Virtualidades


Dia de luto para os radicais…

Acerca da cerimónia de tomada de posse do novo Presidente da República escreve um diário: “cerimónia no plenário do Parlamento decorreu de forma sóbria, sem grandes expressões de entusiasmo (…) todas as bancadas bateram palmas, menos as do PCP, BE e PEV, e os mesmos deputados foram os únicos a permanecer sentados (…) o ex-Presidente da República Mário Soares, que assistia à cerimónia na tribuna de honra, também não bateu palmas ao seu adversário nas eleições presidenciais de 22 de Janeiro e deixou S. Bento sem o cumprimentar (…) Além de Mário Soares, só os deputados do Bloco de Esquerda faltaram à sessão de cumprimentos. Da bancada comunista compareceram apenas o líder parlamentar, Bernardino Soares, e o secretário-geral, Jerónimo de Sousa”.

É óbvio que se tratam de meras formalidades e regras de etiqueta, sem especial importância, mas não deixam de denotar concepções democráticas dúbias. Ainda para mais vindo de quem se arroga, praticamente a todo o tempo, do seu passado anti – fascista. É que lutar contra uma ditadura…não significa necessariamente lutar pela democracia.

8 Responses to “”

  1. # Blogger Marcos Couto

    Gostava de saber o sentido da vossa democracia... a democracia é isso mesmo é eu poder bater palmas ou não consoante goste ou não de um discursos... se os comunistas estão em todos o seu direito... afinal parece que não sou eu que preciso de umas aulas de democracia... aliás isto faz-me lembrar uma velha história que ficou para a posterioridade como o beija mão da brigada do reumático... dois dias antes do 25 de abril....  

  2. # Blogger Miguel M. Ferreira

    Não é o bater palmas a um discurso político que está em causa...é o bater palmas a um juramento de funções...é o cumprimentar o novo presidente...algo que sempre foi feito por todos em relação a todos os ex -presidentes...desta vez não o fizeram...estão no seu direito é verdade...não serão detidos (como o seriam se estivessemos numa democracia cubana)...mas deixa no ar a sensação que exprimi no post...só isso!  

  3. # Blogger Marcos Couto

    Mas como tu disses te o lider do partido e o lider da bancada apareceram representando os restantes deputados...
    Agora se me vens com Cuba peço desculpa mas tenho que virr com os os EUA: "or you are with us or you are agaisnt us" lembra te algo?  

  4. # Blogger Miguel M. Ferreira

    Mas eu não me referi ao PC unicamente! Falei de alguma esquerda...De qualquer modo como referi é uma questão formal que por si só ñão significa muito, apenas indicia. Daqui para a frente vamos ver...o que o nuno disse, e eu tb já o disse, é que vamos assistir a uma oposição ao presidente.  

  5. # Blogger Marcos Couto

    e pq não? a democracia ou a Vossa democracia também não o premite?  

  6. # Blogger Miguel M. Ferreira

    Felizmente para mim e para ti a "minha" democracia permite tudo...inclusivamente a "má educação"...agora se permite estes comportamentos de alguns...também permite que eu os critique! Deves estar habituado a que só exista uma opinião válida...e a contrária equivale a uma temporada na cadeia...felizmente na minha democracia existe uma opinião e outra opinião e mais outra e outra ainda...e existe criticas a essas opiniões!
    E enquanto nos mantivermos dentro dos limites da boa educação não há problema...até é salutar!  

  7. # Blogger Marcos Couto

    Ora ainda bem que a tua democracia aceita várias opiniões porque a minha também a aceita... fala-se de mitos mas os unicos seres que prepetuam essa mitologia são Vossas Excelências (isto é para não parecer mal educado).

    Mais se informa que o PCP não possui cadeias ou Gulags para os dissidentes ou para os de opinião contraria, caso contrario até o nosso Secretário Geral estaria preso uma vez que, como é natural, a sua opinião pessoal não é muitas vezes a opinião do partido, contudo ninguém a impede de a dar no seio do seu colectivo partidário.

    Quando falas te em Vossa democracia de certeza que nã estas a falar da do novo Presidente da Republica  

  8. # Blogger Miguel M. Ferreira

    Hipocrisia não é só uma palavra sem sentido...lembras-te do paraiso cubano que tanto gostas...ai não haverá cadeias para os que nos contrariam?  

Enviar um comentário

Links to this post

Criar uma hiperligação


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health