Virtualidades


O fim dos mitos

A tomada de posse do novo presidente da república encerra assim alguns mitos da política portuguesa.

O primeiro e mais importante foi alcançado no dia 22 de Janeiro, quando pela primeira vez foi eleito um presidente oriundo da direita democrática.

O segundo e talvez mais importante, é que pela primeira vez na democracia portuguesa, a Presidência da República vai ter oposição centrada em alguns partidos políticos. A esquerda não democrática, ainda não aceitou que um dos “outros” tivesse ganho as eleições. E por isso, mesmo num cargo representativo e pouco mais do que institucional na maior parte do tempo, Cavaco Silva não vai conseguir gerar o consenso que Mário Soares e Jorge Sampaio obtiveram dos partidos em muitas ocasiões. O episódio que o Miguel refere no post anterior só vem demonstrar a democraticidade da esquerda radical. Nem sei como esses radicais conseguiram estar na mesma sala que George H. Bush. Poderiam ter faltado, assim não faziam estas tristes figuras. Mas nenhuma novidade, exceptuando o CDS, PSD e PS, o resto do panorama da política portuguesa tem pouco de democracia.

8 Responses to “”

  1. # Blogger Miguel

    Marcos Couto...lembras-te do ex-presidente de camara de Loures? Um tal de Demétrio Alves...pois é...a memória é boa qd dá jeito!  

  2. # Anonymous Anónimo

    ...  

  3. # Blogger Miguel

    Repara na tua expressão: "nos vossos"...o que é isso?
    Eu sou o primeiro a denunciar a corrupção, mesmo entre aqueles que militam (ou militavam) no meu partido...mas a corrupção acompanha o poder...só onde ele está é que se pode falar de corrupção!

    P.S. A corrupção anda por todo o lado...até o lula anda tramado  

  4. # Blogger Miguel

    Se tu achas que é igual tudo bem...mas antes de mais informo-te que sempre fui contra as expulsões...agora comparar a democracia interna comunista à democracia interna de outros partidos é uma brincadeira! O vosso voto nem era secreto (um das mais elementares direitos em qualquer democracia)...no entanto não posso deixar de concordar que expulsar militantes apenas por terem ideias diferentes é negativo para um partido.  

  5. # Blogger Nuno Gouveia

    A democracia ocidental é feita do voto secreto. Certamente noutro tipo de democracias, este é feito às claras, para os que forem contra a maioria sofrerem represálias. O Marcos deve-se esquecer das razões porque foram expulosos do PCP Vital Moreira, José Magalhães, Zita Zeabra, Pina Moura, José Luis Judas, entres outros.  

  6. # Blogger Miguel

    O voto secreto é condição absolutamente necessária a uma democracia(e ai, Marcos, não podes estar mais errado)...mas como bem salientas não é condição suficiente!
    Quanto à minha democracia ela não é perfeita, é mais que certo. Alguem já o disse e repito-o, a democracia é o sistema menos imperfeito de organização da sociedade...mas não há dúvida alguma, e por mais que puxes pelos teus cabelos não o conseguirás, não existe um unico exemplo de sucesso que seja exemplo da "tua" democracia...se o houver demonstra-me e filio-me já no PCP.  

  7. # Blogger Miguel

    Marcos...ou me escapa alguma coisa (que é bem possível) ou eu ando a dizer o mesmo há muito tempo...a democracia é só uma!

    Apenas referi a "vossa" e a "nossa" como resposta aos teus comentários...mas penso que, tendo em atebnção esses conceitos universais (do qual o voto secreto é completamente imprescindivel), a democracia é um conceito universal  

  8. # Blogger Miguel

    é o qeu digo....mais uma vez...É CONDIÇÃO NECESSÁRIA MAS NÃO SUFICIENTE...OU POR OUTRAS PALAVRAS NÃO HÁ DEMOCRACIA SEM VOTO SECRETO MAS O VOTO SECRETO NÃO SIGNIFICA QUE HAJA DEMOCRACIA  

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health