Pessoas acima da crítica
Há algumas pessoas que julgam estar acima da crítica e quando são criticadas reagem de forma violenta. Os Gato Fedorento, nomeadamente RAP parecem caber nesta categoria.
A propósito do sketch humorístico, sobre a posição de Marcelo Rebelo de Sousa, surgiram naturalmente algumas críticas devido à confusão existente entre as posições pessoais dos Gato e a possível utilização do programa da RTP para fazer propaganda a favor do SIM.
Considero que as críticas poderão ser justas, bem como legítima a realização do sketch para efeitos humorísticos e de propaganda. Se eles querem utilizar o seu programa para defender a sua posição estarão no seu direito. Mas a reacção de “virgens ofendidas” que tiveram, negando o óbvio não lhes fica bem. O humor é uma arma poderosa no combate pela opinião pública. Ao fazer propaganda utilizando o humor estão no seu legítimo direito, mas têm de se habituar às críticas e reagir com normalidade.
Alegar pressões e colocar em causa o seu direito de liberdade de expressão apenas mostra-nos que sabem bem utilizar algumas técnicas de marketing para se auto promover. Uma boa polémica ajuda sempre a conquistar audiências. E eles sabem-no bem. Não foi por acaso que bateram o recorde de audiências no passado fim-de-semana.
Marcelo Rebelo de Sousa, esse respondeu com a elevação que nos habitou.
Cá em Portugal, há cada vez mais pessoas acima de qualquer coisa: acima da crítica, acima da lei, acima dos patrões, acima eu sei lá de quê. O respeito que outrora havia pelo outro está a desvanecer-se. Onde é que isto irá parar?