Virtualidades


O Blog Opções Inadiáveis II


Só agora é que tive a oportunidade de ler as suas observações acerca do meu post, e desde já as minhas desculpas...
Penso que o debate sobre o que é ser do PSD (eu também sou) é deveras interessante e extremamente útil para a discussão ideológica. Numa questão tão dispare e diversa, a divergência de opiniões é normal e bem vinda.

Contudo não posso deixar de expressar o meu lamento por haver demasiada falta de debate interno no partido, nomeadamente na JSD, onde os novos militantes não sabem bem o porquê da sua filiação. A nova geração que eu falo, muitas vezes não tem eco nas estruturas da JSD, pois o que conta são os votos e o peso do aparelho, e não as questões intelectuais do pensamento político ou as opções estratégicas para o desenvolvimento da sociedade portuguesa. As novas gerações, militantes novos e conscientes, são de Direita, (não conheço nenhum militante da JSD que se considera de esquerda), contudo posso concordar com a crítica que se faz que não existe muita consciência política na juventude.
É evidente que muita gente que se considera de Direita não tem suficientes bases para se afirmar. Eu por acaso, sempre me senti de direita, e lembro-me que quando tinha 8 anos, chorei quando Freitas do Amaral perdeu para Mário Soares, não sei bem porquê. Muitas vezes somos algo apenas porque sentimos que somos. È natural que tenha evoluído neste sentido, e desde sempre me tenha interessado por aprofundar o meu conhecimento sobre o pensamento ideológico e político.

Considero que tenha sido talvez demasiado incisivo nas minhas (curtas) considerações e não quis menosprezar de maneira algumas as vossas opções ideológicas. A verdade é que a divergência ideológica interna do PSD é uma das suas razões do sucesso alcançado nos 29 anos de democracia em Portugal. Se o nosso pensamento político fosse todo igual, o PSD não seria o que é hoje, um Partido forte e enraizado em todas as franjas da sociedade portuguesa e detentor de um património político, social e cultural inigualável.
Se alguns são mais à direita ou mais à esquerda, isso não é importante, e utilizando um “lugar comum”, o que une é muita mais importante do que nos separa.

0 Responses to “”

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health