Virtualidades


Os blogues na política

Ricardo Rio, líder do PSD de Braga e candidato à presidência da edilidade local em 2009, criou um blogue no passado mês de Outubro. Braga 2009 é uma plataforma de campanha política sustentada que tenta criar uma relação próxima com o eleitor. Ricardo Rio é um dos poucos políticos portugueses que tem efectuado um trabalho a longo prazo, que visa derrotar o mais antigo autarca português. Em 2005, conseguiu obter um bom resultado, insuficiente contudo para derrotar Mesquita Machado. Para vencer em 2009, Rio delineou uma estratégia a quatro anos.
Nos últimos tempos, devido a minha actividade académica, tenho seguido atentamente a campanha presidencial americana. Seria injusto para Ricardo Rio efectuar comparações com o que tenho visto do lado de lá do Atlântico, mas gostava de realçar o atraso significativo que Portugal tem no aproveitamento das novas tecnologias para a difusão da mensagem política.

O blogue de Ricardo Rio ganha na qualidade do discurso apresentado, compensando assim a falta da utilização de diversos gadjets que a tecnologia da web 2. 0 possibilita. No essencial, este blogue, com o crescimento exponencial dos Novos Media, assumirá um papel primordial na transmissão da mensagem política do PSD em Braga. Ainda somos uma sociedade infoexcluída, e não acredito que em 2009 já estejamos completamente “enterrados” numa campanha digital. Mas os media digitais, como blogues, sites ou fóruns, vão assumir cada vez mais um papel de importância capital na comunicação dos partidos políticos. E é a longo prazo que se projecta uma candidatura vencedora. Ricardo Rio parece entender os sinais dos novos tempos. Não seria “atacar” com uma estratégia digital em 2009 que iria conseguir recuperar o atraso estrutural que tem para o seu adversário. A dois anos das eleições, tem mais que tempo para ganhar o título de “candidato 2.0”. E não precisa de ser muito inovador. Basta olhar para o que está a passar na campanha presidencial americana. Este aliás, é um conselho que ofereço a políticos, jornalistas e cidadãos interessados pelo fenómeno da política.

Etiquetas: , ,

0 Responses to “Os blogues na política”

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health