Virtualidades


Departamento de Estado dos EUA com Blogue

Muito se falou do blogue criado pelo Secretário de Estado da Administração Interna. Parece-me que a maior parte das críticas foram injustas. Os blogues são uma ferramenta, como outra qualquer, para comunicar. Os organismos do estado, que são muitas vezes acusados de estarem “longe” dos cidadãos, devem criar mecanismos que os aproximem das pessoas. E os blogues podem ser óptimos veículos de comunicação. Talvez não deva ser o próprio ministro ou secretário de estado a escrever todos os posts, mas a iniciativa é de salutar.
Uma comunicação próxima dos cidadãos exige criatividade no uso das novas tecnologias. Se uma crescente maioria das pessoas está online, também os governos devem fazer um esforço para acompanhar a evolução no mundo da comunicação. E não basta criar páginas impessoais informativas, que não criam ligação nenhuma com as pessoas. Os políticos que melhor entenderem os novos processos comunicativos vão ser aqueles que melhor vão servir as aspirações dos seus governados.
Os Estados Unidos, sempre muito mais evoluídos em termos de comunicação política, estão na linha da frente da revolução digital na política. Veja-se esta campanha eleitoral.
Descobri, via techRepublican, que o Departamento de Estado americano tem há três meses um blogue, DipNote. Podem ler a pequena conversa que os bloggers republicanos tiveram com Heath Kern e Tara Foley, bloggers do Departamento de Estado. Segundo elas, brevemente, a própria Condolezza Rice irá postar no blogue em breve.

Etiquetas: , ,

0 Responses to “Departamento de Estado dos EUA com Blogue”

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health