Virtualidades


O fim dos mitos

A tomada de posse do novo presidente da república encerra assim alguns mitos da política portuguesa.

O primeiro e mais importante foi alcançado no dia 22 de Janeiro, quando pela primeira vez foi eleito um presidente oriundo da direita democrática.

O segundo e talvez mais importante, é que pela primeira vez na democracia portuguesa, a Presidência da República vai ter oposição centrada em alguns partidos políticos. A esquerda não democrática, ainda não aceitou que um dos “outros” tivesse ganho as eleições. E por isso, mesmo num cargo representativo e pouco mais do que institucional na maior parte do tempo, Cavaco Silva não vai conseguir gerar o consenso que Mário Soares e Jorge Sampaio obtiveram dos partidos em muitas ocasiões. O episódio que o Miguel refere no post anterior só vem demonstrar a democraticidade da esquerda radical. Nem sei como esses radicais conseguiram estar na mesma sala que George H. Bush. Poderiam ter faltado, assim não faziam estas tristes figuras. Mas nenhuma novidade, exceptuando o CDS, PSD e PS, o resto do panorama da política portuguesa tem pouco de democracia.

22 Responses to “”

  1. # Blogger Marcos Couto

    É pa isto da democracia dos grupos parlamentares por Vós apelidados de radicais... já cheira mal. Pronto a malta ja ouviu voces acham que ós não somos democratas... quero ca saber também não mo considero... considero me centralista democrata... conheço bem as vossas noções de democracia... é mais ou menos aquela definição do "quando da jeito" é se democrata para quando se defende que os cartoons tem todod o sentido e maus são os sarracenos porque tem que existir liberdade de pensamento e de expressão... mas também, se é democrata quando alguns partidos não decidem aplaudir o discurso de um presidente...porque ai não existe liberdade de expressão... não ai tem que se aplaudir porque "dá jeito"? Contradição...OOu será que vão aos nossos Centros de Trabalho como ha bem poucos anos atear fogos???  

  2. # Blogger Marcos Couto

    Pa e só mais uma coisita Nuninho... Acaso os democratas são corruptos?
    Parece que sim tu postas as seguinte frase: "Mas nenhuma novidade, exceptuando o CDS, PSD e PS, o resto do panorama da política portuguesa tem pouco de democracia."
    Pa estranho é que os unicos casos de corrupção que se conhecem são de câmaras e presidentes de câmara afectos a esses 3 partidos... dos outros não ouvi nada... acaso ouviste? Afinal esses é que são os democratas... Claro que vais responder... "condeno veementemente esses casos" pois eu também mas mesmo não tendo desses casos no meu partido não quero nem vou dar liçoes de democracia a ninguém... Voces tem a vossa noção de democracia não pensem é que todos a podm ter... mas é que enquanto a vossa noção de democracia em Portugal deu origem a estes casos de corrupção a minha noção de democracia e a do meu partido não a deu... e pa parem com exemplos externos... já toda a gente sabe que a malta gosta da coreia e afins... mas o que se trata aqui é de Portugal e não da Coreia e do Laos... Menos americanices e chineses mais Portugal  

  3. # Blogger Miguel M. Ferreira

    Marcos Couto...lembras-te do ex-presidente de camara de Loures? Um tal de Demétrio Alves...pois é...a memória é boa qd dá jeito!  

  4. # Blogger Marcos Couto

    Por acaso até nem me lembro nem conheço a história  

  5. # Anonymous e

    ...  

  6. # Blogger Marcos Couto

    bem mas pelo sim pelo não e como não conhecia o sujeito fiz uma pesquisa pela net e não encontrei nada... nãoencontrei nenhum processo a decorrer... pelo que sei não esta preso nem com mandatos de captura... pelos vistos o que aconteeu foram uns boatos de que teria usado uns cartoes em proveito proprio (algo que não esta provado nem em tribunal) e ter umas acçoes e interesses em moçambique (o que seria legitimo e nem tem... agora nos Vossos ha acusaçoes formadas não boatos... mas também admito o erro e se estiver a ser o caso julgado gostaria de saber qual....  

  7. # Blogger Miguel M. Ferreira

    Repara na tua expressão: "nos vossos"...o que é isso?
    Eu sou o primeiro a denunciar a corrupção, mesmo entre aqueles que militam (ou militavam) no meu partido...mas a corrupção acompanha o poder...só onde ele está é que se pode falar de corrupção!

    P.S. A corrupção anda por todo o lado...até o lula anda tramado  

  8. # Blogger Marcos Couto

    pois disses te bem "militavam".. afinal não é só no Pc que ocorrem processos de expulsão como muitos dos "Vossos" media (repara que quando digo vossos media refiro-me mesmo a comunicação social social dominada pela empresa ou pela media capital) quizeram fazer crer... alias nem se falou muito no caso... porque sera? é q os processos d expulsão nao tiveram que ver com os casos de corrupçao estarem em tribunal tiveram apenas e só que ver com o facto de se term candidatado à revelia do partido... ou seja por formarem um movimento de cidadãos, tal como aconteceu com os reformistas comunistas... será que á diferenças? ou será que todos diferentes todos iguais?  

  9. # Blogger Miguel M. Ferreira

    Se tu achas que é igual tudo bem...mas antes de mais informo-te que sempre fui contra as expulsões...agora comparar a democracia interna comunista à democracia interna de outros partidos é uma brincadeira! O vosso voto nem era secreto (um das mais elementares direitos em qualquer democracia)...no entanto não posso deixar de concordar que expulsar militantes apenas por terem ideias diferentes é negativo para um partido.  

  10. # Blogger Marcos Couto

    ai o vector máximo da democracia é o voto secreto? de certeza que sabes que no local onde nasceu a democracia o voto também era secreto... não vejo o voto secreto como necessario à realização pelna da democracia dentro de um partido... com o voto por braço no ar se vêem os grandes homens... os que têm coragem... e podes ter a certeza que nehum militante do PCP foi afastado por votar contra a maioria num congresso...  

  11. # Blogger Nuno Gouveia

    A democracia ocidental é feita do voto secreto. Certamente noutro tipo de democracias, este é feito às claras, para os que forem contra a maioria sofrerem represálias. O Marcos deve-se esquecer das razões porque foram expulosos do PCP Vital Moreira, José Magalhães, Zita Zeabra, Pina Moura, José Luis Judas, entres outros.  

  12. # Blogger Marcos Couto

    Que eu saiba o processo de afastamento dos politicos a que se refere o Nuno nunca teve que ver com delito de opiniao dentro do partido... embora não tenha o nome das pessoas a que se referem (mas também no meu partido não temos em conta o nome, mas antes trabalho e dedicação à causa e não aos cargos)muitas vezes eu e outros camardas expressamos as nossas divergencias no seio do partido, nao afastado, não tive processos, também não quero cargos se calhar se virmos a posição de todos os nomes referidos vemos que são pessoas proiminentes na politica portuguesa no ambito de outros partidos. Não o critico até acho muito bem seguiram o caminho por outra via, nada contra mesmo, agora as razoes da expulsão não foram certamente a diferença de opiniao...  

  13. # Blogger Marcos Couto

    "A democracia ocidental é feita do voto secreto. Certamente noutro tipo de democracias, este é feito às claras, para os que forem contra a maioria sofrerem represálias. " Nuno dixit.

    Esqueci me de comentar este pequeno ponto.
    Esta afoirmação éuma autentica falacia, existem paises orientais, inclusive o Iraque anteuqem Saddam, em que o voto é secreto e nem por isso deixam de ser ditaduras, ora isto deixa logo de parte a prepectiva de que o voto secreto é um vetor fundamental de democracia, alias acho que não conheço nenhum pais no Mundo onde as eleiçoes nao sao feitas por voto secreto, e tambem alias so conheço um pais onde quem tem mais votos não é eleito, tirando obviamente os casos das democracias de 2ª como voces querem apelidar.
    Amigos desculpem lá mas a Vossa democracia não existe, não existe porque pura e simplesmente não é uma democracia, é alguma coisa parecida. Para mim e venham de onde venham a democracia implica uma participação directa no governo do demos (ou circunscriçao territorial) alias essa é a etimologia da palavra. Ora tal não acontece em nehuma democracia ocidental porque porque a democracia é impossivel é um sistema limitado a circunscriçoes geograficamente pequenas como uma cidade, chamemos as coisas pelos nomes, não temos democracia temos representatividade. Pelo menos esta é a minha opiniao.

    Ja agora não queria deixar de comentar a frase de Miguel Sousa Tavares hoje no telejornal. A propositos das mais recentes OPA's disse: "Afinal Marxa estava certo".  

  14. # Blogger Miguel M. Ferreira

    O voto secreto é condição absolutamente necessária a uma democracia(e ai, Marcos, não podes estar mais errado)...mas como bem salientas não é condição suficiente!
    Quanto à minha democracia ela não é perfeita, é mais que certo. Alguem já o disse e repito-o, a democracia é o sistema menos imperfeito de organização da sociedade...mas não há dúvida alguma, e por mais que puxes pelos teus cabelos não o conseguirás, não existe um unico exemplo de sucesso que seja exemplo da "tua" democracia...se o houver demonstra-me e filio-me já no PCP.  

  15. # Blogger Marcos Couto

    Desculpem lá mas isto de existir a nossa ou vossa democracia não podia ser mais errado, a democracia é um conceito universal, e os conceitos universais, tais qual Socrates o definiu são unicos.
    Existe uma definição de democracia não varias, por isso não faz sentido em falarmos de democracias ocidentais, se o fiz algumas vezes foi por mero descuido, dve se ler pois politicasocidentais.
    Ora não existem várias democracias, existe uma. Vou vos dar um exemplo.
    Lasanha= massa rectangular de origem italiana.
    Ou seja não interessa se é Lasanha à Bolonhesa, ou Lasanha de Salmão, a Lasanha é a Lasanha é a massa e não o acompanhamento ou as natas e o queijo, Lasanha é a Massa. Se tal é verdade o mesmo o é a Democracia podem chama - la de ocidental, oriental, esquerda ou direita, mas ela é universal.  

  16. # Blogger Miguel M. Ferreira

    Marcos...ou me escapa alguma coisa (que é bem possível) ou eu ando a dizer o mesmo há muito tempo...a democracia é só uma!

    Apenas referi a "vossa" e a "nossa" como resposta aos teus comentários...mas penso que, tendo em atebnção esses conceitos universais (do qual o voto secreto é completamente imprescindivel), a democracia é um conceito universal  

  17. # Blogger Marcos Couto

    O Voto secreto nunca pode ser imprescidivel ora vejamos: Em paises abertamente não democratas o voto secreto também existia não existia?

    Ora como pode um conceito ser ao mesmo tempo utilizado para uma democria e para uma ditadura? Tal não é razão bastantes da sua propria negação?
    Ora:
    À democracia é imprescindivel o voto secreto.
    Ao Iraque (segundo a constituação antequem Saddam) é imprescindivel o voto secreto.
    O Iraque é uma democracia.

    Ora tal racicionio é falacioso, porque na realidade o Iraque não era uma democracia, contudo prova-se que o voto secreto não é condição a democracia.  

  18. # Blogger MMF

    vou-me repetir...o voto secreto é condição necessária mas não suficiente...é absolutamente imprescindivel...sem voto secreto não conheço democracia...se conheceres diz-me que eu não sei...  

  19. # Blogger Marcos Couto

    pois Miguel mas assimcomo tu conheces democracias com voto secreto eu conheço ditaduras com voto secreto...  

  20. # Blogger Miguel M. Ferreira

    é o qeu digo....mais uma vez...É CONDIÇÃO NECESSÁRIA MAS NÃO SUFICIENTE...OU POR OUTRAS PALAVRAS NÃO HÁ DEMOCRACIA SEM VOTO SECRETO MAS O VOTO SECRETO NÃO SIGNIFICA QUE HAJA DEMOCRACIA  

  21. # Blogger Marcos Couto

    Opiniões... a minha continua na mesma... o voto secreto não é condição à democracia. Primeiro porque a primeira democracia existente não tinha voto secreto em segundo porque o voto secreto é um veiculo utilizado em varios sitemas politicos muitas vezes antagónicos... e a meu ver os veiculos definidores de conceitos antagonicos não podem coexistir  

  22. # Blogger MMF

    Pois opiniões há muitas...mas é na prática que se veem as coisas...se fizeres o favor de me dizer uma democracia com voto não secreto agradecia.  

Enviar um comentário

Links to this post

Criar uma hiperligação


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health