Virtualidades


Miserabilismo

A blogosfera anda animada com a discussão sobre o salário mínimo. De um lado, os advogados dos oprimidos e desfavorecidos, a falar das virtualidades do SMN e da importância do seu aumento. Do outro, os sectores mais “empresariais”, a defender a necessidade de acabar com o SMN, pois este enfraquece a economia portuguesa. Há mesmo empresários que dizem que não conseguem suportar um aumento significativo (25 euros).

Portugal é um país miserável. Ponto final. Não vale a pena andarmos com discursos miserabilistas sobre a refundação do país. Um país onde os empresários não podem pagar mais que míseros 80 contos por mês, que os sindicatos desesperam por aumentos de 4 contos, falando na moeda antiga, então, o melhor é fechar as portas e entregar as chaves a Bruxelas. Com preços idênticos aos parceiros europeus, mas com salários iguais aos do terceiro mundo, este país não tem emenda.

Quase sempre discordo! Mas nem sempre! Fernanda Câncio tem toda a razão:

Olho para isto tudo e relembro: estamos a falar de 25 euros. O preço de uma refeição num restaurante médio. O preço de cinco bilhetes de cinema (nem chega). O preço de um DVD. O preço de uma camisa na Zara. Estamos a falar de miséria: a miséria de um país onde há mesmo gente a viver com 400 e tal euros por mês, gente que se mata a trabalhar por 400 e poucos euros por mês, e onde há quem discuta se isso não será mesmo assim de mais, sem se lembrar de discutir que raio de empresários quereriam pagar ainda menos que isso por um mês de trabalho e que raio de empresas merecem sobreviver se nem isso aguentam pagar aos seus empregados. E que raio de país é este no qual um aumento de 83 cêntimos por dia é uma grande vitória da classe operária e de todo o povo em geral.


Etiquetas: ,

3 Responses to “Miserabilismo”

  1. # Blogger Diogo
  2. # Blogger Diogo

    Sobretudo, que paradigma económico é este em que vivemos? Quanto mais tecnologia existe e portanto mais capacidade de produzir, pior se vive!  

  3. # Anonymous Anónimo

    E a Sra. Fernanda Câncio não dialoga com o seu pseudo namorado sobre isso? na verdade parece que nem falam, nem têm comportamentos de namorados.  

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health