Virtualidades


era digital

A forma como se faz jornalismo
Sou um crítico da forma como a comunicação social actua e faz jornalismo. Infelizmente, os factos continuam a proliferar. Ainda ontem, no programa de entrevista de Judite de Sousa a António Vitorino verifiquei a forma enviesada como os jornalistas actuam em Portugal, desta vez na pessoa de uma conceituada e reputada profissional da RTP. Estavam a comentar a eleição de Ségolene Royal como candidata do PSF às eleições presidenciais do próximo ano. Já todos sabemos que esta mulher de esquerda será a candidata favorita dos nossos media. António Vitorino, no seu estilo tentou, e a meu ver conseguiu, fazer uma análise distanciada destas eleições. Mas Judite de Sousa, a certa altura perguntou-lhe se "então nós devemos subestimar a candidatura de Nicolas Sarkosy?". Uma jornalista, coloca-se num dos campos e pergunta se eles devem subestimar a candidatura da direita. Como é possível que ela faça uma pergunta destas? Que António Vitorino prefira a candidata do PSF, é perfeitamente normal e até lógico. Mas uma jornalista, num programa de informação, colocar-se num dos lados da barricada deveria ser considerado bizarro. Não o é, porque já estamos habituados a este tipo de episódios. Os jornalistas, por muito que tentem, não conseguem esconder as suas opiniões pessoais. É pena, porque é o jornalismo que fica a perder...

1 Responses to “era digital”

  1. # Blogger Diogo

    «da forma como a comunicação social actua»:

    Target: USA – Alvo: Estados Unidos

    Durante um dia inteiro, a CNN fez um levantamento de todas as situações em que poderiam ocorrer ataques terroristas nos Estados Unidos, programa a que deu o nome de: «Target – America». Jon Stewart, do Daily Show, com um humor excepcional dá-nos os pormenores.

    Jon Stewart:
    - Portanto o que a CNN nos está a dizer é que somos vulneráveis em todo o lado. O perigo está circunscrito a localizações geográficas. Vocês sabem: lugares.


    Vídeo – 4:32m  

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health