Virtualidades


Eleições Americanas…

A pouco mais de um ano das eleições presidenciais nos Estados Unidos, é pertinente elaborar uma descrição realista da actual situação política. George Bush parte com vantagem, mas a sua eleição não é garantida. Muito do que vai acontecer no próximo ano vai ditar o seu futuro político. Economia e situação no Iraque vão ser questões fundamentais para a sua eleição, mas acima de tudo, será importante o nome que o vai defrontar.
A situação do Partido Democrata é neste momento difusa, pois têm vários candidatos, e ainda se fala insistentemente em outros dois nomes, Hillary Clinton e o General Wesley Clark, para avançarem. A senhora Clinton não deve avançar devido ao seu calculismo, esperando ser em candidata em 2008; agora vai esperar pacientemente a derrota de algum correligionário de partido.
Analisando os vários candidatos, riscamos à partida Carol Moseley Braun, Al Sharpton, Bob Graham e Dennis Kucinich, ficando com Jonh Kerry, Dick Gephardt, Joe Lieberman, Jonh Edwards e Howard Dean. Destes candidatos, as apostas apontam para este último, o mais radical e esquerdista dos favoritos. Este liberal foi um dos grandes opositores da guerra do Iraque e tem conseguido mobilizar a ala esquerda dos Estados Unidos, sendo neste momento o favorito para ganhar a nomeação presidencial.
A grande divisão que existe no Partido Democrata, pode aumentar ainda esta semana, com a esperada entrada em cena do General Clark, que poderá conseguir importantes apoios dentro do Partido. Esta semana, Bill Clinton elogiou a postura do seu antigo colaborador, antevendo-se uma luta cada vez mais cerrada.
Esta desunião poderá favorecer Bush, mas não podemos considerá-la definitiva, pois sabemos após a convenção Democrata, o partido deve-se unir em redor do candidato escolhido. Em democracia, as coisas funcionam assim, e nos EUA, normalmente após as Primárias, os partidos unem-se em torno do candidato escolhido. Se o escolhido for Dean, que neste momento foi o que conseguiu angariar mais dinheiro para a sua campanha (apesar de estar a anos luz do Presidente Bush), o cenário é francamente optimista para Bush, apesar da sua campanha bastante agressiva, apelando ao coração liberal dos eleitores, criticando a política fiscal conservadora de Bush e principalmente a sua postura perante a comunidade internacional e a Guerra do Iraque. Com Howard Dean na corrida, Bush poderá ter a vida facilitada, pois os Estados Unidos não costumam dar vitórias a candidatos esquerdistas, como o foram George Mcgovern em 1972 e Walter Mondale em 1972, esmagados nas urnas por candidatos republicanos.
Não sabendo quem vai ser o candidato opositor de Bush, a forma como evoluir a economia e a situação no Iraque vai condicionar de forma decisiva o resultado das eleições. Mas não tenhamos ilusões, a situação actual não tem nada a ver com a eleição de 1992, quando George H. Bush perdeu para Bill Clinton. Em primeiro lugar, o actual presidente é muito mais popular que o seu pai, e a sua forma de fazer política é muito mais atraente para o público, ele consegue seduzir e atrair a atenção dos eleitores de uma forma substancialmente diferente. Vejamos a forma como conduziu à vitória nas últimas eleições legislativas e a forma entusiástica como efectuou campanha. Os seus detractores enchem-no de nomes, mas não tenhamos dúvidas quanto à sua capacidade enquanto político. Depois ele tem o Partido Republicano complemente a apoiá-lo, coisa que não aconteceu com o seu pai; lembremo-nos dos conservadores de Pat Buchanon. A economia, ao contrário de 1992, começa a dar sinais positivos, esperando-se a retoma no próximo ano. A campanha eleitoral poderá a ficar marcada pelo crescimento económico, o que não será nada favorável a o candidato democrata. Depois a situação no Iraque; o Plano Bremer, exposto esta semana, está de acordo com o calendário eleitoral do Presidente Bush, e a situação no Iraque tenderá para melhorar nos próximos meses. Outro facto importante é que apesar dos problemas todos que tem passado nos últimos meses, Bush continua ainda a ser um Presidente popular no eleitorado americano.




0 Responses to “”

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health