresa Zambujo do PSD. Os estatutos do partido são claros, onde a expulsão nestes casos é evidente. Assim, Isaltino evita uma humilhante expulsão e um longo processo que não seria benéfico nem para ele, nem para o PSD. Aguarda-se com expectativa se o Major Valentim Loureiro e os seus colegas da candidatura independente, vão tomar a mesma atitude e desfiliarem-se do PSD.

E um bom fim de semana...


A OTA e o TGV

Segundo o Abrupto, o Governo disse que não vai divulgar os estudos, pelo menos para já. Isto vem por em evidência um facto que todos já suspeitávamos. O Governo não tem estudos que suportem o avanço para a construção megalómana destes dois empreendimentos. Mais uma vez, o país prepara-se para pagar os custos dos irresponsáveis políticos. Continuamos a ter governantes que desgovernam o nosso dinheiro sem para isso ter efectuado os estudos necessários para explicar a viabilidade dos projectos, e mais do que isso, colocam em causa o futuro, já negro, do país. Esta campanha de alguns blogs pela divulgação dos estudos que levaram à decisão política da construção do aeroporto da OTA e do TGV, mostra que podemos ter um papel activo e interveniente na sociedade. Pena foi que a comunicação social, às vezes tão atenta à "dita" sociedade civil, não tenha dado o destaque que esta iniciativa merece. Mas enfim, é a comunicação social que temos... e com ela somos obrigados a viver.

Nestes últimos tempos, têm vindo a público algumas estranhas coincidências em relação a estes projectos. O Bloguitica e o Blasfémias tem aprofundado esta questão, sobre o que poderá estar por trás desta decisão. Vamos estando atentos a mais novidades e discutindo por aqui esta matéria.

MICRO-CAUSAS:
PODE O GOVERNO SFF COLOCAR EM LINHA OS ESTUDOS SOBRE O AEROPORTO DA OTA PARA QUE NA SOCIEDADE PORTUGUESA SE VALORIZE MAIS A “BUSCA DE SOLUÇÕES” EM DETRIMENTO DA “ESPECULAÇÃO”?

Estão outra vez de volta os dias quentes e com eles os famigerados incêndios. É por isso importante voltar a reflectir sobre algumas questões levantadas por este problema. Nesse sentido volto a publicar um post já antigo.
No entanto deixo no ar uma interrogação. Porque razão a comunicação social trata, actualmente, os incêndios como uma praga inevitável da natureza, quando há um ano se preocupava mais em criticar o Governo (na altura de coligação) pelo que fez e não fez?

"Assistimos incrédulos a este espectáculo da natureza. Zonas florestais, algumas das quais contendo espécies únicas, são devoradas pelo fogo. Habitações, que provavelmente são o resultado de uma vida de trabalho, são engolidas pelas chamas em segundos. Instalações empresariais são destruídas, apesar dos esforços dos seus operários para salvar os seus postos de trabalho. E sobretudo vidas humanas são postas em perigo, e muitas vezes fatalmente, pelo autêntico flagelo nacional que são os incêndios.A tudo isto ouvimos as populações dizer que não há meios! Os Bombeiros dizem que não há meios! Os autarcas dizem que não há meios! As oposições dizem que não há meios! E os próprios Governos reconhecem que os meios são insuficientes, mas a contenção orçamental a isso obriga!!!Eu tenho a solução. Usem-se os caças F – 16 (aviões que custam milhões de euros) para apagar os fogos! Ou então os novos submarinos (que custam milhões de euros) para apagar fogos! O próprio TGV (mais milhões de euros) também pode dar uma ajudinha aos Bombeiros! Ou porque não o aeroporto da OTA!É triste ver o desespero das populações e dos Bombeiros a combater as chamas com viaturas da década de 70 ou 80, a suplicar pela chegada dos (escassos e obsoletos) meios aéreos, e assistir a este novo riquismo Português. Valha-nos os novos estádios de Futebol…"

Margaret Thatcher


O mandato de Margaret Thatcher foi considerado, por um painel de peritos britânicos, como o melhor do pós guerra. A revolução conservadora operada pela Dama de Ferro no Reino Unido entre 1979 e 1990 é assim avaliada, à frente de outros primeiros ministros. Será que se efectuassem esta avaliação noutros países democráticos, haveria alguém de esquerda com esta classificação?

Jorge Sampaio II

Afinal, este paladino da transparência política recebeu hoje de manhã, o putativo candidato da direita a ocupar o seu lugar. Afinal, parece que está equidistante desta guerra pela sua sucessão. Ou será que prefere Alegre?

PODE O GOVERNO SFF COLOCAR EM LINHA OS ESTUDOS SOBRE O AEROPORTO DA OTA PARA QUE NA SOCIEDADE PORTUGUESA SE VALORIZE MAIS A “BUSCA DE SOLUÇÕES” EM DETRIMENTO DA “ESPECULAÇÃO”?

Jorge Sampaio

Já sabemos que este Presidente não sabe o que fazer quando está em causa o Partido Socialista. Neste momento, faz parte da tal sociedade civíl que Mário Soares está a ouvir sobre a sua candidatura. Jorge Sampaio deve-lhe estar a dar algumas "dicas" sobre a melhor forma de ganhar a Cavaco. É o Presidente que temos, felizmente não por muito tempo.

Roda de cadeiras
Vítor Martins tinha sido nomeado em Outubro passado para Presidente da Caixa Geral de Depósitos, e tinha mandato até 2008. O Ex. Ministro Campos e Cunha tinha-lhe mostrado que tinha confiança política nele. Aparentemente estava a fazer um bom trabalho à frente do maior banco português. O novo ministro Teixeira dos Santos decidiu mandá-lo embora, provavelmente com uma boa soma de dinheiro pela indemnização, nomear outro presidente, de da sua área política, e ainda arranjou espaço para o conhecido Armando Vara na Administração da CGD. E assim vai o nosso país... Não existe o mínimo sentido de responsabilidade.. Mudam os governos, ficam as políticas...

O TGV e a OTA

Ninguém conhece os estudos que sustentam a aposta do Governo nestas infra-estruturas. Como ninguém conheceu os estudos sobre a construção dos estádios do Euro 2004, e de outros elefantes brancos deste país. Este, como os outros governos anteriores, continua a esbanjar o nosso dinheiro, para contentar alguns lobbies e os interesses do partido. Alguém, mais uma vez, vai enriquecer, enquanto Portugal vai perdendo o comboio da modernidade.

PS: Acabo de ouvir uma boa novidade. António Vitorino disse que os estudos sobre a OTA e o TGV vão estar disponíveis a partir do verão para debate público. Aguardo, sabendo que eles vão ser feitos á pressa e sem cuidado que a matéria exigia. Mas vamos ver...

Sobre os enigmáticos estudos

No passado muitos diziam que se faziam inúmeras comissões, criavam-se gabinetes, mas não se concretizava a obra. Ficavam-se pelos estudos, diziam.
Hoje em dia este nosso governo pretende inverter isso. Realiza obra, mas não faz estudos. Ou pelo não os mostra…é segredo.
Circula na Blogosfera um pedido para que o Governo mostre os estudos efectuados para a OTA e o TGV (abrupto). Certamente não é por ingenuidade do seu promotor. De qualquer modo duvido que o Governo mostre esses eventuais estudos.
E não os mostra porque, ou não há quaisquer estudos, ou se os há, eles não servem os interesses do Governo.
O mesmo se passa com a questão das férias judiciais. Existirá um estudo que demonstra melhoria da produtividade dos tribunais em 10% com a aplicação das medidas defendidas pelo executivo. No entanto ainda ninguém o viu. Nem o vai ver, porque simplesmente não existe.
Temo que na OTA e no TGV se passe o mesmo.

Smashing Pumpkins

Numa altura em que se volta a falar do seu regresso, aqui fica um cheirinho dos Smashing Pumkins, talvez a maior banda de rock dos anos 90. Este tema cham-se Crestfallen, do álbum Adore, o mais intimista da banda. Como não poderia deixar de ser, este tema está ao vivo, pois era em palco que Billy Corgan e os seus companheiros se transformavam em deuses do rock, como tive 3 oportunidades de os ver, não esquecendo obviamente o mítico concerto da Praça de Touros de Cascais, em 1995.



Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health