Virtualidades


Iowa 2004

Hoje é o dia de arranque das primárias americanas para a corrida presidencial no Partido Democrata. Com as eleições no Caucasus do IOWA inicia-se o processo eleitoral na mais forte democracia do mundo. E tudo esta em aberto, prevendo-se uma das primárias mais emocionantes dos úlimos anos. Apesar de terem sido já 10 os candidatos, com a desistência de Bob Graham e Carol Moseley Braun, esta apoiando Howard Dean, apenas restam oito possíveis nomes. Se Al Sharpton e Dennis Kucinich estão desde o início afastados da nomeação, com as recentes sondagens, outros cinco candidatos podem ainda aspirar a chegar ao confronto final com George W Bush. John Kerry, o herói de guerra do Vietname surge neste momento à frente nas sondagens do Iowa, sendo seguido de perto por John Edwards, Dean e Gephardt. O General Wesley Clark desistiu de fazer campanha do Iowa, apostando tudo no New Hampshire. Mas o grande derrotado é desde já Joe Liebberman, que aparentemente está completamente fora da corrida, depois da sua boa prestação nas eleições de 2000, como Vice-presidente de Al Gore. Dick Gephardt aposta tudo numa vitória neste Estado, tentando repetir a sua vitória nas primárias de 1988, que depois viria a perder a nomeação para Michael Dukakis. Uma derrota deste Estado poderá significar desde já o seu afastamento da corrida. Howard Dean, o ainda favorito à nomeação, poderá perder algum favoritismo senão ganhar, apesar de ainda ontem ter obtido um apoio quase declarado do Ex. Presidente Jimmy Carter. John Edwards e Jonh Kerry, ressurgiram nas últimas semanas e parece que já conseguiram colocar-se no mapa, quando ainda há duas semanas ninguém falava deles.
Aguardo com expectativas o nome do opositor de Bush nas eleições de Novembro. Pelo que tenho visto, os mais fáceis de derrotar parecem-me os candidatos da esquerda como Howard Dean, tendo algum receio pelo carisma pessoal que parece emanar de Jonh Edwards, que aliás tem sido o que mais me tem agradado do lado Democrata.

Ontem pude ver uma entrevista de Rudolph Guiliani sobre as eleições presidenciais e foi com agrado que verifiquei que está em excelente forma. Aliás, para 2008 seria uma excelente escolha para candidato do Partido Republicano para suceder a George W. Bush.

0 Responses to “”

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health