Virtualidades


A insistência no referendo e no Tratado

Já toda a gente percebeu que o referendo português será pouco mais do que inútil, mas os responsáveis políticos portugueses continuam a insistir nesta ideia. Se realmente houver referendo, então a minha posição passa do talvez, para um rotundo Não a este Tratado Constitucional. Apesar de ter sido sempre favorável à construção europeia, nunca fui federalista. O discurso de Mário Soares, o federalista de serviço português, sempre me meteu medo. Não quero viver nos Estados Unidos da Europa, mas sim numa Europa de Estados e Nações independentes. Por isso é que talvez nunca tivesse votado sim a esta Constituição, apesar de não a conhecer como devia.

Depois da morte anunciada do Tratado Constitucional, os dirigentes políticos europeus seguem a rota suicidária de ir contra os europeus. A verdade é que se houvesse referendos nos 25 países, o não seria bem superior do que o esperado. Não seriam só a França e a Holanda a recusar esta constituição em referendo, pois em muitos países que já a ratificaram, o não também sairia vencedor. Este é um tempo de reflexão e de oportunidade, e não de continuar a apoiar o insustentável. Estamos todos à espera que no próximo Conselho Europeu, haja alguma dignidade e que se suspenda a ratificação do Tratado Constitucional.
É isto que desejo, se bem que temo que o resultado seja o inverso.

Freitas do Amaral foi contra a opinião do Governo e defendeu o início de uma nova era na Europa. Se fez bem, é evidente que um Ministro dos Negócios Estrangeiros não pode ter opiniões pessoais, ainda por cima quando estão em contradição com o seu próprio Governo. Mas o importante é demandar por soluções e novas formas de liderar o processo europeu. É nisto que os políticos se devem concentrar no futuro.

0 Responses to “”

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health