Virtualidades


Depois do Mississippi *

mississippi.jpg
Mais uma vitória esmagadora de Barack Obama no estado do Mississippi. Não se pode dizer que os números são surpreendentes, pois estávamos à espera de um resultado desta dimensão. Em termos de delegados, Obama acrescenta mais seis à vantagem que já detinha sobre Hillary Clinton e parte para as próximas semanas em posição auspiciosa.

Depois das vitórias de Hillary Clinton no Ohio, Rhode Island e Texas (aqui não foi bem uma vitória, pois perdeu o Caucus e acabou por sair com menos delegados), alguns dos seus apoiantes esperavam que o “momentum” continuasse nas primárias seguintes. Mas os dois estados que se seguiram eram claramente favoráveis a Obama: Wyoming, caucus e situado nas montanhas rochosas – Obama country; e Mississippi, estado com grande comunidade afro-americana. Depois destas eleições, Hillary vai sair do mês de Março com menos delegados que tinha no final de Fevereiro, o que na sua situação é preocupante. A sua candidatura, depois das derrotas de Fevereiro, sempre tinha defendido que em Março é que iria ser, com grandes vitórias e recuperação na contagem de delegados. Isso não aconteceu.

Sejamos claros: Hillary não tem grandes hipóteses de obter a nomeação. Mesmo nos Superdelegados, cada dia que passa, Obama tem vindo a somar no número de apoios. Mesmo que Hillary recupere cerca de 20/30 delegados na Pennsylvania, vai continuar muito atrás. A sua única hipótese? Michigan e Florida. Se estes estados não repetirem as eleições, podemos ter a certeza que Hillary vai para casa. Aliás, para o Senado.

* Publicado no Eleições Americanas de 2008

Etiquetas: ,

0 Responses to “Depois do Mississippi *”

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health