Virtualidades


Direita continua a vencer

Depois de no fim-de-semana passado, a Nova Democracia ter vencido as eleições legislativas na Grécia, o Partido Popular prepara-se para vencer as eleições de Domingo em Espanha. Na União Europeia, restam apenas três elencos governativos de partidos de Esquerda (Alemanha, Inglaterra e Suécia), e se acrescentarmos outros países evoluídos como a Austrália, o Japão, os EUA e o Canadá, podemos inferir que o mundo ocidental e liberal é neste momento governado por partidos de direita. Será este um sinal dos tempos ou apenas uma conjuntura temporal?

Não querendo parecer simplista, penso que a resposta é seguramente ambígua e incerta. Todos sabemos da crise que a esquerda ainda atravessa devido ao reposicionamento do mundo do pós guerra-fria e por outro lado temos de constatar que ainda há poucos anos a situação era inversa, se bem que não tão vincada. É verdade que existe uma série de alternâncias de poder que contribuíram para esta situação, mas não podemos esquecer a crise da esquerda.

A esquerda social-democrata tem imensas dificuldades a enfrentar a globalização e a pós modernidade... Por um lado vemos os partidos socialistas que governam a adoptar posições moderadas e favoráveis ao capitalismo e à globalização (como em Inglaterra ou na Alemanha), mas depois vemos dirigentes da Internacional Socialista a reclamarem desta mesma ordem internacional e aparecer no Fórum Mundial Social ao lado da extrema esquerda a gritar contra o capitalismo. Mesmo a esquerda nórdica, que neste momento apenas governa na Suécia, passa por uma crise difícil de entender. As pessoas começaram a perceber que nesta fase da história é a direita que governa melhor, e que melhor defende os seus interesses e por isso sucessivamente têm dado vitórias eleitorais. Mas não tenho dúvidas que o ciclo poderá inverter-se se os partidos que estão no poder actualmente não conseguirem responder às expectativas das pessoas.

Em Portugal, começo a ter algum receio do que poderá acontecer! É verdade que a Coligação tomou conta do poder depois de uma prestação vergonhosa do Partido Socialista, que ao invés do PP em Espanha, não conseguiu aproveitar o ciclo económico favorável, enterrando completamento o país no caos. Mas a verdade que o governo PSD/PP não tem conseguido grandes resultados, e a imagem que está a passar é de ineficiência e irresponsabilidade, muitos ministros com prestações péssimas, demasiados escândalos e erros de palmatória. Espero que o Primeiro-ministro consiga dar a volta a estes dois primeiros anos, que realmente não foram satisfatórios. Se não conseguir inverter o ciclo negativo, vamos ter de aturar os socialistas mais quatro anos de “vacas gordas” a esbanjar tudo aquilo que foi conseguido pelo PSD.

0 Responses to “”

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health