Virtualidades


Iraque Vs Casa Pia

Aparentemente a questão do Iraque nada têm a ver com o tema da Casa Pia. Mas se atentarmos bem à nossa comunicação social, dá a clara impressão que sim.
A arte de informar o grande público consiste em reportar os acontecimentos mais relevantes, do País e do Mundo. Para seleccionar as matérias a tratar, podemos deitar mão do critério do interesse público ou, em alternativa recorremos ao interesse do público. São noções diferentes. Quando a informação tem por objecto formar a opinião pública em assuntos de interesse geral, para que assim exerça plenamente todos os seus direitos inerentes à cidadania, estamos perante uma informação de interesse público. Já o interesse do público é aquilo que a generalidade das pessoas querem ver (via de regra novelas e reality shows).
Nos últimos tempos, e com a honrosa excepção do Jornal da noite do canal 2, todos os noticiários têm dado primazia ao interesse do público. Com efeito os noticiários das 20.00 horas prolongam-se até às 21.30 horas, sendo que, na maioria dos casos, mais de metade do mesmo é dedicado a um só tema. Basta lembrar o tema do Iraque ou da casa Pia (para não falar no folhetim Joana). Não me entendam mal, os temas são importantes e devem ser tratados. Não se pode é inventar ângulos de reportagem e eternizar artificialmente os temas só porque se estão a vender bem. E é melhor nem referir o caso da TVI, que têm como pivot uma ex – anunciante de detergentes, ex – deputada e esposa do manda - chuva desse autêntico tablóide televisivo. Repare-se que depois de cada notícia a pivot faz sempre o seu comentário (geralmente patético, o que até introduz algum interesse).
Resta-nos o Canal 2 e alguma (pouca) imprensa escrita, para salvar o convento.

P.S. Amanhã começa o julgamento da Casa Pia, observemos o autêntico massacre televisivo!!!

0 Responses to “”

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health