Virtualidades


Economia: Euro face ao Dólar

Após uma breve quebra no meio do mês de Janeiro, o Euro voltou a subir o seu valor em relação ao Dólar no decorrer destes últimos dias (1 Euro = 1,26 Dólar). Isto até poderia ser bom para os países que aderiram à moeda única, não fosse o facto de actualmente a economia dos doze (os quinze actuais membros da União, com excepção do Reúno Unido, da Suécia e da Dinamarca) ainda se encontrar estagnada. Segundo a opinião de vários economistas e seguindo também os dados apresentados pelos indicadores económicos mundiais, a melhor forma de acelerar a recuperação da economia europeia seria através de uma diminuição do valor do Euro. Esta acção (que poderia ser apenas realizada pelo Banco Central Europeu) provocaria um aumento imediato das exportações na Zona Euro, e consequentemente um relançamento da produção e também da confiança dos consumidores.
O que tem que ser aqui explicado, é que a moeda é um bem como outro qualquer, e que está naturalmente sujeito à lei da oferta e da procura, isto é, quanto maior for a procura de Euros no mercado mundial, maior será o seu valor em relação às outras moedas. Ao invés, o Banco Central Europeu pode aumentar a quantidade de Euros existentes no mercado (através da sua criação) provocando assim uma maior oferta de moeda e logicamente uma depreciação do valor da moeda europeia.
No entanto, e relembrando as palavras do Sr. Trichet (Presidente do Banco Central Europeu), após uma recente reunião com os Ministros das Finanças dos Países da Zona Euro, onde afirmou que “o que procuramos actualmente é uma estabilidade do Euro”, fico um pouco preocupado pois desta forma a recuperação económica da Europa será mais lenta do que o previsto.
O que temos que compreender é que nesta altura uma alta do Euro é prejudicial para o relançamento da nossa economia.
No entanto, e se olharmos para o outro lado do Atlântico, vemos que a estratégia adoptada pelo Sr. Bush e pelo Sr. Greenspan (Presidente da Reserva Federal Americana) é exactamente oposta ao plano europeu.
Os Estados Unidos encontram-se actualmente em graves dificuldades para pôr a sua economia em marcha, pois deparam-se com uma enorme taxa de desemprego e com um défice orçamental avultadíssimo (em muito agravado pelas políticas do Sr. Bush).
É por este facto, e por se encontrar certamente em período eleitoral, que o actual Presidente dos Estados Unidos se vê “obrigado” a uma única solução, depreciar o valor do dólar, tornando a sua economia mais apelativa, aumentando as exportações e consequentemente a produtividade, no fundo, criando mais emprego e melhores condições de vida para os seus concidadãos.
Será que os nossos líderes estão conscientes daquilo que estão a fazer?
É uma reflexão interessante, e que deixo à vossa consideração.

0 Responses to “”

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health