Virtualidades


era digital

O novo censor
Daniel Oliveira, aka António Ferro, defende que é uma vergonha a RTP passar um documentário sobre Salazar, onde é defendido que afinal, o ditador não teria sido assim tão mau. Pelo que vi do documentário, contém apenas uma visão da história, da qual eu discordo. Salazar não foi tão mau como dizem, mas não se pode branquear os 40 anos da ditadura repressiva que Portugal teve.
Mas atitudes destas não ficam bem num senhor que se diz adepto da democracia e da liberdade. Aliás, como bem refere, quando passou o obscuro vídeo "loose change", houve muita gente que ficou indignada pela passagem do referido vídeo, que não passou uma, mas pelo menos quatro vezes. Além de que não se pode comparar um documentário com valor histórico, se bem que parcial e intelectualmente desonesto, com um pseudo-documentário de uns "putos" canadianos.
Para o bem ou para o mal, a RTP decidiu brincar com a história de Portugal. Agora que assuma as consequências.

PS: Prevejo que quando passar o documentário sobre Álvaro Cunhal, com uma visão parcial e "fantasiada" da sua vida, que tenha a mesma indignação. Não acredito que o dito documentário vá referir o Estalinismo de Cunhal, o seu apoio "cego" ao regime totalitário da União Soviética ou a tentativa de impor uma "democracia" popular em Portugal.

2 Responses to “era digital”

  1. # Anonymous Anónimo

    Posso estar enganado mas parece-me que em todos os documentários alusivos aos Grandes Portugueses vão omitir o mais possível os aspectos negativos dos 10 finalistas, o que acabará por desvirtuar a história. Eu não vi o documentário sobre Salazar porque não me despertou nenhuma curiosidade mas, se no programa que vai transmitir sobre Álvaro Cunhal, a RTP escamotear as facetas negativas do dirigente histórico do PCP, será que Daniel Oliveira vai-se mostrar tão indignado? Um foi um ditador, o outro sonhava sê-lo e não faltou muito para isso.  

  2. # Anonymous Anónimo

    «Um foi um ditador, o outro sonhava sê-lo e não faltou muito para isso.»

    E esse pouco faz toda a diferença. Pelo menos para quem sofreu as consequências da ditadura.  

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health