Virtualidades


Eleições Americanas - GOP race for Florida

Amanhã realiza-se a importante primária da Florida. Se para os Democratas pouco contará (o DNC, tal como tinha feito no Michigan, retirou capacidade à Florida de eleger delegados), no campo Republicano, poderá ser fundamental para o desfecho das primárias. John Mccain e Mitt Romney estão literalmente empatados na luta pela vitória. O resultado final é imprevisível.

O último fim-de-semana foi bastante duro entre estes candidatos. John Mccain acusou Mitt Romney de defender um calendário de retirada do Iraque. Esta critica resulta de uma entrevista que Romney deu a Tim Russert ano passado, onde admitiu que poderia planear um calendário de retirada em segredo com o Governo do Iraque. Apesar de Romney sempre ter defendido a estratégia adoptada pelo Presidente Bush, esta critica ocorre quando o tema quente da campanha era a economia. Mitt Romney desmentiu que alguma vez tivesse defendido uma retirada do Iraque e que Mccain estava a usar as suas palavras fora do contexto. Também disse que Mccain apenas tentou mudar o enfoque desta campanha, pois Romney é mais forte na economia.

O vencedor de amanhã ganhará um impulso considerável para a Super Terça-Feira. John Mccain surge com vantagem considerável nas sondagens, onde apenas é ameaçado nos estados do Sul por Mike Huckabee. Caso Mccain vença, poderá arrumar com a questão a 5 de Fevereiro. Mas se Romney derrotar Mccain, a confusão ficará instalada. E a possibilidade de continuarmos com as primárias depois de Fevereiro será uma hipótese bem realista.

Por fim, uma nota para Rudy Giuliani. É quase certo que a sua campanha ficará na história como uma das piores de sempre. Liderou as sondagens durante mais de um ano. Ao guardar-se para a Florida, teve derrotas humilhantes em seis eleições durante o mês de Janeiro. Sairá desta corrida enxovalhado por uma estratégia suicida. Mas Rudy Giuliani é católico. Como tal, acredita em milagres. E por isso, continua a dizer que continua a dizer que acredita que vai vencer na Florida. Amanhã saberemos.

* Publicado no Eleições Americanas de 2008



Etiquetas:

0 Responses to “Eleições Americanas - GOP race for Florida”

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health