John Edwards viveu praticamente os últimos 3 anos em campanha no Iowa. Se não vencer aqui, ou ficar num forte segundo lugar, provavelmente irá retirar-se da corrida. Muito atrás de Obama ou Hillary no resto do país, a sua única hipótese recai em ganhar inspiração no Iowa. E mesmo que vença no Iowa terá que sair-se bem no New Hamsphire na próxima semana. A sua tarefa não é impossível, mas para se concretizar, tem de começar a ganhar.
Hillary Clinton liderou durante bastante tempo as sondagens no Iowa. Até há um mês atrás pouca gente duvidaria que este seria um passeio para a sua candidatura. Nas últimas semanas caiu nas sondagens e perdeu apoio popular noutros estados. Se perder no Iowa, muito provavelmente irá perder o New Hampshire. E nesse caso, a sua candidatura ficará em perigo. Mas se conseguir vencer no Iowa, duvido que não seja a nomeada Democrata.
Barack Obama é o candidato que mais tem entusiasmado o eleitorado americano. Esteve sempre atrás de Hillary até há bem pouco tempo. Caso consiga vencer no Iowa, ou até ficar em segundo lugar, atrás de John Edwards, poderá conseguir chegar à convenção como candidato democrata. O aparecimento de Oprah Winphrey em Dezembro revelou-se fundamental para dar um fôlego à campanha de Obama. Amanhã veremos se foi suficiente.
Até há dois meses atrás ninguém sabia quem era Mike Huckabee. Nem aparecia nas sondagens, e não existia. Mas o GOP não tinha ainda um candidato apoiado pela direita religiosa, e nem Mitt Romney ou Fred Thompson conseguiram ocupar essa vaga. Caso Mike Huckabee consiga vencer no Iowa, poderá ter uma hipótese na nomeação republicana. Se ganhar no Iowa, Huckabee arrumará Romney e poderá alcançar um bom resultado no New Hampshire. Depois até pode obter vitórias no Michigan e na Carolina do Sul. Mas se o resultado não for esse, muito provavelmente estará arrumado antes do final do mês de Janeiro.
Mitt Romney investiu todo o seu esforço no Iowa e New Hampshire, tendo gasto milhões de dólares da sua própria fortuna pessoal. Caso amanhã não tenha uma vitória, provavelmente irá perder o New Hampshire para John Mccain. Se isso acontecer, as esperanças presidenciais de Mitt estarão terminadas. Mas se derrotar Huckabee, poderá iniciar um percurso rumo à nomeação.
Os restantes candidatos têm de se manter vivos no Iowa. Ainda não será desta que alguém ficará afastado no GOP. Mas para John Mccain seria importantíssimo ficar em terceiro lugar. Fred Thompson, que tem realizado uma péssima campanha, irá continuar, pelo menos até à Carolina do Sul. E ainda espera um milagre. Rudy Giuliani já se retirou há muito do Iowa. Mas um sexto lugar, atrás de Ron Paul, seria terrível para as suas aspirações.
Previsão pessoal:
Democratas:
Barack Obama
John Edwards
Hillary Clinton
Bill Richardson
Joe Biden
Republicanos:
Mike Huckabee
Mitt Romney
John Mccain
Fred Thompson
Rudy Giuliani
Ron Paul
Concentremo-nos em Portugal, isso sim.
O Director da Asae pode quebrar a Lei do fumo, o gato fedorento não pode quebrar a Lei da condução?
As competências agora são adquiridas de um dia para o outro, enquanto uns andaram a estudar uma catrefada de anos???????? e depois nos empregos, os novos competentes não o são e os velhos competentes tem de fazer o seu trabalho e o do outros.