Virtualidades


Pausa

Este blogue estará parado nos próximos dias. Esta semana realiza-se a Convenção Democrata de Denver, e na próxima semana estarei em Minneapolis para cobrir a Convenção Nacional Republicana. Espero escrever aqui algumas considerações sobre a minha visita aos Estados Unidos, fora do contexto das Eleições Presidenciais.
Estarei por aqui.

Etiquetas: ,

Esta não é a minha polícia

Creio que finalmente percebi os protestos de João Miranda e Ana Sá Lopes quanto ao comportamento da polícia no sequestro em Campolide. Na prática estes escritos são um enorme contributo para um novo manual de procedimentos das forças de segurança.
A rendição à polícia deve ser considerada opcional. Em caso de cerco, os bandidos devem ser autorizados a fugir - se for essa a sua vontade. Na fuga não podem levar mais de dois ou três reféns inocentes. Fica, no entanto, a dúvida: devem ser autorizados a fugir com saque ou sem saque? Parece-me injusto que na fuga não possam levar com eles o dinheiro que tanto custou a roubar. Mas isso sou eu que sou de esquerda.
Rodrigo Moita Deus, 31 de Armada

Etiquetas: ,

Herói Português

Nelson Évora é Campeão Olímpico. Fez uma prova brilhante e mostrou que é um dos nossos melhores atletas de todos os tempos. Se não obtivesse uma medalha também o seria. Tal como Naide Gomes. Não é uma vitória ou derrota que define um atleta.
Évora é um campeão. Está de parabéns! Só ele. Não Portugal. O tal país que vive para o futebol!

Etiquetas: , , ,

O Jogo está de parabéns!

O jornalismo desportivo português tem muitos defeitos. As mentiras nas contratações, o exagerado apego ao futebol e aos três grandes, bem como o vazio das suas notícias são alguns dos defeitos que são geralmente apontados. A lista é bem longa.

A importância dos Jogos Olímpicos no mundo do desporto já teria merecido honras de capa de jornal. Apesar dos resultados dos portugueses não estarem a ser brilhantes, outros já mereceram figurar como destaque nos jornais desportivos. Michael Phelps, o maior atleta de todos os tempos (Lance Armstrong estará ao mesmo nível) cometeu a proeza de obter oito medalhas de ouro nestes JO. E apenas o jornal O Jogo lhe ofereceu destaque de primeira página, no dia de hoje. Apesar de ser a obrigação de um jornal, os outros não lhe seguiram o exemplo. E fica aqui a referência.

Os jornais costumam oferecer o que as pessoas gostam. Mas será que é mesmo isto que os portugueses querem? Saber que Luís Garcia deseja o Benfica ou que Yannick prometeu marcar dois golos ao Porto que os feitos de Phelps?

Etiquetas: , ,

Parabéns Campeã!

Apesar de não ter conquistado o Ouro, Vanessa Fernandes está de parabéns. Nem sempre é possível ganhar, mas aos 22 anos, a atleta já é uma das maiores referências do desporto português. Estas declarações suas também demonstram que é uma verdadeira campeã, ao contrário de outros da comitiva portuguesa.

Etiquetas: , ,

Grande campeão

"Peço desculpas aos portugueses, porque estiveram a pagar para eu vir aos Jogos", disse, desiludido por não marcar presença na final dos 100 metros."
Ao contrário de outros atletas portugueses, Francis Obikwelu portou-se muito bem nestes Jogos Olímpicos. Na pista e nas palavras. Quem conhece o fenómeno dos 100 metros, sabia perfeitamente que seria quase impossível chegar às medalhas. Hoje, ao anunciar o fim da carreira, o desporto português perdeu o seu mais brilhante velocista de todos os tempos. Obrigado grande campeão!

Etiquetas: ,

Herói do século XXI

Michael Phelps é o primeiro herói deste século. O que já alcançou em Pequim é notável. Apesar dos Jogos Olímpicos miseráveis que os chineses estão a organizar, a natação tem abrilhantado a competição. E Michael Phelps tem sido fantástico. Tal como Jesse Owens em 1936 ou Mark Spitz em 1972, o nadador americano será a verdadeira recordação destes jogos. E com isso, a China já perdeu...

Etiquetas: , , ,

Jogos Olimpicos da vergonha

As noticias que continuam a chegar da China demonstram bem o carácter selvagem deste país. Proibição de manifestações, censura, manipulação de espectadores, etc. Salva-se a prestação dos atletas, com destaque óbvio para Michael Phelps, um dos maiores desportistas de todos os tempos.

Etiquetas: , ,

Ignorância?

O antigo Presidente da República já nos habituou aos seus disparates. Mas não saber onde nasceu Josef Stalin, e publicar a sua ignorância num jornal, não lhe fica bem. Se não tem a certeza do que escreve, que arranje um editor. Mas dizer que Stalin nasceu em Tiblissi, e não em Gori, é de uma ignorância gritante. A figura história de Mário Soares merecia mais respeito.

Etiquetas: ,

Tragédia

O que está a acontecer na Geórgia é uma tragédia. Que poderia ter sido evitada caso o país já fizesse parte da Nato. Agora percebe-se a razão da "nova" Europa desejar tão arduamente fazer parta da Aliança Atlântica. O que não se entende são algumas resistências da velha europa em receber estes países. Será que a retórica de liberdade e direitos humanos apenas faz sentido em alguma ocasiões?

Etiquetas: , , ,

A Polícia

Parabéns à PSP, que ontem resolveu um caso de assalto e sequestro sem feridos inocentes. Nada a apontar!
Num mundo alternativo, talvez houvesse outra solução. Aliás, ninguém pode ficar contente com o desfecho, pois teria sido melhor a prisão dos assaltantes. Mas na triste realidade em que vivemos, e devido às condicionantes do momento, a PSP cumpriu com as suas obrigações.

Etiquetas:

Em dia de Jogos Olímpicos

Na China não há liberdade de expressão nem de opinião. As pessoas não têm liberdade de constituir família como querem: o Estado fixa o número de filhos que podem ter. Na China as pessoas não são livres de escolher a religião que entenderem nem têm direitos plenos sobre a propriedade.

Ler Não se esqueçam, de Carlos Abreu Amorim, no Blasfémias

Etiquetas: , ,

“Totally Hot”

A silly season da campanha americana teve esta semana mais um episódio fantástico. Depois de John Mccain ter comparado Barack Obama a Paris Hilton (numa estratégia correcta, mas que peca por ter utilizado uma Hilton, família generosa para os cofres de Mccain), a socialite não se ficou e respondeu à letra. Já ontem dei conta do vídeo, que me agradou, até porque também considero que Paris é mesmo “totally hot”. Mas tenho lido algumas interpretações na blogosfera portuguesa, e que me parecem erradas. Esta pequena polémica é positiva para Mccain.

O melhor que poderia acontecer à candidatura republicana é ter uma “guerra” de palavras com Paris Hilton, ou outras personalidades de Hollywood. Estas não são propriamente uma vantagem eleitoral na América profunda, aquela que normalmente costuma vencer eleições. Em Nova Iorque ou San Francisco, Susan Sarandon ou George Clooney podem impressionar as pessoas com o seu apoio a um determinado candidato, mas o americano comum não possui grande imagem destas elites artísticas. Por isso, se John Mccain tiver alguns amargos de boca deste tipo com celebridades, isso só lhe pode trazer votos. Nunca tirar!

Publicado no Eleições Americanas de 2008

Etiquetas:

Fantástico!

A morte de um simbolo

Alexandre Issaïevitch Soljenitsyne - 11/12/1918 - 03/08/2008

Etiquetas: , ,



Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health