Virtualidades


'Huckacide'?

Este é o nome de um artigo de Rich Lowry publicado no National Review Online e espelha bem o sentimento que grassa em certas hostes Republicanas.

Em 2004 Howard Dean liderou as sondagens democratas durante grande parte da campanha. Até a realização do Caucus do Iowa. Depois, foi o descalabro que se viu. Mas a possibilidade de obter a nomeação representou para milhares de republicanos uma falsa esperança que a vitória de George W. Bush iria ser bem mais fácil que o esperado. O radicalismo de Dean seria presa acessível para Bush. O establishment democrata percebeu isso e tudo fez para nomear John Kerry. Acredito que o discurso optimista e positivo de John Edwards talvez tivesse tido melhor efeito para os Democratas.

Em 2008, a possibilidade do GOP nomear Mike Huckabee está a deixar certos sectores do GOP em grande alvoroço. A elegibilidade de Huckabee é algo que poucos acreditam.

Para um candidato republicano é muito importante ter o apoio da direita religiosa. Ela compreende cerca de 1/3 dos eleitores nas primárias republicanas. Mas não é preciso fazer parte dela. George W. Bush teve o apoio dos evangélicos, mas nunca foi um evangélico. Bob Dole não era um evangélico. George H. Bush e Ronald Reagan também não. Os eleitores moderados e independentes desconfiam da direita religiosa. As posições fundamentalistas em relação a temas como o aborto ou os direitos dos homossexuais afastam estes eleitores, que são essenciais para qualquer candidato vencer. Em princípio, qualquer candidato republicano terá o apoio dos evangélicos numas eleições gerais. Mike Huckabee, ele próprio, é um evangélico. Foi Pastor Batista, antes de entrar para a política. Na década de 90, teve declarações sobre a SIDA e os homossexuais que o colocam próximo dos fundamentalistas cristãos. Será difícil voltar atrás nestas posições. Huckabee já disse que não é um Flip-Flopper. Por fim, é um crente convicto do criacionismo, em contraste com a teoria da evolução de Charles Darwin. Os democratas neste momento devem sonhar com a sua nomeação

Nos outros vértices republicanos, Mike Huckabee também não parece colher muita admiração. Nas questões fiscais, tem um histórico de aumento de impostos no Arkansas e o seu populismo económico assusta os fiscal conservatives. Neste artigo da Bloomberg, estão várias declarações que demonstram bem o estado de espírito de alguns republicanos. David Hedley, da firma Donaldson Lufkin & Jenrette, de Wall Street, que angariou mais de 100 mil dólares para George W. Bush disse que “ele é um tipo de populista, e isso não resulta muito bem em Wall Street”. The Club for Growth, uma organização que defende o corte de impostos e muito influente entre os republicanos, desenvolveu uma campanha contra Huckabee no Iowa e Carolina do Sul. Pat Toomey, antigo congressista da Pennsylvania e presidente do Clube disse que “Mike Huckabee não é um conservador na economia, ele é o único candidato republicano que é realmente liberal nos gastos federais”. A economia é desde sempre um campo onde os republicanos conseguem obter ganhos consideráveis. O individualismo, o mérito e o sucesso empresarial fazem parte dos genes da sociedade americana.

Por fim, existe a política externa de Mike Huckabee. No artigo que escreveu na semana passada para a Foreign Affairs, as suas críticas à Administração Bush não caíram bem na base republicana. George W. Bush é um presidente impopular, mas os republicanos continuam unidos em torno do presidente. E a política externa agressiva do Partido Republicano tem ainda muito apoio popular nos Estados Unidos. Basta verificar a retórica dos candidatos democratas, que apesar de terem adoptado um discurso contra a impopular guerra do Iraque, não ousam ter uma linguagem muito diferente no resto dos assuntos de Segurança Nacional. Um candidato presidenciável não pode negligenciar este papel. Barack Obama já falou em bombardear países com bombas nucleares, se tal fosse preciso. E Mike Huckabee aparece nesta corrida como uma “pomba”. O eleitorado americano não irá eleger que se mostrar fraco para lidar com ameaças externas. E Huckabee é o elo fraco dos republicanos nesta matéria.

*texto publicado no Eleições Americanas de 2008

Etiquetas:

0 Responses to “'Huckacide'?”

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health