Virtualidades


mundo em movimento

As eleições … de 2008

Realizam-se hoje nos Estados Unidos as eleições intercalares legislativas. Apesar da recuperação republicana dos últimos dias, parece que os democratas vão recuperar o controlo do Congresso. Assegurada deve estar a maioria na Câmara de Representantes, mais intermitente parece ser a corrida pelo Senado. Se as coisas correm como esperado, o Presidente Bush terá o seu trabalho mais complicado pelo Congresso, mas isso não trará alterações significativas na sua política. O sistema político americano prevê muito poder na Presidência. A derrota de Bush representará, sem dúvida, um sério revés interno e será um duro golpe na sua Administração mas, recorde-se que em 1994 Bill Clinton perdeu as eleições intercalares, e isso não o impediu de renovar o seu mandato em 1996. A vida continuará, portanto, para Bush.

O mais interessante na política americana será o início da corrida pelas eleições de 2008. A dois anos das eleições, começaram as movimentações, os nomes a surgir e a preparação para as eleições primárias.

Do lado republicano, dois nomes surgem à cabeça para liderar o partido em 2008: Rudolph Guiliani, o moderado ex Mayor de Nova Iorque, e John Mccain, considerado a alma do partido. Mas outros nomes aparecem como nomeáveis, como o Senador da Virgínia, George Allen ou o Governador de Massachusetts, Mitt Romney. No caso do Senador da Virgínia, as suas esperanças podem acabar hoje se não conseguir ser reeleito. Outros candidatos com hipóteses de ganhar e menos prováveis, seriam a Secretária de Estado, Condoleezza Rice, o Governador de Nova Iorque, George Pataki, ou o líder da maioria do Senado, Bill Frist.

No partido democrata, as coisas parecem menos dividas, com Hillary Clinton a liderar as preferências. Mas em política nada é assim tão simples. E há outros nomes que poderão surgir na corrida, como o Senador John Edwards, o Senador do Delaware, Joe Biden ou o Governador do Novo México, Bill Richardson. Barack Obama, Senador de Illinois poderá ser uma surpresa em 2008. Este poderá ser o primeiro negro a chegar a presidente dos Estados Unidos. Lembro-me de um discurso verdadeiramente arrebatador na Convenção de 2004, que o catapultou para o imaginário de muitos democratas americanos, e não só.

Estes são só alguns nomes, e surgirão outros. Mas, manhã, independentemente de quem ganhe as eleições legislativas, começa verdadeiramente a corrida para a sucessão de George W. Bush.

0 Responses to “mundo em movimento”

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health