Virtualidades


sociedade & vida

Um recado para os bloggers anónimos

No momento em que em muitos blogues, particularmente em alguns com hostes político-coloridas, se recorre ao anonimato ou a plúrimos pseudónimos, quer de blogger's, quer de comentadores, que assim enchem alguns blogues e caixas de comentários de pseudo diferentes intervenções, com permanentes insultos, ofensas e injúrias, quiçá por algum problema psicótico que a passagem da adolescência para a idade adulta não conseguiu ultrapassar, e também para que sob essa capa hedionda não possam ser responsabilizados civil e criminalmente, o professor da Universidade de Navarra José Luís Orihuela, pioneiro na utilização de blogues como ferramenta de ensino e aprendizagem, que esteve nesta sexta-feira no Porto, apontou a credibilidade como um dos desafios mais importantes na blogosfera.«Uma parte da credibilidade do bloguer passa pela divulgação pública da sua identidade. Quando a identidade real se esconde ou se omite, o leitor não tem forma de saber que interesses movem o bloguer», disse.

3 Responses to “sociedade & vida”

  1. # Anonymous João Nuno Ribeiro

    Eu acrescentaria que muitas dessas pessoas que se escondem (ou será mais adequado refugiam-se?) sob o manto do anonimato ou sob uma pseudo-identidade demonstram uma gritante mediocridade e, pior que isso, parecem demonstrar uma gritante falta de confiança em si próprias, isto para não falar no implícito medo que parecem ter em assumir a sua verdadeira identidade.  

  2. # Anonymous JCP

    Pois é, concordo que o comentário anónimo é de evitar. Retira credibilidade a quem o faz. Mas muitas vezes é justificavel pela situação do próprio comentador. Desde que mantenha as regras da convivência sã entre pessoas poderá ser feito.  

  3. # Blogger Nuno Gouveia

    JCP,

    Concordo que pode haver situações em que o anonimato possa ser defensável... Desde que mantenha as regras de convivência sã... Infelizmente, uma parte significativa das pessoas que usam o anonimato, utilizam-no para insultar e para denegrir.. O que não é o seu caso. Quando é assim..tudo bem  

Enviar um comentário

Links to this post

Criar uma hiperligação


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health