Virtualidades


Moammar Al Qadhafi (1942- )

Nasceu em Junho de 1942 e governa a Líbia deste Janeiro de 1970. Na escola, Qadhafi, juntamente com um pequeno grupo de amigos, formou um núcleo de militantes revolucionários, que mais tarde tomaram o poder no país. Inspirado por Abdul Nasser do Egipto, era adepto do pan arabismo e da união do povo Árabe contra hegemonia do Ocidente. Em 1961 foi expulso da escola pelo seu activismo político, tendo entrado na academia militar em 1963, onde organizou um grupo conspirativo de militantes extremistas para tentar derrubar a monarquia pró ocidental que governava a Líbia. Em 1965 graduou-se na Academia de Benghazi sendo enviado posteriormente um ano para Inglaterra. Regressou como Comissário Oficial nos Signal Corps.
Em Setembro de 1969, o já Coronel Qadhafi e os seus seguidores efectuaram um golpe de estado sangrento em Tripoli, derrubando o Rei Idris Senussi I e tomaram conta do poder. A luta pelo poder que seguiu entre os revoltosos confirmou a ascensão ao poder de Qadhafi, em Janeiro de 1070.
O seu regime baseou-se na corrente socialista islâmica, o Nacionalismo Árabe e a chamada “democracia” popular. A sua filosofia económica permitia o controlo privado sobre o pequeno negócio, mas as grandes companhias estavam todas sob alçada do Estado. As suas políticas sociais permitiram o Estado Previdência, a liberalização da sociedade e a Educação. Este nacionalismo Pan Árabe era diferente do Partido Baas, pois encorajava a obediência restrita às leis islâmicas. O dinheiro fácil do petróleo permitiu ao regime iniciar um período de desenvolvimento com a construção de casas, hospitais e escolas.
Em 1976 publicou o seu “Green Book”, para enfatizar a sua filosofia política de um estado socialista. (Sobre este livro tenho uma história curiosa; em 1998, no Festival Mundial da Juventude, em Lisboa, conheci um Líbio que me ofereceu orgulhosamente o famoso Livro Verde de Qadhafi. Depois de ter lido algumas coisas, disse-lhe gentilmente que não concordava com quase nada do que estava escrito. O Líbio não me falou mais)
Mas o seu regime é conhecido pela brutalidade com que lida com a oposição, quer interna ou externa. Em 1980, os seus comités revolucionários levaram a cabo um plano de assassinato aos líderes oposicionistas, quer vivessem na Líbia ou não. O sentimento nacionalista Árabe foi aumentando, e tornou-se um paladino da União Árabe, tentando unir o seu país ao Egipto e à Síria, numa Federação de Repúblicas Árabes, tendo no entanto falhado o seu objectivo. Tornou-se um fervoroso adepto da causa palestiniana, apoiando todos os grupos que lutassem contra o sionismo. Devido a esta política foi.se afastando progressivamente do Egipto. Mais tarde aproximou-se da União Soviética, tendo efectuado diversos acordos de cooperação económica e militar.
O seu apoio ao terrorismo internacional levou o Ocidente a afastar-se dele, sendo acusado de diversos crimes e de ser o principal financiador o grupo Outubro Negro, responsável por diversos atentados terroristas, o mais famoso o assassinato de atletas olímpicos Israelitas em 1972. São conhecidas as ligações de Carlos “o Chacal” à Líbia e também a ligação desta com diversos atentados a interesses ocidentais. Em 1986, o Presidente Reagan teve mesmo de mandar bombardear a Líbia. Desde o atentado de Lockerbie a Líbia tem tido sanções internacionais, apenas levantadas recentemente após o acordo que permitirá a indemnização das vitimas por parte da Líbia
Nos últimos anos, este ditador tem tentado amolecer a sua imagem no ocidente, tendo abandonado o apoio declarado do terrorismo. A sua postura no mundo foi completamente revista, deixando de ser o inimigo número um do Ocidente. Mas a enormidade dos seus crimes não pode ser esquecido, e como outros, deveriam ser julgados. A sua mudança de estratégia revolucionária dos últimos não apagará os seus crimes...

0 Responses to “”

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health