Virtualidades


trivialidades

Bom fim de semana

Natalie Portman


mundo em movimento

A propaganda Iraniana
A divulgação de uma suposta carta da militar britânica detida no Irão demonstra bem o carácter do regime dos Ayatollahs. Frases como "sacrificada devido às políticas intervencionistas", "pedir ao nosso Governo para mudar o comportamento opressivo" parecem sair directamente da cartilha terrorista. Claro está que, frases destas, também poderiam ser ditas pelos "pacifistas" que abundam pelo ocidente. Só que a militar inglesa, que estava no Médio Oriente porque quis (os soldados são voluntários) e não teria dito isto de livre vontade. A propaganda iraniana está a levar longe de mais este assunto. Será que querem dar motivos para uma intervenção?

política à portuguesa

O caso Odete Santos
A deputada do PCP, Odete Santos, teve uma prestação miserável no programa "Os Grandes Portugueses". Nada que tenha surpreendido quem já a viu na televisão a defender a veracidade da teoria da conspiração "Loose Change" ou a defender o regime totalitário da União Soviética. Odete Santos pode ser uma advogada brilhante, uma actriz reputada ou uma pessoa de inegável valor. Mas, em termos políticos, sempre teve prestações que "tocaram" o ridículo, o fanatismo e demonstrando sempre uma fé inabalável no regime comunista.

No referido programa, Odete esteve igual a si mesma: "arruaceira", "arrogante" e "cómica". Claro está que alguns blogs de direita se divertiram à sua custa. Ao que parece, no meio do alvoroço, terá mostrado, acidentalmente, parte da sua roupa interior (felizmente que não vi essa cena). Esta situação seria sempre motivo para piadas. Mas Pacheco Pereira, paladino da moral e da virtude, lançou um duro ataque a uma certa direita, sem contudo a nomear.

O tratamento cruel, mesquinho, machista que alguns blogues, tidos como sendo de "direita", dão a Odete Santos deve envergonhar qualquer pessoa bem formada, independentemente de se concordar ou não com as suas ideias.

E criticar sem nomear é coisa que JPP faz muitas vezes. Quando o lançamento do 31 de Armada ou da Revista Atlântico, também teve a oportunidade de criticar uma certa direita dos interesses obscuros, mas sem nunca referir quem era o alvo. Será que apenas gosta de lançar uns "bitaites"? Não seria mais honesto nomear o alvo das suas criticas? Ou será que ele reconhece importância a esta nova direita que surge, mas não lhes quer dar visibilidade? Com esta atitude, só está a reconhecer a importância destes blogues de direita, que têm liderado, indiscutivelmente, o debate ideológico na direita portugesa. A vitalidade e a qualidade da revista Atlântico é uma prova disso.

mundo em movimento

Vladimir Putin
O enigmático presidente da Rússia terá recusado uma alteração à constituição para poder concorrer a um terceiro mandato. Depois de 8 anos no poder, onde instaurou a confiança na economia russa, mas atacado de forma inaceitável as liberdades democráticas, demonstra que está pronto para abandonar o poder. Sabemos que o futuro da Rússia será escolhido por Putin, mas não será protagonizado por ele.
Será que depois do desenvolvimento económico, teremos finalmente uma democracia?

política à portuguesa

O regresso da Extrema DireitaO PNR, motivado pela vitória do seu "Salazar", lá juntou uns trocos e lançou uma campanha contra a emigração, recorrendo a outdoors. As reacções não se fizeram esperar. A extrema esquerda, acompanhada pelo governo, não atacaram as verdadeiras motivações ideológicas destes fanáticos, e clamam pela ilegalidade desta campanha. Ora, vivemos numa democracia, e como tal, é legitimo que estes "animais" defendam as suas ideias. Criticar a génese das ideias racistas deste grupo de indivíduos deve ser a prioridade e não discutir se eles têm ou não direito a fazê-lo. Ao tentar limitar a liberdade dos outros, só estamos a dar força às suas ideias. Mas a esquerda não percebe isto, e por isso, é que Salazar e Cunhal ficaram nos lugares cimeiros dos "Pequenos Portugueses"

Foto retirada do 31 da Armada

política à portuguesa

mundo em movimento

Como vão as coisas...

No Partido Republicano, existe um dado novo na corrida à nomeação presidencial. Fred Thompson, ex Senador e actor na série "Law and Order", poderá anunciar brevemente a sua candidatura. Os actuais três candidatos principais não conseguem motivar a ala mais conservadora do GOP, e há muito que clamavam por um candidato conservador. Fred Thompson poderá ser esse almejado candidato. Nas duas recentes sondagens em que apareceu, surge com 9 e 12%, ultrapassando Mitt Romney e fazendo descer ligeiramente Giuliani e Mccain.

No Partido Democrata, a Senadora Hillary Clinton continua em queda, acompanhada esta semana por Barack Obama, que também desce ligeiramente. John Edwards sobe ligeiramente, depois do anúncio que a sua mulher, Elisabeth Edwards, teria cancro novamente. Al Gore, que já anunciou que não tem intenções de concorrer, continua a aparecer nestas sondagens.

Etiquetas:

mundo em movimento

Jogo perigoso
O Irão está a arriscar no caso dos 15 militares britânicos. Tony Blair já provou que não se atemoriza com estes radicais, e tudo fará para fazer regressar a casa os soldados sequestrados pelo regime iraniano. Até ao momento, o Reino Unido apenas suspendeu os contactos bilaterais com Teerão. Mas espero que Mahmoud Ahmadinejad não queira reviver os tempos de juventude, quando participou activamente no sequestro dos norte-americanos em 1979.

política à portuguesa

A disputa pelo poder no CDS V
Finalmente Maria José Nogueira Pinto abandonou o CDS, e consequentemente a Câmara Municipal de Lisboa. A mulher que queria ser líder deixa o partido. Será que vai fazer falta ao CDS?

era digital

Um retrato social
Começa hoje na RTP1 uma serie de sete documentários, da autoria do sociólogo António Barreto, sobre a evolução da sociedade portuguesa nas últimas décadas. Confesso que estou curioso para conhecer o que Barreto nos vai presentear, não fosse ele uma das pessoas de esquerda que mais admiro em Portugal.

política à portuguesa

Ainda os grandes portugueses...
Há uma certa direita que mantém os tiques autoritários do Estado Novo, fazendo o mesmo que a esquerda: defende um dos "seus" ditadores. A direita critica, e bem, a defesa intransigente que a esquerda faz dos seus ditadores, nomeadamente Fidel Castro. Mas quando se fala de Salazar, existe sempre um "mas" na argumentação. A análise histórica ao regime do Estado Novo ainda não está completa, e certamente, Salazar não terá sido o sanguinário e totalitário que alguns apregoam. Mas não foi nenhum santo, nem foi alguém que contribuiu positivamente para o bem de Portugal, muito pelo contrário. Foi um ditador que nos atrasou irremediavelmente. Por isso, não entendo que alguém que se diz liberal e pertencendo a uma direita moderna, relativize o papel de Salazar na história portuguesa. Como não entendo quem defende Fidel Castro. Haja coerência !!!

política à portuguesa

A mesma moeda
O concurso os "Grandes Portugueses" elegeu Salazar como o maior de sempre e Cunhal como o segundo melhor. Ressalvando o facto de ser apenas um concurso, este resultado diz algo da mentalidade portuguesa. Os mais de 200 mil votos que o concurso obteve dá uma enorme demonstração da menoridade intelectual de uma certa camada da população portuguesa. Ao eleger um didator e um candidato a ditador, demonstram o seu repúdio pela democracia, mas também pelos políticos da actual República. A democracia melhorou substancialmente o nosso modo de vida, mas não conseguiu aproximar-nos do nível de vida dos países desenvolvidos. Somos eternamente um país adiado, mesquinho e inculto, vivendo das glórias do futebol e esquecendo sempre o tão almejado desenvolvimento. Não admira, portanto, que votem nestas duas tristes figuras. Para mim, estes seriam dois dos piores portugueses do século XX. Um representando o conservadorismo bacoco, a ditadura terceiro mundista colonialista, o outro, representante de um dos totalitarismos mais sanguinários do século XX e que nos tentou impor a sua "democracia popular".
Mas há quem goste desta gente. Triste sina a deles...

política à portuguesa

Salazar….

A vitória de Salazar no programa “Grandes Portugueses” veio tornar claro algo que muitos de nós já sabíamos:
A intolerância e o desrespeito da maioria dos militantes Comunistas e Bloquistas. A ideia de democracia destes radicais/ditadores de esquerda é suis generis. Democracia é somente aquilo que eles defendem, todas as outras ideias devem ser banidas.
O descontentamento por parte de uma percentagem, cada vez mais crescente, de pessoas com os políticos e as políticas actuais. É confrangedor ter a noção que não apoio um Governo, mas apoio ainda menos a oposição.
Por tudo isso os Portugueses que votaram neste programa, e foram muitos, quiseram demonstrar que é preciso uma geração de políticos íntegrose e que tenham, pelo menos, uma ideia para o país.

mundo em movimento

A candidatura de Al Gore
Muito se tem especulado nos Estados Unidos sobre a possível entrada em cena de Al Gore na corrida pela nomeação democrata. O ex vice presidente, derrotado por George W. Bush em 2000, tem recebido bastante apoio e incentivo para se candidatar. O mais recente apoio foi Madonna, que se mostrou pronta para dar o seu aval a esta candidatura. Gore, elevado a estatuto de estrela de Hollywood, tem colocado de parte esta possibilidade. E faz muito bem!!!

Entretanto, nas sondagens, Rudy Giuliani consolida a sua vantagem sobre John Mccain, e Barack Obama recupera frente a Hillary Clinton. Os especialistas prevêem que Obama esteja na frente de Hillary no Verão. Em relação ao Partido Republicano, especula-se que vá entrar em cena um candidato da ala conservadora, sendo os nomes mais falados, o ex Speaker Newt Gingrich e o ex Senador Fred Thompson.
Em breve voltarei a este tema para fazer uma análise global a esta primeira fase da pré campanha.

Etiquetas:

política à portuguesa

A disputa pelo poder no CDS V
O sinal que faltava. Paulo Portas parece disponível para ir a congresso disputar a liderança. Depois de uma entrada estratégica errada, Portas está disposto a corrigir o tiro de partida. Uma boa noticia, depois da disponibilidade manifestada ontem por Ribeiro e Castro.

Etiquetas: ,

era digital

O controlo da informação
Num país civilizado, a noticia do Publico de ontem teria gerado uma onda de reacções. Em todos os meios de comunicação social haveria noticias e teríamos destaques nas televisões. Porque foi um jornal de referência que investigou a matéria e as dúvidas levantadas sobre a licenciatura do PM são legitimas, certamente haveria um grande celeuma. Mais, se o Primeiro Ministro se chamasse Dr. Santana Lopes (sobre este não há dúvidas que terminou o curso de forma correcta), já haveria por aí muita gente a pedir a sua demissão. Mas como o caso é sobre este PM, moderno, urbano, trabalhador, honesto e competente, ninguém se dá ao trabalho de levar este caso a sério. As televisões, pelo que vi, nem sequer fizeram eco da noticia. Os outros jornais, passaram ao lado. Um país que não se interessa por um caso destes não merece ter melhores governantes. A comunicação social é subserviente deste poder político. É pena!!!

Etiquetas: , ,

trivialidades

Dúvida pertinente...
Se o nosso inefável Primeiro Ministro não é Engenheiro, mas sim Licenciado em Engenharia Civil, conforme diz no currículo publicado na página de Governo, como lhe devemos chamar agora? Licenciado José Sócrates? Ou, a confirmar-se a noticia do Público, apenas bacharel José Sócrates?

política à portuguesa

A disputa pelo poder no CDS IV
Depois da tempestade, a bonança. Hoje, a direcção do CDS anunciou uma proposta que pode por termo à questão da eleição do próximo presidente do CDS. Ribeiro e Castro dá o primeiro passo rumo à pacificação que o partido precisa. Depois de ontem, António Lobo Xavier ter avançado com uma proposta racional, no programa Quadratura do Círculo*, hoje é a vez da direcção avançar com uma tentativa de acalmia para o partido. Espero que Paulo Porta tenha uma atitude em consonância.

*Eu respeito imenso o Dr. Pacheco Pereira e concordo com muitas das suas posições públicas.
Dito isto: já toda a gente conhece o ódio visceral de Pacheco Pereira a Paulo Portas. Mas não deixa de ser estranho uma pessoa que foi maoísta, de um clube de esquerda liberal e é filiado no PSD, acusar Paulo Portas de incoerência ideológica. As pessoas evoluem e mudam. A Pacheco Pereira isso é permitido. A Paulo Portas não.

sociedade & vida

Juíza alemã cita Corão para rejeitar divórcio de mulher
Esta noticia é verdadeiramente vergonhosa. Ao que parece, a senhora juíza invocou o Corão para não dar o divórcio a mulher de origem marroquina. Por enquanto, atitudes destas ainda são repudiadas, da esquerda à direita. Provavelmente esta juíza terá arruinado a sua carreira. Mas com o aprofundamento do politicamente correcto na Europa, poderemos assistir a mais atitudes destas. E é preciso não recuar perante a liberdade e o estado de direito nas nossas democracias.

política à portuguesa

A OTA, outra vez


A construção do Aeroporto da OTA voltou a estar na ordem do dia. Após milhões de euros gastos em estudos, a controvérsia mantém-se. Em 2005, uma série de blogs levantou esta questão. Em 2007, ainda não temos uma resposta. O governo, empenhado cegamente na sua construção, ainda não conseguiu justificar a sua opção. Temo que estejamos perante um embuste que irá prejudicar gravemente os interesses do país. Mais uma vez.

trivialidades

Graçolas...
Não deixa de ser sintomático. Num país em que as pessoas se divertem a criticar a inteligência do Presidente George W. Bush, formado na Universidade de Yale, existe um Primeiro Ministro licenciado na Universidade Independente.

política à portuguesa

O desmentido
O Primeiro Ministro reagiu como virgem ofendida. A nota que o PM enviou ao Público desmente categoricamente o teor da noticia de hoje.

"Não posso, porém, deixar de me indignar com mais uma campanha de insinuações, suspeitas e boatos que me pretende atingir na minha honra e consideração..."

Não sei quem tem razão, se o Público ou o Primeiro Ministro. Para o bem do país, espero que o PM esteja a ser alvo de uma calúnia.

política à portuguesa

Terá José Sócrates falsificado o curso?
A noticia do Público é demasiado vergonhosa para passar incólume. Ao divulgar que existem dúvidas sobre o dossier do Primeiro Ministro na Universidade Independente, o Público coloca desta forma a sua credibilidade no tabuleiro. Noticiar que o Primeiro Ministro actual poderá ter falsificado de alguma forma o seu grau de licenciado é demasiado grave. Espera-se que aconteça duas coisas: ou o Público prova que José Sócrates, através de processos menos claros, terminou a licenciatura na Universidade Independente, e o PM estará ferido de morte, ou então, o Público irá sofrer danos irreparáveis na sua credibilidade.
De qualquer forma, não será novidade para ninguém que muitos políticos, sem tempo para estudar, façam estas artimanhas. Veja-se o caso do "Dr." Armando Vara, amigo pessoal do PM.

mundo em movimento

Socialismo no século XXI
Os constantes atropelos aos direitos humanos no Zimbabwe continuam a passar ao lado do mundo. Enquanto a extrema-esquerda está entretida com a critica à guerra no Iraque, Robert Mugabe continua a governar com a mão de ferroe a oprimir a oposição. Tony Blair apelou hoje ao alargamento das sanções ao regime de Mugabe. Como os Estados Unidos não estão envolvidos nesta trapalhada, não se fazem debates, concertos de solidariedade ou manifestos. Mas esta, é sem dúvida, uma boa causa para mostrar indignação.

vida & sociedade

Prioridades…

Anda aí pela comunicação social muita preocupação com alguns campistas que tem as suas tendas montadas em cima do oceano Atlântico.
A questão não é nova. Os oceanos nunca tiveram fronteiras definidas. É sabido que as linhas marítimas sempre se alteraram com o decorrer dos anos, dos séculos.
As pessoas, ou melhor, algumas pessoas, gostam de construir perto do mar…só não o fazendo em cima de água porque ainda não é seguro!!! Agora pergunto: que culpa tem o desgraçado de Mirandela que alguns tipos queiram manter as tendas a 20 metros da água? Mais, que culpa tem o desgraçado que mora na Avenida dos Aliados ou na Avenida da Liberdade na situação que se vive na Caparica?
Absolutamente nenhuma…tratem é de tirar as tendas da praia!!!

vida & sociedade

Clubismo…Cegueira…burrice…

È impressionante ver o nível dos comentadores de futebol em Portugal. Só dizem asneiras…Se há lances onde existem dúvidas, outros há que são tão evidentes que só um mentecapto consegue meter água…e os nossos comentadores desportivos fazem-no!
É por isso com grande tristeza que recebo a notícia do despedimento de Gabriel Alves pela RTP, essa figura impar do comentarismo desportivo…esse autêntico poeta televisivo. Tomara a muitos destes nabos chegarem aos calcanhares dele…

mundo em movimento

Os pacifistas do costume
Andam milhares de pessoas nas ruas a protestar contra a guerra no Iraque.
Em Portugal, na sexta feira, meia dúzia de músicos da extrema esquerda vão reunir-se para cantar pelo povo do Iraque. Apesar da esmagadora maioria dos mortos no Iraque serem provocados por acção de terroristas e apoiantes de Sadam Hussein, mas isso não lhes interessa nada.
Gostava que, em Portugal, se fizessem manifestações por outras desgraças que acontecem no mundo.

Temas possíveis de manifestações:
- A ditadura de Robert Mugabe no Zimbabwe;
- A crise humanitária no Sudão;
- A violação sistemática dos direitos das mulheres no mundo muçulmano;
- A emergência de uma ditadura na Venezuela;
- A ditadura de Fídel Castro, que governa um país desde 1959;
- A violação dos direitos humanos na China;
- A governação corrupta de Angola por parte de José Eduardo dos Santos


Haverá, infelizmente, muitos outros motivos para manifestações, jantares, comícios, encontros, manifestos, artigos de opinião, etc. Isto, claro, se as suas motivações não estiverem apenas carregadas pelo anti-americanismo militante.

política à portuguesa

A disputa pelo poder no PSD
Neste fim de semana, dois putativos candidatos a líder, fizeram declarações sobre a liderança do PSD. Pedro Santana Lopes e Luís Filipe Menezes saíram a terreiro, manifestando vontade de se candidatarem contra Marques Mendes. Marcelo Rebelo de Sousa tem toda a razão quando diz que Marques Mendes tem motivos para estar descansado enquanto as alternativas forem estas. São dois políticos que não terão a mínima hipótese de vencer umas eleições no PSD.
Santana Lopes, em tempos a grande esperança de uma boa parte do PSD (incluindo eu próprio), descapitalizou toda essa confiança no curto período de tempo em que foi líder e Primeiro Ministro. Neste momento pouco representará no PSD.
Luís Filipe Menezes tem sido o opositor de serviço de Marques Mendes, aglutinando à sua volta os descontentes de Marques Mendes, Santanistas, e alguns bastiões de fieis. Mas também não terá força para derrubar Marques Mendes, pelo simples facto de não ter credibilidade suficiente. Pessoalmente, simpatizo com LFM pelo trabalho desenvolvido em Gaia. Mas não lhe reconheço, como milhares de militantes, capacidade política para ser um bom candidato a Primeiro Ministro.

política à portuguesa

A disputa pelo poder no CDS III
O Conselho Nacional do CDS no passado fim de semana não é prestigiante para nenhuma das partes envolvidas. Esta não era a forma como Paulo Portas desejava regressar à liderança do CDS. Mas Ribeiro e Castro, sabendo que não tem a esmagadora maioria do partido com ele, joga tenta manter o poder através de subterfúgios mais ou menos claros. Ele sabe, melhor que ninguém, que num confronto directo com Paulo Portas perderá em toda a linha. Mas Portas errou ao colocar condições para se candidatar a líder. Ele devia saber que em congresso ou em directas ganharia na mesma. E não oferecer armas de arremesso ao seu adversário.
Maria Nogueira Pinto nunca esqueceu que poderia ter sido líder do CDS. Nunca perdoou a Paulo Portas pelo sua derrota no congresso de 1998. No fundo, ela gosta de protagonismo e de liderar, mesmo quando os militantes do seu partido não lhe reconhecem essa capacidade. Agora, ameaça sair do CDS caso Paulo Portas seja eleito líder. Espero que não venha parar o meu partido. De falsos moralistas já lá temos muitos...

artes & espectáculos

30 Seconds to Mars - The Kill

era digital

Um erro crasso
Ana Sá Lopes, que nos habituou às suas crónicas mordazes no DN, escreve hoje sobre a cimeira das Lajes, o mordomo Durão Barroso, o "palerma de serviço" Hans Blix, e os mentirosos Bush e Blair. Mas.....


Afinal foi Berlusconi e não Aznar que participou na Cimeira das Lajes? A uma pessoa que escreve num jornal de referência pede-se mais rigor histórico. Erros destes são tão lamentáveis e não admissíveis.

Etiquetas: , , ,

mundo em movimento

A democracia israelita
O exército de Israel anunciou ter aberto um inquérito sobre a possível utilização de escudos humanos durante uma operação militar. Prática corrente entre terroristas, a utilização de civis como meio de defesa é ilegal num estado de direito e democrático. Israel, ao anunciar esta investigação, mostra que a sua natureza intrínseca.

política à portuguesa

A disputa pelo poder no CDS II

Ribeiro e Castro defendeu hoje que a realização de directas só será possível daqui a seis meses. Através de subterfúgios algo ridículos para quem organizou umas eleições directas de consagração após ter sido eleito presidente, foge agora com medo ao sufrágio dos militantes. O Conselho de Jurisdição do CDS já se pronunciou, de forma unânime, sobre a legalidade da realização das directas e que podem ser aprovada em Conselho Nacional. O moribundo líder do CDS, que nunca conseguiu impor-se no partido, tenta agora, manter-se através das inerências. Um líder nunca deve ter medo do votos dos militantes.

vida & sociedade

Nem tudo é negro….

Sucedem-se os casos de estabelecimentos fechados pela ASAE na sequência de inspecções que detectam infracções às regras de segurança e higiene. É incrível a quantidade de violações a este nível….o que demonstra bem o estado do nosso país.
Por outro lado, é com satisfação que constato a operacionalidade da ASAE…onde estavam eles há uns anos? Assim se fará de Portugal um país melhor.

mundo em movimento

Um preso ilustre

Khalid Sheikh Mohammed terá confessado a autoria do 11 de Setembro. Preso em Guantanamo desde 2003, este assassino da Al-Qaeda finalmente admitiu a sua culpa nos atentados no 11 de Setembro e também noutros atentados falhados.

A situação dos presos em Guantanamo tem sido bastante criticada e com alguma razão. Passados 4 anos, só agora é que terá confessado? Será que não houve tempo para formular acusação e levar este e outros terroristas a julgamento? Urge clarificar esta situação, pois não se pode manter para o resto da vida os terroristas presos sem julgamento. E esta é claramente uma situação que os Estados Unidos não têm estado a actuar com eficácia devida.

política à portuguesa

A disputa pelo poder no CDS
Ribeiro e Castro, na sua luta inglória pela manutenção do poder no CDS, voltou a colocar a fotografia de Freitas do Amaral no Largo do Caldas, bem como a de Paulo Portas. A verdade é que sem grandes argumentos para se manter na liderança do CDS, Ribeiro e Castro tem conseguido a simpatia de uma boa parte dos "opinion makers" da nossa praça. Não pelas suas qualidades de líder, mas pelo ódio visceral que muitos têm por Paulo Portas. Apesar de ser evidente a percepção do erro de casting que é Ribeiro e Castro à frente do CDS, poucos o afirmam neste período. A crítica a Portas é preferível a uma análise correcta da situação política.

política à portuguesa

O Governo "controleiro"
O Partido Socialista pretende centralizar todas as polícias sob comando único. Os socialistas demonstram assim o seu possessivo desejo de controlar tudo e todos. A sociedade civil, sem ver o nenhum mal no que poderá vir aí com esta concentração de poderes, nada diz, nada faz e não se preocupa. Num país que apenas se comove com as causas nobres, como a Esmeralda ou Timor, os sucessivos governos têm cometido as maiores barbaridades e atropelos às liberdades dos cidadãos. Se esta reformulação for para a frente, o Primeiro Ministro (este ou qualquer outro) poderá controlar de uma forma inaceitável o rumo das investigações.

Ler o Bloguítica de Paulo Gorjão, onde temos toda a informação sobre este verdadeiro atentado à liberdade.

Excelente Post de Pedro Magalhães:

"...Na página 38, o Público divulga uma carta do Ministro da Administração Interna, António Costa, dirigida a Paulo Ferreira, subdirector do jornal, onde, depois de contestar as suas afirmações em editoriais dos dias 3 e 9, conclui da seguinte forma:

"Até lá sugiro, que, para a próxima, pense três vezes antes de me insultar novamente".

Uma pessoa, assim, até fica mais descansada. Tento imaginar Michael Chertoff, Secretário do Departamento de Homeland Security, a escrever uma carta como esta a Bill Keller, do New York Times ("Until then I suggest that, next time, you think three times before insulting me again") e não consigo. Já consigo imaginar Bill Keller a ser inspeccionado pelo IRS, escutado pelo FBI e vigiado pela CIA, mas a receber uma carta estilo "cabeçada à Cais do Sodré" é mais difícil. O que até pode ser um bom sinal: quem realmente tem poder não fala assim."

mundo em movimento

Socialismo do Século XXI

Zimbabwe: líder da oposição espancado na prisão

Robert Mugabe, lutador incessante dos povos oprimidos de África e do socialismo do século XXI, vem a Portugal este ano. Será que os "arruaceiros" do costume, habituados a manifestações contra o imperialismo, vão marcar alguma concentração para receber este senhor?

Mundo em movimento

A Espanha dividida
A luta contra o terrorismo sempre teve o consenso dos dois maiores partidos espanhóis. O PSOE de Gonzalez e o PP de Aznar sempre conseguíram ter uma política única na luta contra a besta terrorista basca. Relembre-se que quem acabou com a concórdia foi Zapatero e a sua política "cobarde" em relação à ETA. Ao negociar, abertamente, com a ETA, dando-lhe protagonismo político, acabou com o consenso na sociedade espanhola. Zapatero, Primeiro Ministro apenas devido ao atentado do fatídico dia 11 de Março, é daqueles que gosta de perceber e entender os motivos dos terroristas. Recua quando é ameaçado e o resultado está a vista. Milhões de espanhóis saem à rua para protestar contra a sua política. Recordo, a culpa é apenas de Zapatero. Mariano Rajoy apenas representa o profundo sentimento de Espanha contra esta política do PSOE.

política à portuguesa

O dilema de Santana

Santana Lopes avisou hoje que na direita portuguesa é inevitável que haja cisões. Santana acena com o perigo de uma divisão no PSD e no CDS por haver diferenças enormes no seio dos dois partidos. O que Santana diz não é novo, pois em tempos ameaçou com a criação de um novo partido. Santana sabe que tem pouco espaço para voltar à liderança no PSD. Mas também devia saber que o PSD sempre foi um partido com enormes diferenças ideológicas internas, albergando sociais democratas, liberais e conservadores. As diferentes sensibilidades políticas estão neste momento numa guerra surda no PSD. A capacidade de sobrevivência do partido na sociedade portuguesa sempre foi superior às diferentes guerrilhas internas que fizeram parta da sua história.

«Não gosto de fingimentos, não gosto que as pessoas estejam onde já não se sentem bem, vamos ver quem se sente pior»

Esta frase resume o pensamento do ex Primeiro Ministro. Haverá um combate pelo poder no PSD, e quem perder, deverá sair. A força de um grande partido está na sua diversidade de correntes. Um partido da área do poder tem de saber conviver com as diferenças. Os pequenos partidos é que têm uma ideologia única, um pensamento único e uma só corrente política. O PSD é um grande partido, e se não souber assimilar todos os grupos, então perderá essa grandeza. Santana Lopes parece estar a querer ceder às tentações para sair e criar um partido à sua imagem. Ele apenas que se lembre. Manuel Monteiro fez isso com o desastrado PND.

mundo em movimento

Socialismo do Século XXI

Zimbabué: Robert Mugabe será candidato presidencial em 2008

Zimbabué: Líder da oposição detido por desafiar Governo

Assim vai a vida de um país que poderia ter um desenvolvimento notável. Os ditadores continuam a sua senda destruídora. Depois a culpa é do Ocidente.

era digital

O jornalismo feito em Portugal

Os jornalistas portugueses não conseguem ser isentos nem dar a noticia tal como ela é. Nas notícias internacionais, a cobertura efectuada é completamente realizada sem qualquer sentido de imparcialidade.

Ontem Espanha assistiu a uma mega manifestação contra a política desastrada de Zapatero contra o terrorismo. Milhares de pessoas desfilaram pelas ruas de Espanha contra a cedência do PSOE em relação a um assassino da ETA. A cobertura jornalística portuguesa não fez a noticia que se esperava da manifestação, referindo os números, a forma como decorreram as manifestações e as posições do PP e do PSOE, por exemplo. Não cobriu de forma isenta e imparcial esta notícia. O que os portugueses puderam observar na maior parte dos órgãos de comunicação social foi somente a perspectiva do PSOE.

A cobertura de George W. Bush à América Latina também tem tido uma cobertura facciosa e algo distante dos padrões do bom jornalismo. As manifestações anti-americanas são normais no mundo em que vivemos. A qualquer lado que vá um Presidente dos Estados Unidos, haverá sempre um comité vermelho de boas vindas (relembre-se quando Bill Clinton visitou Portugal, onde andavam o BE e PCP). Mas a visita de Bush à América Latina é uma janela de oportunidade para todo o continente. Vetada ao esquecimento no pós 11 de Setembro, a América Latina aprofundou a pobreza e virou à esquerda. Apesar de no Peru, México e Colômbia terem ganho partidos de direita, e no Brasil, Chile e Uruguai ser a esquerda moderada e democrática a governar, a influência de Chavez aumentou consideravelmente. Para promoção do etanol com combustível alternativo; para aprofundar as relações com os países da América Latina; para promover o comércio livre no continente americano; e também para combater a crescente influência do pseudo ditador Chavez, foram os motivos desta visita tardia de Bush. A cobertura noticiosa tem dado mais destaque, ora às manifestações promovidas pela extrema-esquerda, ora ao aparato de segurança que rodeia a comitiva norte-americana ou a contra digressão de Chavez. Mesmo quando estamos a falar de sete mil manifestantes nas ruas de São Paulo, numa cidade com mais de 10 milhões de habitantes, os media preferem o folclore das manifestações do que a visita propriamente dita. Não contesto que as manifestações têm importância mediática, mas devem ser um acessório da notícia e não a parte principal.

Eu gostava de ter uma imprensa que escrevesse as notícias internacionais sem uma carga ideológica acentuada. Gostava de saber, através dos media portugueses, como está a decorrer a campanha presidencial francesa ou como vão as primárias americanas. Mas, se me basear apenas na imprensa portuguesa, então não ficarei informado. Porque segundo esta mesma imprensa, Ségolène Royal e Hillay Clinton já teriam ganho as respectivas eleições.

política à portuguesa

A originalidade do sr. Loureiro
Mestre de artes circenses, o Sr. Valentim Loureiro, continua a animar a sociedade através das suas constantes palhaçadas. Numa entrevista ao Expresso, veio clamar por um julgamento público na televisão. Com um discurso completamente paradoxal, o Sr. Loureiro consegue ao mesmo tempo defender que não queria ser ilibado por procedimentos processuais e atacar a decisão do Juiz em levar o caso a julgamento.
O independente Presidente da CM de Gondomar, que sempre soube lidar com o espaço mediático, comete o ridículo de defender um julgamento na RTP com juízes e advogados.
A justiça portuguesa tem sido inundada pela interferência dos media, quer através das investigações que são despoletadas apenas por causa da investigação jornalística, quer também pelas consecutivas fugas ao segredo de justiça. Mas pedir que a justiça dos tribunais seja substituída pelo espectáculo mediático só mesmo na cabeça de alguém que se considera acima da lei.
Exceptuando o ridículo da situação, este é um bom sinal. Se o Sr. Valentim Loureiro já não acredita na justiça dos tribunais, isto só pode indicar que a justiça portuguesa está no bom caminho.


mundo em movimento

O fenómeno Bayrou
As sondagens recentes em França indicam que a eleição presidencial será uma corrida a três. O centrista da UDF tem subido nas sondagens, e neste momento está praticamente empatado com Sarkozy e Royal. E numa segunda volta, Bayrou poderá vencer facilmente qualquer um dos opositores, pois concentrará os votos da esquerda ou da direita, dependendo do seu opositor. Com um discurso sem ideologia aparente, parece estar a "encantar" os franceses.

política à portuguesa

Um ano de Cavaco em Belém
Cavaco Silva foi eleito para ser um garante das estabilidade política. Os que o apoiaram sempre defenderam que Cavaco Silva nunca seria líder de oposição, nem andaria a fazer "trapaceiras" à Soares ao governo. A direita, que o apoiou de forma esmagadora, tem de estar contente com a forma como Cavaco tem lidado com o Governo. A oposição ao governo terá de ser feita pelos partidos da oposição. O sistema político em que vivemos é isso que exige. Só em períodos de manifesta crise política é que o Presidente deve intervir. O que não tem sido o caso. Dito isto, Cavaco tem sido que que prometeu na campanha eleitoral, e se alguém se enganou foram os seus opositores, que falaram na altura em golpes constitucionais, em "vingança" política da direita, entre outras barbaridades.
Por isso, os que votaram em Cavaco têm motivos para estarem satisfeitos. O que não votaram também não tem motivos para estarem descontentes.

era digital

O estado de uma certa imprensa
Alguns órgãos de comunicação social portugueses têm dado um especial destaque aos protestos organizados no Brasil contra a presença de George W. Bush. O uso do enxofre para exorcizar a presença de Bush no Brasil só dá vontade de rir... Mas para o Diário Digital, que consegue escrever a notícia de uma forma bastante séria, existem problemas, pois "A dificuldade na concretização da exorcização dos locais visitados por Bush, reside na falta de informação sobre o hotel em que o presidente dos Estados Unidos ficará e sobre o programa da visita."
A informação de rigor e séria é substituída pelo folclore que a esquerda brasileira demonstra. Em vez de noticiarem a importância que a visita do Presidente Americano representa para os países do continente, dedicam imenso espaço a esta palhaçada. Será que a extrema esquerda portuguesa também irá usar enxofre para exorcizar Bush se algum dia visitar Portugal? Isso seria uma grande noticia.

sociedade & vida

O radicalismo anti-clerical
A Fernanda Câncio representa o pior que existe na extrema esquerda portuguesa. É feminista radical, anti-clerical primária e ainda por cima, jornalista militante de causas. No Glória Fácil indigna-se pela presença do Cardeal Patriarca de Lisboa, na cerimónia de comemoração dos 50 anos da RTP. Não percebendo o profundo sentimento católico português e o peso da Igreja Católica na sociedade portuguesa, não quer ver nenhum Padre fora das Igrejas. A igreja deverá estar remetida aos seus locais, não podendo aparecer em cerimónias públicas.

Por outro lado, ela está enganada, porque quando foi retirado do Protocolo de Estado a presença de figuras da hierarquia da Igreja (medida positiva), apenas representou isso mesmo. Lembro-me de vários deputados do PS afirmarem na altura que essa lei não impedia, obviamente, que as figuras da Igreja mantivessem-se representadas em cerimónias oficiais. O que aconteceu neste caso.

O apito dourado em Gondomar
Finalmente, após anos confusão mediática, o caso Apito Dourado suscita acusações de alguns dos arguidos. O Tribunal de Gondomar decidiu hoje considerar que as provas apresentadas pelo Ministério Público são válidas para sustentar a acusação. Sustentando sempre a presunção de inocência dos visados, gostaria de ressalvar algumas considerações enquanto militante do PSD da secção de Gondomar.

O que me interessa neste processo é verificar as responsabilidades daqueles que lideraram ou ainda fazem parte do partido nesta secção. Da lista de acusados, observa-se o caso do Major Valentim Loureiro e dos Vereadores da CM de Gondomar, Castro Neves e José Luís Oliveira, que, felizmente, já não são militantes do PSD. Por fim, o actual presidente da Concelhia do PSD, que decidiu ficar como batedor dos independentes, Leonel Viana, foi também constituído arguido neste processo.

Num plenário no período das últimas autárquicas, questionei Leonel Viana o que faria o PSD se alguns dos arguidos de então fossem acusados? Com um sorriso irónico, respondeu que isso logo se veria. Ora, estando metido até ao fundo nas trapalhadas da política em Gondomar, Leonel Viana ficou com a missão de controlar o PSD para o Major. A verdade é que o tem conseguido, devido à apatia dos militantes do PSD de Gondomar, que, ou estão com o Independente Major, ou então, desligaram-se da política.

Neste momento, quer o PSD e a JSD são cadáveres políticos que vagueiam por Gondomar, sem que ninguém esteja ver alguma acção, posição ou medida da parte deles. Toda a gente sabe as centenas de militantes sob “alçada” de José Luís Oliveira, e por isso há receio em afrontar o poder daqueles que hoje foram acusados.

O PSD teve uma oportunidade de ouro de desenvolver Gondomar de uma forma decisiva, mas infelizmente colocou o poder na mão destes senhores, que mostraram o seu verdadeiro valor. Agora, espero que se faça justiça, e sejam considerados culpados ou inocentes, sem subterfúgios legais. Como aqueles que os Advogados têm andado a tentar até ao momento.

política à portuguesa

Enriquecimento ilícito
O PSD vai propor que os titulares de cargos públicos sejam punidos pelo crime de enriquecimento ilícito, recuperando uma proposta de João Cravinho, e que estava incluído no projecto de lei contra a corrupção apresentado pelo PCP. Não faz sentido que os titulares de cargos públicos acumulem riqueza não compatível com os seus salários. Todos temos conhecimento de Presidentes de Câmara, por exemplo, que com o salário que usufruem, possuem enormes fortunas. Eles tem de explicar de onde vem o dinheiro. Espero que o PS mostre que está empenhado na luta contra a corrupção e dê, agora, o seu acordo a esta proposta do PSD. Se não o fizer, mostra que continua conivente com a corrupção que existe no poder político português.

política à portuguesa

A democracia dos "comunistas"
Já aqui manifestei a minha posição em relação ao Museu de Salazar em Santa Comba Dão, terra onde nasci. Não concordo com a utilização de dinheiros públicos para a construção de um Museu que seja um espaço de propaganda ao ditador Salazar. Mas o PCP, que tem uma visão "democrática" bastante díspar, defende pura e simplesmente que este Museu não deve existir porque será um "pólo difusor de ideologias ilegais". Uma perspectiva normal em quem olha para a democracia como um clube restrito onde apenas podem coexistir algumas ideologias.

Eles não percebem que a democracia é um regime político que abarca todas as ideologias, mesmo aquelas radicais, que defendem soluções incompatíveis com a democracia. O PCP é um partido incoerente, pois criticou recentemente a decisão da República Checa de ilegalizar a Juventude Comunista. A situação será idêntica à portuguesa, pois foi um país que passou pelas barbaridades do regime comunista, e seguindo a mesma lógica do PCP, teria que ilegalizar uma ideologia responsável por actos criminosos no seu país.

Haja paciência para tanta incoerência.

artes & espectáculos

Arcade Fire - No Cars Go

O rock está de volta. "Neon Bible" foi lançado hoje. "No Cars Go", apesar de ser já uma música antiga da banda canadiana, foi repescada para este registo. Um hino ao Rock.

sociedade & vida

Salazar no século XXI

O ano de 2007 tem sido, como Pedro Morgado defende e muito bem, o ano de Salazar! As tentativas para reabilitar a imagem de Salazar como grande estadista têm estado na ordem do dia.

Eu não compartilho a visão maniqueísta daqueles que fazem da análise do Estado Novo uma visão meramente ideológica. Certamente terá havido coisas positivas, e Salazar não terá sido o diabo em pessoa. Mas foi um ditador! E um dos maiores, senão o maior, responsável pelo nosso atraso estrutural. Portugal é um país atrasado, não tenhamos dúvidas, devido em grande parte, ao regime conservador, autoritário e retrógrado de António Oliveira Salazar.

Infelizmente, há uma certa direita que cai sempre no mesmo erro. Ao mesmo tempo que critica as ditaduras de esquerda, relativiza as ditaduras de direita. Esta direita, representando ainda resquícios da velha direita portuguesa, gosta de Salazar. Tende a desculpabilizá-lo pelos anos de ditadura que Portugal viveu. No fundo, tem saudades do slogan "Deus, Pátria e Família".

Mas Salazar é, infelizmente, uma das grandes figuras históricas portuguesas do século XX. Ao quererem fazer um Museu de Salazar, existem alguns aspectos que devem ser salvaguardados. Em primeiro lugar, não deverá ser um mero local de propaganda ao ditador. Não deverá transformar-se num local de peregrinação da extrema-direita portuguesa. Um Museu de Salazar e do Estado Novo terá significado e importância, se conseguir ser um espelho histórico da época, reflectindo não uma visão ideológica, mas uma visão aproximada da realidade (o que será complicado, sem dúvida). E se querem fazer um Museu em homenagem a Salazar, então que o façam com dinheiros privados. Os protestos dos lutadores antifascistas, são também eles ridículos, pois nem sequer admitem que se possa fazer um Museu sobre aquele período histórico.

Como última nota, o ridículo concurso "Os Grandes Portugueses" suscitou um abaixo-assinado, não menos ridículo, de historiadores, a lamentarem-se por erros históricos e pela forma como foi organizado o dito concurso. Um espectáculo televisivo é mesmo isso. Se vai ganhar Salazar ou Cunhal, não terá significado nenhum, exceptuando para os fanáticos partidários dessas duas figuras gémeas, que têm andado divertidos a votar. A história não se vota, não vai a concurso. Fazer um abaixo-assinado é dar importância a algo que a simplesmente não tem.

artes & espectáculos

Regina Spektor -Samson
Um single retirado do álbum de 2006, "Begin To Hope".

artes & espectáculos

Um mundo bem interessante
Na música, os últimos tempos têm sido bastante profícuos na qualidade que temos recebido. Apesar da comunicação social portuguesa mainstream não dar o devido destaque aos projectos musicais inovadores e de grande criatividade que têm surgido no mundo da música, gostaria de deixar algumas sugestões.

No rock, destaque óbvio para os novos álbuns dos Arcade Fire e os Kaiser Chiefs, duas bandas bastante conhecidas no nosso país, mas também para os Fall Out Boy, os 30 Seconds to Mars e Thirteen Senses, bandas quase desconhecidas entre nós, mas com grande qualidade.

Da música independente gostaria de destacar os nomes das americanas Regina Spektor e Maria Taylor ou dos ingleses Hot Chip e Magic Numbers .

Se existe crise nas indústrias criativas, certamente a música não será um desses sectores.

negócios e pessoas

A derrota do mercado livre
A derrota da OPA da SONAE sobre a PT significa quem em 2007 ainda não temos uma economia liberalizada. A interferência do Estado neste negócio é inaceitável, pois a CGD votou contra o e Governo, atráves do ex comunista Lino de Carvalho, absteve-se. Se tivessem sido os accionistas privados a recusaram a OPA, não me incomodava nada. Se os accionistas tivessem recusado as condições oferecidas pela SONAE, o mercado tinha funcionado. Como houve interferências a outro nível, o saldo final é muito negativo. Espero que os Granadeiros e Varas deste país tenham a consciência "pesada" por este péssimo serviço prestado.

mundo em movimento

Why Republicans are smilling?
Nos Estados Unidos, a política está muito interessante. A menos de um ano das eleições primárias, o Partido Republicano parte com alguma vantagem, o que poderá parecer um paradoxo, atendendo ao passado recente, e principalmente, à forte derrota que sofreu nas legislativas de Novembro. William Kristol, explica na Time, as razões desta onda republicana que atravessa os Estados Unidos. Apesar do descontentamento em relação ao Presidente Bush, os possíveis nomeados do GOP têm neste momento vantagem sobre os Democratas, principalmente quando se fala de Rudolph Giuliani, o provável candidato republicano e líder em todas as sondagens. Parece-me que o mundo vai levar com mais quatro anos de Partido Republicano na Casa Branca.

vida & sociedade

Do oito ao oitenta….

Vivemos numa época onde qualquer abuso por parte de alguém é rapidamente transformado num exagero por parte de outrem. Dito assim talvez a expressão não faça muito sentido, por isso convém concretizar:
Até há pouco tempo ninguém estranhava que o pai ou até o professor desse umas “palmadas” no menor. Obviamente que existiam abusos por parte desse “poder correccional” e daí que tenha começado a grassar pelo nosso país a ideia de que qualquer acto físico do educador sobre o menor seja considerado violência e por isso proibido. Nada mais errado!!!
Nessa medida fiquei agradado com o Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça que considerou que «os castigos moderados aplicados a menor por quem de direito, com fim exclusivamente educacional e adequados à situação, não são ilícitos». Fiquei eu agradado mas os paladinos da comunicação social e da esquerda portuguesa não…. «não se pode tocar nas criancinhas» era a palavra de ordem. Pois bem, agora até o Conselho da Europa decidiu condenar esta decisão do supremo.
Não me surpreende por isso as constantes notícias que dão conta da violência exercida sobre os professores ou o constante desrespeito à autoridade do educador.

política à portuguesa

A forma do PSD fazer oposição
O PSD simplesmente não sabe fazer oposição. Segundo uma noticia do Diário Digital, o PSD acusou o Sector empresarial do Estado de ser uma "verdadeira boyzone". Ora isto não é mentira nenhuma e uma boa maioria dos portugueses facilmente concorda com esta frase. Mas o PSD tem muitos telhados de vidro nesta matéria, pois quando esteve no poder fez exactamente a mesma coisa. O que um português pensará desta acusação será: "Ora, eles são todos iguais"; "Fazem todos a mesma coisa"; "Eles falam mas fizeram a mesma coisa".
Não é com frases simplistas e redutoras que se deve fazer oposição. Proponha-se soluções permanentes para acabar com os "boys". Critique-se, fazendo também mea culpa dos erros do passado e prometa-se novas políticas. Não se fique pela mera crítica. Assim não vamos lá...

política à portuguesa

Tempos de mudança…

Antevejo uma mudança radical no panorama político Português. Sócrates, pelo que se tem visto, tem exagerado na arrogância e prepotência. Agora já diz que nem quer ouvir os partidos à sua direita para a elaboração de uma lei que irá afectar todos os Portugueses…não só os que votaram (que como se sabe foram uma minoria)! Só ouve os radicais da esquerda…
Por outro lado finalmente surge alguém na oposição que irá fazer frente a um PS cada vez mais deslumbrado pelo poder! E falo em oposição pois neste momento nem à direita, nem à esquerda existe alguém que se constitua alternativa à Sócrates…
Paulo Portas irá, certamente, mudar a forma de actuar do Governo….espero que para melhor.

sociedade & vida

Parabéns ao Ministro!!!
Correia de Campos, que tem andado nas primeiras páginas dos jornais pelas más razões, vai merecer novamente destaque, desta vez pela positiva. A nova lei do tabaco, que proíbe o fumo em bares, discotecas e restaurantes com menos de 100m2, é uma medida acertada.
Sem entrar em fundamentalismos, como nos Estados Unidos ou no Japão, Portugal deve ter uma lei de tabaco que crie condições aos não fumadores para estarem em espaços públicos sem serem obrigados a levar com o fumo dos outros.



Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health