Virtualidades


A terceira via

Começa a ganhar força dentro do PSD uma ideia que defendo há muito tempo. Marques Mendes não é solução para o partido. A oposição interna, resume-se a Luís Filipe Menezes, que també não é opção. O PSD, se desejar chegar a 2009 com sérias hipóteses de disputar as eleições, tem mudar de liderança. O Expresso dá hoje conta disto mesmo: muita gente começa a suspirar por uma terceira via. O nome de José Pedro Aguiar Branco é o mais referenciado do momento. Rui Rio, outro putativo candidato, parece querer terminar o excelente mandato que está a realizar e esperar mais uns anos até se lançar para a liderança do PSD.
O maior problema para esta hipotética terceira via, será o controlo que Luís Filipe Menezes e Marques Mendes detêm no aparelho do partido. Desde 2005 a lutar entre si pelo controlo interno, eles dominam a maioria das estruturas locais e distritais do partido. Mas mesmo aqui haverá esperança para Aguiar Branco. Há um claro sentimento de descrença na actual liderança, e também na oposição interna existente. E Pedro Aguiar Branco teria vários aliados de peso: personalidades conhecidas do PSD que estão descontentes mas não se revêem em Menezes. E aqui, a esmagadora maioria tenderia a apoiar uma terceira solução. Com eleições directas, e não menosprezando o poder dos caciques locais, José Pedro Aguiar Branco poderia ter o apoio de milhares de militantes anónimos que não participam na vida interna do partido. Uma boa campanha poderia acordar estes militantes que estão afastados do partido, mas não faltariam à chamada de um candidato a líder com novas ideias e com novas caras no seu projecto. A política deve ser feita de renovação, e é tempo do PSD dar este passo. Com Menezes e com Mendes, estão os mesmos de sempre.
Nas próximas eleições do PSD, que poderão ser brevemente ou não, dependendo dos resultados de Lisboa, o partido não pode ser deixado entregue aos dois candidatos assumidos. O PSD tem de voltar a ser um partido com os olhos postos na sociedade civil e encontrar o seu lugar natural: a governar Portugal, com uma agenda reformista e liberal. O país necessita de um PSD forte, com um líder carismático e renovador. José Pedro Aguiar Branco poderá ser esse homem.

Etiquetas:

0 Responses to “A terceira via”

Enviar um comentário

Links to this post

Criar uma hiperligação


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health