Virtualidades


Circulação de Jornais em Portugal

A Associação Portuguesa para o Controlo das Tiragens e Circulação (APCT) divulgou hoje os números relativos à circulação de jornais entre Janeiro e Setembro deste ano.

E há más notícias para a imprensa de rigor. O Diário de Noticias, que “popularizou-se”, viu subir as suas vendas, reforçando a estratégia da nova direcção editorial. Já fui um leitor do DN. Hoje em dia, fico-me pela leitura no (muito mau) website. Outra má noticia foi a descida de vendas do Publico, que vendeu cerca de 42 mil exemplares diários, menos 3 mil que no mesmo período de 2006.

No total de 7 jornais diários (desportivos e generalistas), o 24 Horas perdeu 16% de vendas, o JN perdeu cerca de 2,5% dos leitores, enquanto o Correio da Manhã mantém a liderança, com um aumento de 3,7%. Os jornais desportivos perderam leitores (A Bola não entra nas contagens da APCT). Ao todo, os sete jornais referidos venderam cerca de 437.663 mil exemplares. Menos 3,6% que no ano anterior. A descida na compra de jornais diários não pode ser desligada do facto dos jornais gratuitos terem aumentado em quase o dobro a sua distribuição.

O Arquitecto Saraiva deverá estar descontente, pois o Sol vendeu menos de metade que o Expresso. O semanário do grupo Impresa vendeu cerca de 117 mil exemplares, contra os 49 mil do Sol. Contudo, o Expresso perdeu leitores em 2007. Apesar da descida em termos de vendas, estou agradavelmente surpreendido com o Expresso. Depois de alguns anos de decadência, conseguiu recuperar o rigor a seriedade que o caracterizava.

Os jornais de referência perdem audiência e ganham os tablóides e os jornais gratuitos. Esta é a conclusão que se pode retirar. Em 2008, será que a tendência será invertida?

Etiquetas: ,

1 Responses to “Circulação de Jornais em Portugal”

  1. # Blogger Unknown

    OLá, sou do BRASIL,estou em busca de parentes meus em PORTUGAL,mas, estou sem resposta a todos os meios que estou tendo de usar.Achei este site em busca pela internet.EStou a saber da familia do então famoso cantor de fados de PORTUGAL, TONY DE MATOS.Por favor se souberem algo que possam me ajudar, ficarei agradecido.Deixarei meu end. i-mail-ft-mt@hotmail.com,atenciosamente,antonio brito.Tel.celular-22/codigo da minha cidade,9282/4818,Agradecido.  

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health