Virtualidades


Festejos de 27/Dez-01/Jan
Este blog estará parado até ao dia 2 de Janeiro.
Em 2007, cá estarão os preferidos de 2006.
Ate lá, boas entradas e muita festa.

mundo em movimento

Confirmação da condenação à morte de Sadam Hussein
O tribunal de recurso confirmou hoje a condenação à morte de Sadam, que deverá ocorrer nos próximos 30 dias. Se é verdade que me sinto satisfeito pela condenação de um ditador brutal, também é verdade que me repugna que vá pagar com a vida pelos crimes que cometeu contra o seu povo. Sendo contra a pena de morte, considero que seria melhor que vivesse o resto da sua vida na prisão. Compreendo as razões que levaram os tribunais iraquianos a tomar esta atitude, mas não posso concordar.
Claro que para alguns, a morte de um ditador merece sempre ser festejada, conforme ainda recentemente se viu com a morte de Pinochet.

negócios e pessoas

A tirania das gasolineiras
O mercado parece não funcionar neste sector vital para a vida dos portugueses. Numa altura em que o preço do petróleo tem vindo a baixar consecutivamente, as gasolineiras teimam em não descer o preço dos combustíveis. Queixam-se dos impostos. Parece não haver dúvidas que existe uma atitude concertada no sector de manter os preços elevados, prejudicando o consumidor. O Secretário de Estado da Defesa do Consumidor veio hoje a público alertar para este facto, e requereu à Autoridade da Concorrência para investigar esta anomalia. Parece evidente o que se passa. As gasolineiras acertam entre si os preços. Quando o preço do petróleo aumenta, logo apanhamos com os aumentos. Quando o seu preço diminui, em todo o mundo, o preço dos combustíveis também diminui. Em Portugal não. A atitude do governo é acertada, e espera-se resultados. Não podemos continuar a ser roubados por estes senhores!!!



Como um amigo meu uma vez disse: " No Natal o que importa não são os bens materiais...a riqueza...ou o luxo....são as pessoas"!!!

Como se comprova...não posso deixar de concordar com ele...da minha parte, e do Nuno, um Feliz Natal e boas entradas.

P.S. Imagem gentilmente "surripiada" ao MSM.

política à portuguesa

CDS: Ainda existe?
O CDS está em vias de extinção. É um partido dilacerado pelas guerras internas, pelas questões pessoais, pelos desejos de vingança. Neste momento não pode ser considerado um partido, mas sim uma mistura de vários grupos. Na fotografia, todos ficam mal. Ribeiro e Castro é um líder fraco, sem capacidade de se impor na sociedade portuguesa. A bancada parlamentar, apesar de ter elementos de qualidade e com os quais me identifico, tem optado por uma política de guerrilha sistemática contra o líder. Num partido, estas guerras fratricidas são sempre muito prejudiciais, colocando em causa o seu futuro. Não sei se neste momento, Paulo Portas estará interessado em regressar à liderança deste CDS. Um partido com péssima imagem, sem liderança, sem bancada parlamentar, sem rumo. Um partido sem causas, sem ideias, sem estratégia. Será que Paulo Portas quer pegar num partido assim?

sociedade & vida

Tolerâncias de ponto
O governo, na sua atitude benevolente e simpática, decidiu dar tolerância de ponto no dia 26. Certamente, para as rabanadas serem melhor digeridas pelos "esforçados" trabalhadores da função pública. O resto do país, irá trabalhar, pois dia 26 não é feriado. O presidente da CM do Porto decidiu olhar para o calendário e verificou que não havia razão para haver tolerância de ponto para os funcionários da edilidade portuense. Provavelmente, esta decisão, corajosa e correcta, de Rui Rio irá levantar algum celeuma nos "suspeitos" do costume.

Quando em Outubro de 2004, numa situação bastante diferente, o governo decidiu dar tolerância de ponto no feriado de 5 de Outubro, a comunicação social, os líderes de opinião e a tralha do costume escandalizou-se. Agora, o mau da fita parece ser aquele que não tolera "feriados" não oficiais.

política à portuguesa

O regresso do que nunca partiu
Este poderia ser o nome de um livro sobre a vida política de Freitas do Amaral. Ao longo de mais de 30 anos, este político sempre se soube manter na vida política, ora utilizando o CDS, o PSD e mais recentemente o PS. Recentemente deu uma entrevista a não descurar uma possibilidade de regressar a um cargo político.
Em 1991 era do CDS, em 2002 apoiou Durão Barroso e em 2004 ingressou num governo socialista. Francisco Louçã já terá confidenciado aos seus próximos que veria com agrado o ingresso de Freitas no seu partido. Desta forma, Freitas conseguiria cometer a proeza de ter viajado da direita à extrema esquerda. Nada que o seu discurso actual não o indique. Admita-se, coerência é uma palavra que não existe no seu vocabulário.

mundo em movimento

A guerra civil
A Palestina está à beira de uma guerra civil. O Hamas, que ganhou as eleições democraticamente, mas que recusa a alinhar pelas regras da democracia, leva os palestinianos para os maus caminhos. A sua recusa em abandonar a luta armada, em reconhecer Israel e lutar por um verdadeiro processo de paz, alimenta o ódio e o rancor entre o seu povo. O Presidente Abbas, incapaz de colocar na ordem este governo terrorista, vai convocar novas eleições. Provavelmente não tem outro caminho senão o de devolver a decisão de quem deve governar ao povo. Neste caso, a culpa deve ser atribuída exclusivamente ao lado palestiniano, apesar das vozes da extrema esquerda.
Por muito que se queira berrar contra os sionistas e os americanos, o Hamas e os extremistas palestinianos são a maior ameaça ao moribundo processo de paz.

sociedade & vida

Boa noticia para o Ensino Superior
O Primeiro Ministro anunciou alterações no financiamento das Universidades. Segundo o PM, as Universidades vão ser financiadas mediante o seu desempenho. A captação de receitas próprias será um critério na atribuição de financiamento. Desta forma, o orçamento das universidades será premiado em função da boa gestão. O sistema que vigora premeia aqueles que não conseguem gerir bem os fundos e pune quem capta receitas. Até ao momento, as Universidades que gerassem receitas próprias viam o seu orçamento vindo do estado diminuído, acontecendo o inverso naquelas que não conseguíssem captar receitas. Com esta medida a boa gestão será premiada. Um bom sinal, portanto, do Governo.

sociedade & vida

Ser Gay é ser pacifico

Quando um jurista elabora um parecer sobre algo é porque tem qualquer coisa a de relevante a acrescentar a um determinado tema. Soube hoje que o Sr. Juiz Pedro Albergaria, juntamente com outros magistrados, elaboraram um parecer onde defendem que não poderá existir violência doméstica entre casais homossexuais. Acrescenta ainda que “o legislador deve legislar sobre o que geralmente acontece e não sobre o que pode acontecer”, ou seja, entre homossexuais é impensável que surjam situações de violência doméstica.
Isto só revela o que suspeitava, alguns magistrados vivem num mundo fechado, sem contacto com o exterior e a realidade. Por isso, as mais das vezes, somos surpreendidos com decisões que só servem o mundo do magistrado, mas não o mundo onde vivemos.

política à portuguesa

Mais greves…

Esta reclamação por parte dos “sindicalistas policiais” é absurda….ou quase. Se por um lado considero estar completamente fora de questão atribuir o direito à greve à actividade policial, pelo outro entendo que as forças policiais, nomeadamente a PSP, têm sido “utilizadas” pelo Governo nesta sua cruzada contra os privilegiados, ou seja, a função pública.
É ponto assente: A PSP deve ter privilégios especiais….mas também deveres especiais.

política à portuguesa

MIC

O Movimento que Manuel Alegre criou, decidiu que ia realizar um “referendo interno” para tomar posição sobre o Aborto.
É curioso assistir aos estratagemas que os políticos criam para não desaparecer do “mapa”. Ao olhar para o MIC, lembro-me sempre da “Nova Democracia” de Manuel Monteiro…no fundo duas instituições inúteis e que só servem quem os criou.

sociedade & vida

A lição de Vasco Pulido Valente
O artigo de hoje de VPV (sem link) no Público é um excelente exercício sobre o povo português. A verdade é que a corrupção do futebol é apenas uma ínfima parte do que atinge Portugal. Devemos estar preocupados com o que se passa no futebol, mas muito mais grave é o que se passa nas autarquias e no poder político. Os crimes no futebol não se comparam aos praticados no resto da sociedade portuguesa. Somos um país maldito, atacado em todas as frentes pelos que usurpam os bens públicos, e isso preocupa-me bem mais do que os campeonatos ou os jogos ganhos nos bastidores. Em relação ao processo apito dourado fico mais sensibilizado pelos roubos efectuados na Câmara Municipal de Gondomar do que as "frutas" e "chocolatinhos" oferecidos aos árbitros.

sociedade & vida

A Procuradora
A nomeação de Maria José Morgado para a investigação do caso "Apito Dourado" merece dois apontamentos. Em primeiro lugar é um óptimo sinal dado pelo Procurador Pinto Monteiro, dando ênfase e destaque a esta investigação, que parecia caminhar para o abismo. Em segundo lugar, é um péssimo sinal dado pelo mesmo, pois apenas acontece depois da publicação do romance de cordel de Carolina Salgado. Será que era preciso sair um livro de uma senhora de reputação duvidosa para investigar a sério o que se passa no futebol?

mundo em movimento

Respeito
Morreu Loyola de Palacio. Uma das mulheres mais brilhantes da actual geração de políticos da vizinha Espanha. Paz à sua alma!!!

mundo em movimento

A morte de Pinochet
A morte de um ditador ou ex ditador não me causa pena nenhuma. Alguma direita lembra o sucesso económico do regime de Pinochet, ataca Allende pelos "crimes" contra a liberdade no Chile e parece querer passar uma esponja sobre os crimes horríveis do regime de Pinochet. No fundo, esta direita, faz o mesmo que a esquerda. Os ditadores são todos maus, menos alguns. Pinochet foi um ditador brutal, responsável por alguns milhares de mortes. Se aplicou as teorias liberais da escola de Chicago na economia, apenas o transforma num ditador que soube trazer o progresso económico ao seu povo. Hitler, na fase inicial também o consegui. Mas não apaga da memória o mal que fez ao seu povo. No fundo, foi apenas mais um ditador. Ponto Final.

Claro que a maior parte da esquerda que profere discursos entusiasmados contra Pinochet, mas esquece-se de fazer o mesmo sobre alguns ditadores de esquerda, como o caso de Fidel Castro.

A comunicação social tratou Pinochet como ele deveria ser tratado, mas espera-se o mesmo tratamento a outros ditadores. O que infelizmente não acontece, como no caso de Fidel Castro. Também a sua ditadura foi responsável por milhares de mortes, desaparecidos e exilados. No entanto, continua a ter a benevolência destes senhores. A coerência e a verticalidade é sempre um estado dificil de atingir. Os jornalistas militantes nunca o conseguirão fazer. Por muito que tentem.

mundo em movimento

Os neo nazis
O Irão, que é um país que gera muitas simpatias em alguns círculos internacionais, tem-se revelado como um antro para os novos neonazis do século XXI. Com um ódio declarado aos judeus, tudo têm feito para afrontar este povo e Israel. Uma análise coerente ao discurso do Presidente Mahmoud Ahmadinejad facilmente concluí que é muito semelhante à retórica utilizada pelo Partido Nazi na Alemanha.
Neste momento, organizam uma conferência revisionista do Holocausto Nazi, negando-o e revendo a história. Numa mundo livre e democrático, tudo pode e deve ser discutido. Mas tentar negar o que foi um dos maiores crimes da humanidade, é demais. O anti semitismo está bem vivo no mundo, e estas teorias começam a conspurcar novamente o ocidente. Faltará pouco para vermos nas televisões ocidentais destacados membros políticos a apoiar estas teorias. Elas não são novas, mas ganham cada vez mais adeptos.

Será que Soares, que ficou muito contente com a vitória de Chavez, amigo de Ahmadinejad, também concorda com esta teoria histórica revisionista?

ADENDA
Nem por acaso, Arbeit Macht Frei, 31 da Armada

sociedade & vida

O crime compensa

O crime em Portugal compensa, dá dinheiro, dá fama e dá crédito nesta sociedade em decomposição. Futebol? É apenas a ponta do icebergue da corrupção em Portugal. Num país desenvolvido, os envolvidos nunca mais teriam hipótese de aparecerem publicamente. Se não fosse a justiça a puni-los, seria a sociedade. Mas vivemos em Portugal, onde uma boa parte dos dinheiros públicos vai parar às mãos dos corruptos. E as pessoas sentem-se bem com esta situação. Gostam de os eleger e votar neles, de os aplaudir nos estádio de futebol!!! Quem vive assim, não merece melhor!
As pessoas gostam muito de criticar os Estados Unidos, mas na luta contra a corrupção estamos muito longe. Relembro os recentes escândalos que atingiram alguns congressistas americanos. Todos os que foram acusados, mesmo sem julgamentos nem processos judiciais finalizados, foram afastados das eleições. Em Portugal, será que António Preto, Fátima Felgueiras, Major Valentim Loureiro, Isaltino Morais, entre outros, afastaram-se da política? Claro que não, continuaram e foram reeleitos pelo povo. Repito, em países desenvolvidos, estes políticos não teriam a mínima hipótese de prosseguírem a sua carreira política.

sociedade & vida

A vida dificil de uma ex-mulher da vida
Carolina Salgado sempre foi uma sortuda. Repescada directamente dos bares de carácter duvidoso da noite portuense, aplicou o velho golpe a um velhinho. Directamente dos varões e dos quartos de motéis portuenses, passou para as capas de revista, para os camarotes dos estádios e para a elite portuense. Aproveitando-se de um homem de idade, que parecia ter falta de carinho e amor, subiu rapidamente na sociedade portuguesa. Conheceu os podres de um mundo que todos sabem que existe, mas que ninguém quer descobrir. Esteve, segundo palavras dela, envolvida em crimes inacreditáveis, que fazem lembrar as velhas tácticas sicilianas. Quando o velhinho se fartou desta ex prostituta, mandou-a dar uma volta, com uns tabefes pelo meio. Esta, virgem ofendida, decidiu vingar-se. E o país parou, como se nunca tivesse ouvido falar em nada do que ela conta. Os governantes, exaltados, prometem investigações até ao fim. Os políticos da oposição berram por justiça e clamam pela punição dos culpados. Os jornais sérios e credíveis dão lugar de destaque a este obra prima da literatura, "Eu, Carolina". O que vai acontecer? Nada, como nada acontece neste país aos prevaricadores.


sociedade & vida

Argumento para filme de Scorcese

Apito Dourado: Juízes espiados por detectives privados
Os magistrados do processo «Apito Dourado» foram submetidos durante meses em 2004 e 2005, à vigilância de detectives privados, visando a sua vida privada e familiar, incluindo a orientação sexual, informa hoje o Correio da Manhã.
Ao que o jornal apurou, Carlos Teixeira, procurador titular do «Apito Dourado», foi o mais visado, chegando a ser perseguido durante a noite à saída do Tribunal de Gondomar.
As vigilâncias, refere o CM, incluíram dirigentes e inspectores da PJ, além de funcionários judiciais, para tentar condicionar e obstruir a acção dos profissionais da Justiça.

in, Diário Digital

mundo em movimento

Os famosos Voos da CIA
Andam para aí uns senhores a visitar vários países, com dinheiros públicos, para descobrirem se os "Serviços Secretos" americanos andaram a transportar presos, com escalas nos países da UE. Este assunto é puro folclore político de alguns iluminados. Se os suspeitos andassem em aviões da TAP é que ficaria preocupado ou andassem à solta por Portugal.
Estes senhores pensam que o trabalho dos serviços secretos deve estar explícito na praça pública. Ainda esta semana, na SIC Noticias, no programa Expresso da Meia-noite, estavam 4 pessoas, entre jornalistas e a inesgotável Ana Gomes a discutir este assunto como se fosse de importância vital para as nossas vidas.
Bem tem estado o governo português e o Ministro Luís Amado na resposta que tem dado a esta comissão. Há coisas importantes a fazer na luta contra o terrorismo, e descobrir se a CIA usou aeroportos portugueses para transportar suspeitos de terrorismo não é uma delas.

política à portuguesa

O grande Major...
Esta semana veio a público mais uma investigação que a PJ está a efectuar relativamente a um negócio do major Valentim Loureiro. Alegadamente envolve a familia Loureiro, Laureano Gonçalves, Oliveira Marques e claro, o sr. José Luis Oliveira. Esta é uma história antiga, que foi revelada publicamente na campanha autárquica pelo candidato do PS, Manuel Martins. E que toda a gente sabe que é verdade. E toda a gente sabe que há outras histórias idênticas em Gondomar. Mas também sabemos que estes senhores nunca serão punidos pela justiça. Em Portugal, pode-se roubar à vontade.
Os "estúpidos" eleitores de Gondomar gostam desta gente. Gostam que lhes roubem. Gostam que sejam os corruptos a governarem os seus destinos.
Se isto fosse só em Gondomar, não seria grave.

mundo em movimento

A afirmação de Annan
Kofi Annan afirmou que o Iraque estava melhor antes da guerra do que actualmente. As coisas no terreno estão de facto más para as populações, mas recorde-se de quem é a culpa. A Al-Qaeda é responsável pela maior parte da violência, bem como as restantes forças de Sadam Hussein.
Sobre este item, via Revista Atlântico, o Conselheiro Nacional do Governo do Iraque Mouwaffaq al-Rubaie afirmou que:
"Será que Kofi Annan não diferencia entre os assassínios em massa de iraquianos por parte da segurança e serviços secretos de Saddam Hussein e o presente assassínio indiscriminado de civis, civis iraquianos, por terroristas da Al-Qaeda no Iraque?"
Mas a ONU também está pior agora do que antes de Annan. Hoje em dia, ninguém no mundo parece respeitar a ONU. O programa "oil for food" foi um desastre, a situação económica da ONU é péssima, estamos a viver um genocídio no Darfur e a ONU nada faz, o Irão está prestes a armar-se com a bomba nuclear e a tão aguardada reforma da ONU está guardada na gaveta. O massacre na Bósnia foi durante o seu mandato, as guerras da Tchechénia também o foram e a ONU nunca se pronunciou sobre esta mortandade. O mundo é hoje mais perigoso do que em 1996, e se os responsáveis são muitos, não podemos considerar que a ONU tenha desenvolvido um papel positivo na resolução dos conflitos. Muito pela inaptidão de Annan, que para manter-se no cargo, andou escondido estes anos todos. Agora vamos ver o verdadeiro Annan, aquele que fala sem medo. Infelizmente, nunca o fez enquanto Secretário Geral da ONU. Mas também devia falar do papel da China no mundo, dos terroristas muçulmanos, da crise em África, na ex. União Soviética, no Médio Oriente. E também explicar porque não fez mais!!!

sociedade & vida

Quando a inspiração falha….

Miguel Sousa Tavares, pessoa por quem nutro alguma simpatia, teve um momento infeliz esta semana. Surgiu no Expresso, numa coluna de opinião, a criticar o anúncio da TVCabo, onde um chefe de família vê o filho, a Esposa e a mulher da limpeza a abandonarem-no pelo facto de este não ter a Tv cabo.
Sousa Tavares devi estar mesmo sequinho de ideias….para se debruçar sobre este tema. Sobretudo porque até acho piada ao anúncio.

artes & espectáculos

O regresso de Bond

James Bond regressa em grande estilo em Casino Royale. Este ultimo filme, o primeiro da Daniel Craig, é um regresso ao passado, sem grandes efeitos especiais, com uma história de fundo, onde assistimos ao longo da mais de duas horas a um grande filme de espionagem, de suspense e de romance. Para os fãs da saga, este era o Bond desejado. Está certo que não há o Q, não temos os gadjets a que estamos habituados, o Bond bebe outras bebidas que não o famoso Vodka Martini, ele apaixona-se e até se chega a demitir de 007. Mas não deixa de ser um grande Bond.

mundo em movimento

Novidades?
Hugo Chavez lá ganhou as eleições. Num país onde o aparelho de estado controla a riqueza das pessoas e a distribui mediante os interesses de quem governa, este resultado é normal. Os 61% de Chavez colocam a Venezuela no caminho da ditadura, onde o seu líder não se cansa de elogiar e apoiar o ditador Fidel, que governa Cuba há quase 50 anos. Salazar governou 38. Alguns dos nossos "democratas" gostam destes líderes, que se agarram ao poder em nome de um ideal. Chavez defendeu que esta vitória representa a "ampliação e a expansão da revolução boliviana, da democracia revolucionária, na via venezuelana para o socialismo". O que será uma democracia revolucionária? Será uma democracia em que mandam sempre os mesmos? Onde não existe alternância de poder?

era digital

Patéticos
O sindicato dos jornalistas emitiu um comunicado a criticar a posição da Rádio Renascença, que ontem se declarou pelo não no referendo ao aborto. O mesmo sindicato que é presidido por um militante do PCP, que tem estas maravilhas da isenção jornalística, como Anabela Fino nos seus órgãos directivos, critica uma posição honesta e integra de um meio de comunicação social. Aqui no burgo lusitano, estamos habituados a observar os jornalistas a fazer política, a defender as suas causas e a cometer os mais disparatados erros da independência jornalística. Quando uma rádio decide ser honesta com os seus ouvintes e declarar-se de um lado da barricada, estes paladinos da verdade saem da toca para atacar. É evidente que a emissora CATÓLICA nacional seria pelo não neste referendo. Não o assumir seria enganar as pessoas.
Por outro lado, gostaria de saber se houvesse um órgão de comunicação social a defender o sim no referendo, na sua total legitimidade, se este sindicato ridículo tomaria a mesma posição?

mundo em movimento

Nova estrela em ascensão
Barack Obama tem vindo a movimentar-se nos Estados Unidos, visitando alguns dos estados mais importantes para as eleições primárias, casos do Iowa e New Hampshire. E começa a ser visto como um potencial candidato presidencial em 2008. O New York Post, um jornal de Rupert Murdoch, publica hoje uma noticia em que se defende que Hillary Clinton poderá não se candidatar se Obama avançar. Será puro veneno? Ou uma prova que Obama começa a ter hipóteses de ser o primeiro candidato negro a Presidente?
Estas proximas eleições prometem ser mesmo muito interessantes!!!



Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health