Virtualidades


US Elections




VS





John Kerry vai ser o candidato Democrata a destronar George W Bush da Casa Branca. A esquerda europeia já anda toda contente com mais este candidato (antes era Howard Dean) e a fazer filmes sobre a elegibilidade deste. Será que este velho Senador, ex combatente do Vietname, que depois andou a contestar esta guerra nas ruas, tem mesmo hipóteses de derrotar o actual Presidente? Não querendo entrar na lógica do visual e do filme de terror ensaiada por outros, gostaria de tecer algumas considerações acerca do que tenho visto e lido dos media americanos:

- Sondagens: Neste momento, num período de campanha democrata, as sondagens que têm saído dão praticamente um empate técnico entre os dois candidatos. Estamos a viver um período de primárias, onde existe uma série de candidatos que todos os dias batem em Bush e com grande exposição mediática. Por outro lado, a Administração Republicana está concentrada em governar e ainda não está no terreno a fazer campanha. Sabemos da capacidade do Presidente Bush em campanha, bem sucedido em 2000 e nas Mid Terms de 2002.

- Guerra contra o terrorismo: Com Sadam Hussein preso, os EUA descansaram um bocado, mas a pressão da guerrilha iraquiana não mostra sinais de abrandamento, apesar dos enormes esforços para a situação evoluir favoravelmente. Mas sabemos que a maior parte da população americana apoiou a guerra, bem como Kerry. Mas os últimos discursos deste têm sido bastante dúbios e contraditórios. Critica Bush pela decisão de invadir o Iraque sob pressupostos falsos. Mas a inteligência que Bush conhecia era a mesma que o Congresso conhecia e sobre a qual Kerry decidiu apoiar a intervenção. Como pode ele criticar, como o tem feito, quando conhecendo os mesmos dados, concordou com a decisão? Por outro lado, existe a possibilidade da captura de Bin Laden até Novembro deste ano. Certamente com a sua prisão, a popularidade de Bush subiria imenso. No Iraque, a tendência é para a situação estabilizar e diminuir o número de soldados americanos mortos...

-Economia: Este costuma ser o factor decisivo nas eleições americanas. Neste aspecto, apesar dos últimos três anos, a situação está a melhorar, com o PIB a crescer imenso nos últimos trimestres, com tendência para continuar, o desemprego a diminuir cada mês que passa. Se Kerry apostava na economia para atacar Bush, de acordo com os últimos indicadores, aqui as coisas podem não lhe correr bem, tendo de inverter o seu discurso. Seguindo a lógica do Presidente Bush, que é um presidente em Guerra, as pessoas podem mostrar mais compreensão pela crise que a economia americana atravessou desde 2001.

- Factores diversos: Os estrategas Democratas tem lançado suspeitas sobre o tempo de serviço militar de Bush, acusando-o de ter sido favorecido e ter faltado durante muito tempo ao serviço. Segundo as últimas indicações, não existem provas para esta acusação. Aliás, este tema já tinha sido utilizado em 2000, com os resultados que se conhecem. Mas o que Kerry aposta é sobrevalorizar o seu estatuto de herói de guerra, e conseguir conquistar uma parte do eleitorado que lhe está a fugir: os homens. Em tempo de guerra, é importante ter um Presidente conhecedor da guerra. Este é um factor que pode jogar a favor dele, mas relembro que John McCain, o candidato Republicano derrotado por George Bush nas primárias de 2000, era também um herói da Guerra do Vietname. Os americanos gostam de dar segundos mandatos aos seus Presidentes. Mas a política corajosa e frontal de Bush, não governando pelas sondagens parece ter criado muitas fissuras na sociedade americana. È fundamental ganhar em certas partes do país e ter certos sectores da sociedade. Se é certo que as minorias éticas terão a tendência de votar Democrata e os sectores religiosos votam Republicano, ganhar nos Estados populosos do Sul afigura-se fundamental para vencer as eleições. E neste aspecto, Bush, vencedor em todos os Estados do Sul em 2000 parece ter vantagem sobre Kerry, natural do Massachussets. Os Estados de Nova Iorque e Califórnia, os mais populosos e fundamentais para eleger o presidente, serão fundamentais para esta contagem. E aqui, com dois governadores Republicanos populares como George Pataki e Arnold Schwarzenegger poderão ser uns bons aliados na conquista destes eleitores.

No próximo mês acaba a indecisão democrata e Jonh Kerry será o candidato oficial dos Democratas e aí a campanha vai verdadeiramente começar... Depois cá estaremos para acompanhar...

0 Responses to “”

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health