Virtualidades


Boicote aos Jogos Olímpicos?

Detesto o regime chinês. Lembro-me de ter ficado extremamente zangado com a atribuição dos Jogos Olímpicos de 2008 a esta ditadura miserável.
Mas seria trágico para o desporto, porque é disso que se trata, se as democracias ocidentais decretassem um boicote aos Jogos. Pode e deve haver medidas simbólicas de protesto, como a possível ausência de Nicolas Sarkozy à Cerimónia de Abertura. Os atletas mais importantes deverão utilizar o seu estatuto para humilhar, se for preciso, as autoridades chinesas, pela repressão imposta aos seus cidadãos. Os jornalistas que vão cobrir o evento deverão também usar a sua liberdade, coisa rara na China, para informar o mundo da realidade e do sofrimento dos chineses.
E claro, a questão tibetana deverá ser promovida, com objectivo de melhorar as condições no Tibete anexado. A China está amarrada à comunidade internacional até ao fim dos Jogos. O mundo deverá utilizar esta relação para provocar mudanças radicais no gigante asiático. Um boicote apenas serviria para estragar os jogos, retirar a alegria ao povo chinês, que não merece o seu governo e claro, arruinar com os sonhos de milhares de atletas. O erro foi atribuir os Jogos Olímpicos a uma ditadura. Agora é tarde para alegar que os direitos humanos não são respeitados na China. Nunca o foram.

Sobre esta tema:
Gabriel Silva, Boicotes IV e João Miranda, Boicotes, no Blasfémias

Etiquetas: , ,

0 Responses to “Boicote aos Jogos Olímpicos?”

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health