Virtualidades


política à portuguesa

Os polícias do pensamento
Os radicais do BE voltaram a atacar. A deputada Helena Pinto considera lamentável que o Blogue do Não tenha ligações à extrema-direita. Será que ainda há paciência para aturar estas posições radicais da Extrema Esquerda? Será que a luta pelo SIM à IVG se resume a isto? Será que eles querem mesmo que o SIM ganhe? Será que a deputada Helena Pinto fará o mesmo comunicado em relação ao Bichos Carpinteiros?
Eu também tenho links à extrema esquerda. Não me considero conivente com estas ideias. Mas considero que as pessoas que as escrevem tem qualidade de argumentação e são importantes para um debate saudável. A liberdade de expressão é isso mesmo: defender as suas ideias, por muito incómodas que possam ser. Ao criticar o Blogue do Não desta forma, o BE faz de polícia de pensamento, coisa normal nos regimes que defenderam no passado. Pelas pessoas que estão neste blogue, é impensável sequer pensar que têm alguma coisa a ver com a xenofobia, o racismo ou o PNR.

PS: Eu não tenho links de extrema direita, pois não considero válidas as suas ideias nem sequer a sua qualidade na argumentação. Não me associo a estes radicais, pois nem sequer os considero. Mas a sua existência deve ser defendida numa sociedade de liberdade de pensamento e de expressão. A liberdade deve ser exercida por todos, mesmo por aqueles com os quais discordamos radicalmente.

2 Responses to “política à portuguesa”

  1. # Anonymous Anónimo

    Nuno,
    Nunca prestei a atenção devida aos links que aqui existem para outros blogues, por isso não sei quais as ideologias que defendem, nem o grau de maior ou menor radicalismo ou extremismo que deles advêm.
    Assim, desconhecia por completo a inexistência, indo de acordo ao que afirmas, de blogues, afectos à extrema direita, onde haja qualquer nível de argumentação, ao contrário do que acontece com os blogues coniventes com a extrema esquerda, ainde de acordo com o que dizes.
    "Eu não tenho links de extrema direita (...) Não me associo a estes radicais, pois nem sequer os considero."
    Concordo plenamente contigo em relação à extrema direita, mas também não consigo considerar a extrema esquerda.
    Qualquer tipo de extremismo é assaz prejudicial a um regime democrático.  

  2. # Blogger Nuno Gouveia

    João,

    Eu considero a extrema esquerda no mesmo nível da extrema direita. Contudo, ao referir blogs que contam com pessoas como o Daniel Oliveira, a Joana Amaral Dias, que são pessoas do BE e da extrema esquerda apenas quis referir que não estão ao nível do PNR ou de afectos. Não defendem o ódio nem a violência. Considero também pertinente a existência de liberdade de pensamento. Portanto, temos de conviver com os radicais, da direita ou da esquerda.
    A diferença é que com alguns gostava de ter uma boa discussão, com outros apenas os gosto de ver pelas costas.
    Mas repito, rejeito os extremismos de qualque um dos lado.  

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health