As eleições … de 2008
O mais interessante na política americana será o início da corrida pelas eleições de 2008. A dois anos das eleições, começaram as movimentações, os nomes a surgir e a preparação para as eleições primárias.
Do lado republicano, dois nomes surgem à cabeça para liderar o partido em 2008: Rudolph Guiliani, o moderado ex Mayor de Nova Iorque, e John Mccain, considerado a alma do partido. Mas outros nomes aparecem como nomeáveis, como o Senador da Virgínia, George Allen ou o Governador de Massachusetts, Mitt Romney. No caso do Senador da Virgínia, as suas esperanças podem acabar hoje se não conseguir ser reeleito. Outros candidatos com hipóteses de ganhar e menos prováveis, seriam a Secretária de Estado, Condoleezza Rice, o Governador de Nova Iorque, George Pataki, ou o líder da maioria do Senado, Bill Frist.
No partido democrata, as coisas parecem menos dividas, com Hillary Clinton a liderar as preferências. Mas em política nada é assim tão simples. E há outros nomes que poderão surgir na corrida, como o Senador John Edwards, o Senador do Delaware, Joe Biden ou o Governador do Novo México, Bill Richardson. Barack Obama, Senador de Illinois poderá ser uma surpresa em 2008. Este poderá ser o primeiro negro a chegar a presidente dos Estados Unidos. Lembro-me de um discurso verdadeiramente arrebatador na Convenção de 2004, que o catapultou para o imaginário de muitos democratas americanos, e não só.
Estes são só alguns nomes, e surgirão outros. Mas, manhã, independentemente de quem ganhe as eleições legislativas, começa verdadeiramente a corrida para a sucessão de George W. Bush.
0 Responses to “mundo em movimento”