Virtualidades


mundo em movimento

US Elections 2008

Chegam-nos dos Estados Unidos novidades sobre o que poderá acontecer em 2008. Os media europeus são sempre bastante simplistas nas análises que fazem dos acontecimentos do outro lado do atlântico. Do lado Republicano, apesar dos moderados, e neste momento mais fortes candidatos do GOP, John Mccain e Rudy Guiliani, começa a surgir a forte possibilidade de uma terceira via com hipóteses reais. Newt Gingrich, o ex Speaker da Câmara dos Representantes, apareceu esta semana na Fortune com um discurso em que, segundo alguns analistas, surge como potencial candidato a 2008. Por outro lado, o ainda Governador do Massachusetts, Mitt Romney, saiu a terreiro para criticar John Mccain sobre a sua posição sobre o casamento de homossexuais, e afirmar-se como o verdadeiro representante GOP: "I’m a conservative Republican", disse Romney. A esta distância parece-me que, a não haver alterações inesperadas, o candidato republicano sairá da dupla Mccain-Guiliani. Mas, um terceiro candidato, mais identificado com a ala mais à direita do GOP, poderá ter uma palavra a dizer nesta contenda. Romney, Gingrich ou outro, poderá ser esse candidato.

Do lado democrata, a nova estrela da política americana, Barack Obama, continua a granjear apoios pelo país. Na segunda feira, Obama pediu uma retirada progressiva no Iraque, criticando o Presidente Bush por ter levado os EUA para uma guerra que, segundo as suas palavras: "would require an occupation of undetermined length, at undetermined cost, with undetermined consequences." O Senador do Illiniois está neste momento a promover o seu livro pelos Estados Unidos, "The Audacity of Hope: Thoughts on Reclaiming the American Dream." A revista TIME colocou-o na primeira página com o título "Why Barack Obama Could Be The Next President." Portanto, poderá estar neste homem o primeiro grande obstáculo à Senadora Clinton para chegar à Casa Branca. (claro que para grande parte da Europa, ela já terá ganho as eleições de 2008)

Sondagens
Na ultima sondagem publicada, a senadora Clinton liderava as intenções de voto para a nomeação democrata com 33%, seguida de Obama por 15% e Jonh Edwards por 14%. No lado Republicano, Guiliani liderava com 33%, Mccain seguía de perto com 30% e com 9% apareciam Newt Gingrich e Mitt Romney. Num hipotético confronto, Mccain vencia Clinton com 48%-43%, e surgia um empate entre Clinton e Guiliani, ambos com 46%.

0 Responses to “mundo em movimento”

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health