Virtualidades


Debate de Gondomar


O Major Valentim Loureiro, bem ao seu estilo petulante e arrogante, veio defender o indefensável neste debate da SIC Noticias. Quem vive em Gondomar sabe bem que o seu trabalho em prol do concelho foi quase nulo, pois nunca por lá andou. Gondomar continua o concelho mais atrasado da área metropolitana do Porto, com taxas de desemprego elevadíssimas, com acessibilidades reduzidas, sendo apenas um mero dormitório da cidade do Porto, sem capacidade de atracção de investimento, e com um boa parte do concelho extremamente pobre, ao nível de algumas zonas rurais do interior do país. Ao seu estilo de ditador, e com José Luís Oliveira, seu número dois e também arguido do processo Apito Dourado, geriu a Câmara como um centro de negócios imobiliários, de duvidosos interesses, apostando num caos urbanístico, bem ao jeito do que Paulo Morais recentemente denunciou. Neste debate foi tudo aquilo que estamos habituados, mentiroso, caluniador, arrogante, e mal educado. Portou-se ao nível de Avelino Ferreira Torres, mostrando o seu carácter verdadeiramente demagógico e populista. Espero que os Gondomarenses tenham a sensibilidade de não ir atrás do show off, e escolher a única candidatura da credibilidade e de trabalho, a coligação do PSD/PP. Bem sei que será uma tarefa colossal, mas Gonçalves Pereira demonstrou ter estofo para enfrentar o Major Valentão.

8 Responses to “”

  1. # Blogger Pedro

    Não conheço Gondomar para qualificar a obra de Valentim Loureiro, mas não me surpreende que a sua actuação fosse de estilo ditatorial.
    No entanto, no debate da SIC-Notícias, as alternativas pareceram-me bastante frágeis: o candidato do PSD tinha que ter sempre a cábula ao lado, o do PS pensa que o turismo é o escape para tudo e o da CDU é o que se sabe...
    Assim, Valentim tem a passadeira colocada à frente para mais uma vitória...  

  2. # Anonymous Anónimo

    O que vale, é que quem é de Gondomar sabe que isto é um grande disparate. Quem houve as acusções de que o Major nunca lá está e vive em Gondomar, ri-se! Porque o vê e o vê a trabalhar todos os dias! Quem houve que Gondomar está na mesma, ri-se! Porque sabe e sente que não. Quem é de Gondomar sabe o que lá se passa. O mais impressionante é que pessoas que nem sabem onde fica Gondomar continuem a falar sobre coisas que desconhecem totalmente.
    http://valentimloureiro.blogs.sapo.pt/  

  3. # Anonymous Anónimo

    O que é que os outros têm e Gondomar não tem

    1º Um Presidente de Câmara que vá á CM de Gondomar, este só vai uma vez por semana.

    HOSPITAL ( Espinho; Matosinhos; Porto; Póvoa; Valongo; Vila do Conde; Gaia )

    ENSINO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO OU POLITÉCNICO ( Espinho; Matosinhos; Maia; Porto; Póvoa; Valongo; Vila do Conde; Gaia )

    HOTEL ( pelo menos “unzinho” ) ( Espinho; Matosinhos; Maia; Porto; Póvoa; Vila do Conde; Gaia )

    BIBLIOTECA MUNICIPAL- rede oficial-( Espinho; Matosinhos; Maia ; Porto; Póvoa; Valongo; Vila do Conde; Gaia

    MUSEU ( Matosinhos; Maia; Porto; Póvoa; Valongo; Vila do Conde; Gaia )

    E ESTE ANO TAMBÉM NÃO VAMOS TER METRO.

    Alguém anda a enganar os Gondomarenses, afinal de contas, estruturas essenciais para a qualidade de vida da população existem nos concelhos limítrofes mas não em Gondomar.
    Parece que afinal as outras câmaras conseguem fazer mais que a dupla Valentim-Oliveira em 12 anos.  

  4. # Blogger PensarGondomar

    Desde a sua 1ª candidatura em 1993, Valentim Loureiro prometeu que ia tirar Gondomar da cauda da área metropolitana. Uma das promessas foi a requalificação e aproveitamento turístico de toda a zona marginal do rio Douro. Sem dúvida que estava a falar o que qualquer pessoa sensata diria. A margem do concelho junto ao rio Douro é uma das áreas com mais potencial de atrair investimento turístico e de criação de milhares de postos de trabalho sendo também uma fonte de receitas para o concelho. Em 1999, Valentim Loureiro garantiu que havia um plano, o plano Millenium, que faria a recuperação e requalifiacação da orla fluvial do Douro. Em 2001 consegiu que o seu amigo Sócrates , então ministro do ambiente, contemplasse Gondomar com um plano POLIS, que iria fazer intervenção na área ribeirinha do concelho, entre as freguesias de Valbom e a da Foz-do Sousa.
    Passaram 12 anos desde a sua chegada, já disse “ eu faço faço mesmo” já disse “ eu não prometo, eu comprometo-me”, disse que fazia o plano Millenium, comprometeu-se com o Polis, mas quem vem do Porto e chega a Gondomar o que é que vê na marginal do Douro?
    Isto:

    Prédios enormes que tapam a vista do Douro Lixo nas bermas da estrada e nas praiasPatrimónio histórico votado ao abandono
    Praias fluviais sujas, com maus acessos, sem estruturas de apoioE também se pode descortinar que do outro lado do rio, a praia tem um areal ajeitado e limpo com as estruturas de apoio necessárias (casas de banho, bares, zonas desportivas, etc) , só que na outra banda é o concelho de Gaia.  

  5. # Blogger PensarGondomar

    Uma pessoa que viva em Gondomar tem apenas 50 por cento de hipóteses de encontrar trabalho no seu concelho. Ao contrário de Matosinhos ( concelho com nº de pessoas activas similar a Gondomar, 78836 em Matosinhos contra 78030 em Gondomar ) que consegue oferecer 90 por cento de probabilidade de se arranjar emprego no próprio concelho.


    Quase 40000 pessoas residentes em Gondomar têm que diariamente se deslocar para fora da área de residência porque em Gondomar não encontram trabalho.
    A agravar junta-se que cada deslocação casa/trabalho de cada Gondomarense demora em média 33 minutos, que é o dobro do que acontece na Póvoa do Varzim.  

  6. # Anonymous Anónimo

    A Câmara Municipal entendeu promover um concurso para a construção e exploração de um parque de estacionamento público em Gondomar S. Cosme. Acontece que a empresa a quem foi adjudicada a construção e exploração do parque pelo prazo de 50 anos, conseguiu que fosse permitido construir à superfície cerca de 1000 m2 de lojas. Ao que parece essas lojas seriam para ser vendidas ou cedidas para espaço comercial, tanto é que houve um comerciante que tendo alegadamente comprado um dos espaços disponíveis, denunciou nos jornais locais que teria um prejuízo de milhares de contos com o congelamento ou resolução do contrato. Porquê?
    Porque apesar da câmara não se ter oposto ao negócio, o PDM não permite a construção de estabelecimentos comerciais no local. Solução do imbróglio , a Câmara de Gondomar fez um contrato com a empresa, que fez o parque e os 1000 m2 de construção à superfície, de compra dos 1000 m2 à superficie pela módica quantia de 400.000 contos ( 2 milhões de euros) para, alegadamente, instalar lá serviços da Câmara.
    Mais uma vez a câmara desbarata dinheiro pois jamais devia ter aceite um contrato de concessão que englobasse clausulas que pudessem contrariar o PDM, e depois do problema estar criado, foi com dinheiro dos Gondomarenses que limparam a borrada que fizeram .

    PS: Parque e lojas reverteriam para património da Câmara ao fim de 50 anos, por terem sido construídos em local público e o contrato de concessão assim o determinava.  

  7. # Anonymous Anónimo

    PG – Está a ser irónico e a referir-se ao facto de a filha do major fazer parte da lista para a Câmara?
    VS – O que eu acho é que os gondomarenses têm que estar atentos ao que se passa a nível político e desportivo. Quem tem que pôr ordem nisto é o povo, não são os candidatos. Há aí um cartaz que diz que “em Gondomar mandam os gondomarenses”. Errado! Quem manda em Gondomar são os Saddams, não são os gondomarenses, porque estes ainda andam com os olhos meio fechados. Mas as pessoas não podem ter medo de falar porque o Saddam de Gondomar já caiu. Caiu e não faz mal a ninguém! Toda a gente sabe quem é o Saddam que caiu... "


    A entrevista integral em:
    http://progressogondomar.com/content/view/130/40/  

  8. # Blogger Nuno Gouveia

    Reparo com agrado que este comentário que inseri trouxe alguma discussão para este blog. Apesar de não ser Gondomarense de nascença, vivo neste concelho há 17 anos, e como tal sinto-o como meu. A verdade é que o Major, em 1993 trouxe uma áurea de esperança para todos aqueles que estavam fartos de viver no concelho mais atrasado da área metropolitana do Porto. Passados 12 anos, apesar de algumas melhorias, continuamos na mesma situação. Soube através aqui alguns dados interessantes sobre Gondomar através do Pensar Gondomar e do leitor anónimo. Por outro lado, gostaria que as pessoas se identificassem quando fazem comentários, para poder haver uma troca de comentários mais justos.
    A verdade é que a política não pode continuar nas mãos destes populistas e demagógicos. Não somos um país da América latina, onde quem berra mais é quem ganha. Há muita gente em Gondomar que pensa da mesma forma, mas que tem medo de afrontar o Major. Eu, militante do PSD, desde já há muito que andava descontente com o rumo que Gondomar estava a ter. Sou apoiante da primeira hora do Dr. Gonçalves Pereira, e vou continuar assim até ao fim.

    Por outro lado, pedia autorização ao anónimo que forneceu os dados estatísticos sobre gondomar, para os publicar neste blog, em forma de post. Se puder se identificar ainda melhor. Obrigado  

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health