Virtualidades


Dia Europeu sem Carros

Mesquita Machado, decidiu que a cidade de Braga não vai aderir o dia Europeu Sem Carros, no próximo dia 22 de Setembro.

Nesta questão específica do Dia Europeu sem carros, tenho de discordar do vosso texto, sendo talvez a primeira vez que concordo com Mesquita Machado. Não porque concorde com as razões apontadas, mas porque discorde pelo princípio do evento.

O Dia Europeu sem Carros sempre me pareceu mero folclore político, sendo um dia em que havia menos produtividade, um dia de festa e imagens bonitas para os meios de comunicação, e depois voltava tudo ao mesmo. Havia sempre momentos de grande projecção mediática para os media, mas no dia seguinte voltava tudo ao mesmo.
Sem dúvida considero pertinente retirar os carros dos centros das cidades, e que devem ser seguidas políticas efectivas neste sentido. Em Portugal tenta-se sempre conseguir boas imagens para o media, mas quando passamos para a realização de políticas específicas, ficamos sempre pelas palavras bonitas.

Do conhecimento pessoal que tenho de algumas cidades europeias, nós estamos ainda muito atrás em termos de desenvolvimento sustentado em termos de transportes. É evidente que não é apenas na questão do tráfego automóvel que estamos atrás. Dentro da questão particular, lembro-me do exemplo de Praga, que tinha um sistema fantástico de transportes públicos, não havendo a mínima necessidade de utilizar o automóvel. Estivemos lá durante 5 dias e o carro esteve sempre estacionado.

Enquanto a mentalidade dos políticos não mudar, vamos continuar a ter este tipo de desenvolvimento que temos na cidade de Braga. Mas não seria este tipo de actividades festivas que iriam mudar este cenário. Só com novas políticas e novas mentalidades é que teremos um desenvolvimento diferente...

0 Responses to “”

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health