Virtualidades


Redução do défice…

Pelos vistos é totalmente pacífico, actualmente, que o combate ao défice das contas públicas é vital para que a economia Portuguesa volte a ter dias melhores. Já é conversa antiga…
Da minha parte aceito perfeitamente, até de acordo com o senso comum, que o Estado não pode gastar mais do que recebe. É evidente que isso terá repercussões negativas na economia. Não é necessário ter um mestrado em economia ou finanças públicas para entender isso.
No entanto, e mesmo sendo um leigo nestas matérias, parece-me, como a muitos especialistas, que estas medidas anunciadas pelo nosso Governo não terão o efeito que delas se espera, senão vejamos.
Do lado das receitas este Governo irá aumentar o IVA, o que provocará repercussões negativas nos consumidores pois afectará 45% dos produtos consumidos. É também um imposto cego que afecta tanto o rico como o pobre, afectando ainda o mundo empresarial através da diminuição do consumo.
O aumento do ISP é outra das medidas controversas pois é justificado pela manutenção das SCUT. Por um lado é injusto obrigar os condutores a pagarem pela utilização de uma via, mas por outro é justo que todos paguem a manutenção e construção dessas mesmas vias. Não se percebe.
Do lado das despesas é a timidez total. Todas as medidas enunciadas não deixam qualquer esperança de sucesso neste combate ao défice. Ou são medidas a longo prazo, como as reformas dos funcionários públicos, ou são medidas de cosmética, como a redução dos benefícios dos titulares de cargos políticos.
A verdadeira batalha deve ser travada na redução da despesa pública. Nunca tentando aumentar a receita, não é ai que reside o problema. E essa luta urge ser travada já.

0 Responses to “”

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health