Virtualidades


Impressões Autárquicas IV

Braga
Mesquita Machado hoje deve ter acordado mal disposto. O Diário do Minho, jornal local ligado à Igreja, mas nem por isso opositor ao dinossauro autárquico, publicou uma sondagem da IPOM, que coloca o candidato da coligação PSD/PP/PPM a apenas 3% da candidatura do PS. Assim, Mesquita Machado aparece com 34,9%, Ricardo Rio com 31,9% e com 16% de indecisos. Nesta fase adiantada da campanha, poderá significar que Mesquita Machado finalmente vai estar em perigo? Braga, para quem a conhece é o paraíso dos construtores civis e de outras situações menos claras. A ser credível, esta sondagem pode significar que o poder de 30 anos de Mesquita Machado à frente da CM de Braga estará a chegar ao fim... O que só pode nos fazer sorrir...

7 Responses to “”

  1. # Anonymous Anónimo

    Meu caro, a mim, bracarense, não me faz rir... é muito fácil falar de fora... 30 anos de facto é muita coisa e causa inveja a muita boa gente que quer o poder pelo poder... E as críticas são sempre as mesmas: construção civil. É claro que em Braga se cometeram atrocidades, as quais como bracarense que ama o seu património, me indignaram profundamente. Mas será este problema exlusivo de Braga? O ordenamento do território e o urbanismo não serão um problema nacional? Acho que está à vista de todos... Quanto à corrupção, é fácil lançar boatos sobre um autarca que gere um município há 30 anos... Se se vierem a comprovar apenas posso dizer que espero que a justiça seja feita e que ele seja condenado pelos crimes cometidos. Entretanto, como cidadão que presa os valores da liberdade, igualdade e solidariedade, apenas posso presumir inocência. Mas o mais importante é reconhecer a obra feita, e nisso meu caro, Braga está numa situação ímpar comparada com os concelhos vizinhos e com a maior parte das cidades deste país. Em Braga um jovem ainda pode comprar uma casa devido aos baixos preços praticados comparativamente à mais importantes capitais de distrito. Em Braga o abastecimento de água pública e o saneamento básico estão quase a 100% (Basta dar uma volta pelo Minho e perceber a diferença para os restantes concelhos). Em Braga existe um pré-escolar público em todas as freguesias do concelho (Onde existe paralelo em Portugal?). Braga foi das primeiras cidades do país a ter uma empresa de transportes públicos e das primeiras a introduzir autocarros a gás. Em termos de acessibilidades recomendo apenas uma visita (Não há nenhuma capital de distrito em Portugal tão bem servida...). É possivel fazer melhor? Claro que sim! Mas acho que atribuir um pouco de mérito a quem desenvolveu uma cidade, que à 30 anos era a parente pobre do fascismo, não fica nada mal.  

  2. # Anonymous Anónimo

    Mete a mão na consciência e vê se conseguias fazer melhor...  

  3. # Anonymous Anónimo

    eu proprio que o diga, não sou bracarense mas eu ja trabalho aí há quase 10 anos aí, e vi um grande crescimento ao nivel da cidade... e vi a cidade a crescer cada vez mais era que eu precisava no meu concelho... Isso é que é um presidente, pensa no nosso concelho e melhora-lo... Acho que ele merece mais manda-tos foi ele que melhorou a cidade ao longo destes anos... Se mudarem de presidente a população ira arrepender-se....  

  4. # Anonymous Anónimo

    Tenho pena que assim seja mas o povo escolheu e o homem vai lá estar para mais um mandato. Devo dizer que sou bracarense e comentários como os que acima foram postados deixam-me preocupado. Braga cresceu? Cresceu muito e mal ao ponto se ser uma referência corrente na Faculdade de Arquitectura do Porto como um exemplo de péssimo urbanismo. Casas baratas? Pudera em Braga existem prédios (se assim lhes podemos chamar) praticamente vazios. Visitem alguns prédios da região do Hipermercado Feira Nova e no Vale de Lamaçães - são pisos completos totalmente vazios. E continuam a construir, não é? Porque será? Quem ganha com isso?
    O homem não é corrupto? Pode ser, até prova em contrário é um cidadão como outro. Agora expliquem-me lá como com o ordenado de Presidente de Câmara (ele não vem duma família de posses) alguém compra uma farmácia para a filha, o Café Astória e o Colinatrum para o filho, tem a casa que tem, tem os carros que tem, quintas etc etc. Ganhou o Euromilhões???
    Hoje por curiosidade dei uma volta de carro pelo centro de Braga após terem sido anunciados os primeiros resultados. Nunca tive bem noção de quem afinal votava no Mesquita em Braga. A grande maioria das pessoas que conheço em Braga abomina este Presidente e o que é certo é que ele já não ganha nas principais freguesias há alguns anos. Imagino que quem vota nesse senhor são as pessoas que raramente vêm a Braga e ficam impressionadas com uns tuneis e um shopping. Contudo, a grande fatia dos votos é concerteza daqueles que têm grandes interesses em que esta situação se mantenha - construção civil à cabeça. Eu posso dizer que já desisti de me aborrecer com Braga pois sinto que cada vez é uma cidade menos minha. É uma pena...  

  5. # Anonymous Anónimo

    Só mais um ponto na continuação do meu comentário de cima. Não sigo o cenário político com particular atenção nem tenho nenhuma côr partidária. Conheço o Ricardo Rio e, pelo que conheço, penso ser uma pessoa bastante honesta e profissional. Contudo, admito que ainda não tem o peso necessário para conquistar uma Câmara que está há 30 anos nas mesmas mãos. Penso que caso a coligação apresentasse uma figura de peso, facilmente ganharia esta Câmara há já várias eleições. Julgo que faria afluir às urnas grande parte da abstenção.
    Imagino contudo que nem todos estejam dispostos a se candidatarem à Câmara de Braga e arriscarem-se a governá-la no actual pântano de intertesses que está instalado. Está entregue à bicharada....  

  6. # Anonymous Anónimo

    Digamos que tem um circulo de conhecimentos impressionantes (conhece o Ricardo Rio, a maior parte das pessoas em Braga abominam o Mesquita Machado) para quem não segue cenários politicos nem tem cores partidárias.
    Considerando que o Mesquita Machado ganhou no concelho de Braga, podemos concluir que as restantes freguesias são menos importantes e que têm um conjunto de pessoas com interesses na contrução cívil. É fazer um estudo.

    Curiosamente, num concelho vizinho houve uma caravana pelas freguesias no dia 05/10 com um elevado nº de camiões de empreiteiros.. Seria coincidência.  

  7. # Anonymous Anónimo

    Confesso que não entendi nada deste último post...se calhar é por ser Domingo e eu estar relaxado. Contudo, já li algumas vezes e continuo sem entender nada...  

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health