Virtualidades


As opções

Só há duas lógicas de candidatura possíveis para se oporem a Menezes (que está a fazer mais uma rábula para regressar com um projecto inquisitorial): uma, de "unidade do partido", uma personalidade que pela sua autoridade nacional, prestígio interno e externo, possa travar o caminho para o espatifar do partido (que é a lógica de Menezes, espatifar para ficar agarrado ao caco maior), e ser credível face a ao PS e a Sócrates; outra, de ruptura, que esteja disposta a correr todos os riscos, inclusive o de perder, para dar uma volta na situação interna do PSD e restituir-lhe o papel reformista que já teve na vida pública portuguesa.
JPP, no Abrupto

Sejamos claros: o PSD está a passar uma grave crise de identidade, onde existem claramente dois partidos distintos. As próximas eleições deverão servir para clarificar o futuro do partido. Não faz sentido ficar tudo igual. É preciso ter coragem e assumir as rupturas. O PSD não pode continuar a viver com este paradoxo. Quem vencer as eleições deverá ter o caminho livre para fazer a oposição que o país precisa. Os perdedores deverão afastar-se.

A meu ver, a alternativa a LFM deverá ser uma opção de ruptura, disposta a correr todos os riscos, inclusive o de perder, para dotar o PSD de um ímpeto reformista, liberal e afastar de vez a social-democracia do programa político do PSD. Não faz sentido regressar à fórmula Cavaquista, que resultou em 1985, mas que está desfasada da realidade de 2008. O que JPP refere nessas duas possibilidades, é a abertura a um novo tempo no PSD, com Pedro Passos Coelho, José Pedro Aguiar Branco, entre outros, ou um regresso a um passado austero, com Manuela Ferreira Leite. Olhando para as recentes entrevistas de PPC ou de JPAB, não tenho dúvidas em preferir esta opção. A construção de um novo PSD tem de passar por uma solução de futuro, para um novo período na vida política portuguesa. Estamos todos fartos das soluções do passado. Pelo menos eu estou!

Etiquetas:

0 Responses to “As opções”

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health