Virtualidades


Eleições Americanas - O que significará a vitória de Obama?

Barack Obama venceu na Carolina do Sul. A surpresa não foi a sua vitória, que já era esperada, mas os 28% que o separaram de Hillary Clinton. As sondagens indicavam que Obama tinha uma vantagem considerável, mas que esta estaria a diminuir nos últimos dias. A própria candidatura do Senador do Illinois deve ter ficado surpreendida com os números da votação. Para terminar um dia de sonho, Obama protagonizou mais um grande discurso nesta campanha.

Bill Clinton foi um dos derrotados da Carolina do Sul. Mesmo a fazer fé na teoria de Dick Morris, na qual este alude que Clinton terá forçado a barra para encostar Obama à comunidade afro-americana, a sua estratégia não resultou. A campanha negativa que protagonizou prejudicou a sua esposa, e há neste momento nos Estados Unidos uma corrente de opinião a criticar o que chamam o marido desesperado. Hillary Clinton terá que repensar no que fará com Bill Clinton, que poderá ser transformado num obstáculo à sua nomeação.

Nas quatro primárias já realizadas, Obama venceu no Iowa (10% de vantagem) e na Carolina do Sul (28%). Hillary ganhou no New Hampshire (3%) e Nevada (6%). Nesta contagem directa, Obama está à frente nos delegados (apesar de Hillary ter mais devido a um apoio superior dos super-delegados) e em número de votos. Isto coloca o Senador do Illinois como favorito? Nem pensar. No próximo dia 5 de Fevereiro, 22 estados vão a votos, na famosa Super Terça-Feira. E nas sondagens conhecidas, Hillary Clinton vai à frente em 17 estados, e Obama apenas no Illinois e na Geórgia lidera as sondagens. Claro que a vitória na Carolina do Sul poder mudar tudo.

Estes inquéritos de opinião são todos anteriores à Carolina do Sul, portanto antes da vitória esmagadora de Barack Obama. Os próximos dez dias vão ser decisivos. Hillary e Obama têm os recursos financeiros necessários para competirem nos 22 estados. Apesar da ligeira vantagem de Hillary em termos de máquina eleitoral, o entusiasmo que Obama está a captar no eleitorado americano pode ser decisivo. O efeito John Kennedy pode surtir efeito numa época que os americanos desejam mudança na sua vida política.

Para Barack Obama ganhar a nomeação, terá que conquistar a base democrata, que será essencial na Super Terça-Feira. O endorsement de Ted Kennedy, muito respeitado no Partido Democrata, poderá ajudá-lo nesta batalha. Mas o tempo é curto para Obama. A vitória nas primárias nunca será fácil e especula-se que este processo não termine a 5 de Fevereiro. Considera-se que se nenhum dos lados tiver uma vantagem considerável de delegados, o processo vai continuar pelo resto das primárias. E teremos o mais espectacular processo de nomeação de sempre. E talvez nos dois partidos!

* Publicado no Eleições Americanas de 2008

Etiquetas:

0 Responses to “Eleições Americanas - O que significará a vitória de Obama?”

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health