Virtualidades


Sensação de Deja vu

Quem ouve as declarações de Mário Soares (e não me refiro às suas declarações tresloucadas, noite dentro, após as jantaradas…) tem certamente uma sensação de que já as ouviu anteriormente.
Não é engano. De facto na ultima campanha para as eleições legislativas, o então primeiro – ministro, fartou-se de dizer que a comunicação social lhe batia e não o tratava com igualdade em relação aos outros candidatos. Nessa altura Mário Soares, e os seus apaniguados, falavam que atitudes dessas revelavam desespero e desnorte …eles é que sabem!

Pior do Ano no Mundo - Presidente do Irão


A política extremista do Presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, é demasiado perigosa par ao mundo estar descansado com este radical. As suas posições públicas contra Israel e contra o Ocidente fazem-nos pensar no pior. Com armas nucleares em sua posse, poderá ser muito difícil conter a política do Irão. Espero que o mundo saiba reagir a tempo e que consiga reter este lunático. As Nações Unidas, os Estados Unidos e a União Europeia parecem não estar a reagir da melhor forma às suas ameaças. A diplomacia continua a ser a melhor arma para combater este tipo de ameaça, mas não pode ser a única opção a ter em conta.

Outros factos referenciados:
Atentados terroristas em todo o mundo
A vitória de populistas de esquerda na América Latina




Pior do Ano em Portugal - Mário Soares

Um dos maiores políticos portugueses do século passado tem vindo a prestar um péssimo serviço à democracia portuguesa com a sua candidatura presidencial. A pré campanha deste candidato do PS tem sido verdadeiramente desastrosa. Todos os dias temos factos para sorrir ou apenas para comentar. A sua campanha tem sido do mais degradante e mais baixo que temos visto em Portugal. Nem a extrema esquerda consegue actuar desta forma. Mário Soares, fortemente ajudado por uma máquina socialista muito forte e por uma comunicação social demasiado benevolente, tem arrasado a decência na política. Espero que a sua possível derrota no dia 22 de Janeiro iniba nos próximos anos os políticos portugueses a "jogarem" tão baixo

Outros factos referenciados:
A vitória dos candidatos arguidos nas eleições autárquicas
Crise social (justiçã, educação, economia...) em Portugal



Discos do Ano

Foram vários os discos do ano, e parece difícil nomear o melhor, por isso decidimos deixar uma lista de alguns álbuns marcantes de 2005 ou que foram conhecidos durante este ano.

Keane - Hopes and Fears
Kasabian - Kasabian

Kaiser Chiefs - Employment


Arcade Fire - Funeral

Depeche Mode- Playing the Angel


Desportista do Ano Internacional- Lance Armstrong

Lance Armstrong acabou a carreira de sonho como merecia. A sétima vitória consecutiva no Tour de France demonstrou que a sua imagem de campeão irá perdurar pela eternidade, enquanto se falar de ciclismo e de campeões. Depois dele, o desporto não voltará ser igual. Para quem venceu um cancro e depois ainda conseguiu ser o campeão que foi, as falsas acusações de doping nada significam. A luta dele, agora será capitalizar as suas vitórias a favor da luta contra o cancro. Será nesta corrida pela vida que iremos agora acompanhá-lo.


Outros desportistas referenciados:
Fernando Alonso
Roger Federer

Desportista do Ano Português - Luís Figo


Luís Figo continua a brilhar ao mais alto nível. Depois de uma época de ouro em Espanha, onde se tornou ídolo em Barcelona e em Madrid, Figo é agora estrela no Inter de Milão. A sua idade parece não atormentar as suas qualidades futebolísticas. Deus ajude Portugal no Mundial da Alemanha, onde Figo poderá colocar termo à sua carreira pela Selecção. Figo, talvez mais que ninguém, merece acabar como campeão. Por enquanto, vai mostrando aos seus detractores que continua o mesmo jogador de sempre: fabuloso.

Outros desportistas referenciados:
Vanessa Fernandes
Tiago Monteiro

Acontecimento Internacional- Reprovação da Constituição Europeia

Quando a Europa parecia caminhar para um futuro perigoso, os cidadãos da França e da Holanda conseguiram colocar um travão a esta constituição europeia. O futuro da Europa pode ser agora trilhado de outra forma, mais justa e mais coerente. Haja líderes com visão que consigam dar um novo rumo à União Europeia.

Outros acontecimentos referenciados:
Eleições no Iraque
Novo Papa no Vaticano

Acontecimento Portugal- Maioria Absoluta do PS

A Maioria Absoluta do Partido Socialista foi o facto mais marcante de 2005. Não que isso tenha significado alguma melhoria para Portugal (antes pelo contrário), mas alterou de forma radical a vida dos portugueses. Os impostos aumentaram, o poder de compra real dos portugueses baixou, vamos continuar a construir elefantes brancos em Portugal, os jobs for the boys acentuaram-se, a crise social... NÃO, isto era o que nos apetecia dizer, mas na verdade temos que admitir que a maioria absoluta do PS inaugurou um novo ciclo de poder em Portugal. Por isso, a nossa atribuição a este facto como o mais marcante em Portugal este ano, na esperança que governem bem e melhor que os governos anteriores.

Outros acontecimentos referenciados:
Eleição de Durão Barroso e António Guterres para cargos internacionais
Vitória do PSD nas eleições autárquicas

Personalidade do Ano Internacional- Tony Blair


Muitos desejavam que este fosse o ano da queda de Tony Blair. Depois das crise internas de liderança, as eleições de Maio eram uma oportunidade ouro para a esquerda bem pensante se ver livre de Tony Blair. Afastado do Labour, seria o seu fim. Mas Blair venceu as eleições, e silenciou por enquanto a oposição interna do seu partido. Em termos internacionais, demonstrou mais uma vez que é o único político europeu com visão para o futuro. A aliança transatlântica continua forte, a União Europeia segue sob sua liderança e aparente ser o único que pode tirar a Europa da crise geracional. Na Alemanha, com Merkel, e sobretudo em França, com Sarkozy, podemos também ter alguma esperança no futuro. Espero que o mundo conte com ele até 2010, e depois se verá se David Cameron será um substituto à altura. Mas em 2005, o mundo tem de agradecer a Blair por ter sido o seu motor e a sua alavanca do progresso.

Outros nomes referenciados:
Ariel Sharon
Nicolas Sarkozy

Personalidade do Ano Portuguesa - José Mourinho


Pelo que José Mourinho fez este ano pelo nome de Portugal bem merece receber o galardão de personalidade do ano. O melhor treinador do mundo conseguiu alcançar o estrelato mundial, graças aos títulos e a uma forma diferente de estar na vida. Só mesmo ele para colocar um benfiquista e um portista de acordo em relação ao mundo do futebol. Em 2006, vai continuar a brilhar. Já agora, como me lembrava o Miguel Ferreira, será que ele não tem um mês livre para ir à Alemanha este verão ganhar o titulo de Campeão do Mundo?


Outros nomes referenciados :

Rui Rio
José Sócrates

2005 - Um ano marcante

Quase no fim de 2005, o Virtualidades apresenta aqui uma lista do que nos parece ter sido mais marcante neste ano. Esta série de posts que se seguem foram acordados entre os dois autores deste blog, depois de mútuo acordo sobre os nomes e acontecimentos referidos. Apenas é a nossa forma de ver o mundo neste ano que passou... nada mais. Não há aqui nenhum pretensiosismo da nossa parte em nomear os melhores nem os piores, apenas aqueles que mais nos marcaram...


Ver para acreditar…

Como muitas pessoas ainda não viram o vídeo de Soares a que me referi no último post (devido à censura da comunicação social) podem as mesmas ter acesso a este no http://pulo-do-lobo.blogspot.com/

Será que queremos este homem na Presidência?

PATÉTICO

Apesar de ser apoiante desde a primeira hora do Professor Cavaco Silva, não posso deixar de reconhecer a importância que Mário Soares tem, e teve, na democracia Portuguesa.
É por isso com enorme tristeza que assisto ao lento definhar desta figura da democracia Portuguesa. Já nem falo da sua linguagem agressiva, a rondar o insulto e a mentira…nem me refiro às repetidas contradições durante os seus discursos. Refiro-me à intervenção ontem à noite após o seu comício.

Jornalista: Ficou chocado com aquilo que disse o líder do PP?
Mário Soares: Não, não foi o lider do PP que disse isso. E aquela coisa que me referi, do terrorismo, foi o líder do CDS que disse isso, dr. Ribeiro e Castro, que é uma coisa inaceitável e impossível. Ele diz aquilo... ele é, ainda por cima, deputado do Partido Socialista... um dos grandes grupos do Partido Socialista é o Partido Socialista... o Partido Socialista Europeu... Imagine lá como é que ele vai entender-se com os colegas do parlamento a dizer dessas coisas aqui no plano interno... E é feio, não é bonito e... é uma pena que seja um dos mais entusiásticos, senão o mais entusiástico, apoiante do dr. Cavaco nesta eleição."

Espero que após esta sua intervenção a família de Mário Soares, reunida pelo Natal, o convença a ir para casa descansar, deixando esta eleição a quem está no pleno uso das suas faculdades mentais.

Quem nasceu primeiro, o Ovo ou a Galinha?

De repente, ao assistir à lenga lenga repetida por Mário Soares pela enésima vez, lembrei-me da história do Ovo e da Galinha…quem nasceu primeiro?
O velho e cansado candidato lá foi referindo que Cavaco Silva apenas foi político nos tempos bons, aqueles das vacas gordas (tendo em conta que Cavaco Silva foi Primeiro – Ministro enquanto Mário Soares era Presidente, será que ele se estava a referir a si próprio???).
Em tempos difíceis, os das tais vacas magras, Cavaco não estava lá…Estava Mário Soares!
Realmente é verdade, enquanto Mário Soares esteve no Governo os tempos foram de vacas magras…tão magras que até morreram à fome!
A questão é esta…será que as vacas gordas trouxeram Cavaco…ou será que foi Cavaco que trouxe as vacas gordas?

Feliz Natal!!!

Conclusões…

Quem viu ontem o debate ficou a perceber claramente a intenção das candidaturas de Cavaco Silva e de Mário Soares. É espantoso que, mesmo após rever o debate noutra estação televisiva, não consegui encontrar uma única ideia que Mário Soares tenha apresentado ou defendido. E quando digo uma, digo mesmo uma…foi impressionante!
À saída do estúdio Cavaco Silva foi elucidativo…”parece que fui entrevistado por três apresentadores…”. De facto às ideias de Cavaco, às suas intenções de como exercer o cargo de Presidente da República, Mário Soares apenas criticou e insultou. Expressões como “Cavaco é um razoável economista”…”Eu sei bem o que os meus amigos Europeus me diziam de Cavaco nas reuniões do conselho da Europa…”, foram usadas por Mário Soares durante o debate.
Enfim, repito mais uma vez, foi impressionante a falta de conteúdo do discurso de Mário Soares…unicamente obcecado com a crítica ao seu adversário. Mário Soares repete à exaustão que Cavaco Silva apenas pretende a desforra da derrota eleitoral de Fevereiro…no entanto minutos antes refere que a candidatura de Cavaco está a ser preparada à anos…não se consegue perceber!
O que os Portugueses tem perante si é a escolha de um candidato que tem ideias para Portugal e as apresenta e outro cujo principal objectivo é a crítica de terceiros. O primeiro objectivo de Mário Soares é, efectivamente, a derrota de Cavaco Silva...Portugal vêm em segundo!

Mais uma sondagem

As coisas estão a correr bem a Cavaco Silva. Pelas duas últimas sondagens publicadas, ficamos a saber que a um debate do fim, Cavaco Silva consolidou a sua vantagem. Neste momento ninguém pode duvidar que poderá vencer mesmo à primeira volta. À esquerda, a luta fratricida entre Alegre e Soares continua, para ver quem fica em segundo. Se de futebol estivéssemos a falar, ainda poderíamos dizer que estavam a tentar ir á Liga dos Campeões, mas a verdade é que aqui não há prémios de consolação.

Novidades do Irão

O terrorista que preside ao Irão anunciou a proibição dos meios de comunicação social difundirem música ocidental e “decadente”. Determinou ainda que se evite «a violência e a decadência da indústria cinematográfica”. Cada vez mais, o Irão se aproxima dos valores e da prática dos Taliban. Espero que o mundo acorde para este perigo e faça algo para impedir este louco de fazer algo mais dramático do que a violência verbal terrorista que tem usado. O Irão, com capacidade nuclear, poderá significar uma guerra total naquela área, com consequências imprevisíveis para o mundo.

Será normal?

Será normal que um determinado candidato ao mais alto cargo da nação diga na Quinta – Feira que não voltará a falar mais em outro candidato ao mesmo cargo (o que, aliás só terá feito por insistência dos jornalistas!!!), e que na Sexta – Feira, Sábado e Domingo não tenha feito uma intervenção sem criticar, insultar e denegrir esse mesmo candidato?
Eu cá penso que o único lugar a que este candidato se devia candidatar era a uma vaga no lar da Santa casa da Misericórdia…

Dia histórico para o jornalismo Português…

Para a semana o jornalismo Português vai ter motivos para festejar…o principal noticiário da TVI vai deixar de ter como principal figura o ícone do mau jornalismo Português, Manuela Moura Guedes.
Não existem palavras que descrevam o péssimo trabalho que esta apresentadora tem vindo a efectuar…só de me recordar dos noticiários onde esta aparecia fico com náuseas!

Vergonha no Médio Oriente

As recentes palavras do senhor Mahmoud Ahmadinejad, o terrorista que neste momento preside ao Irão, tem sido de um mau gosto demasiado gritante para o mundo ficar calado. Primeiro pediu que Israel fosse apagado do mapa, depois pediu a sua transferência para a Europa e depois defendeu a teoria revisionista do Holocausto Nazi. E o que o mundo faz perante estas declarações? Nada, apenas umas condenações em palavras, algumas vozes esclarecidas a pedir punições ao Estado do Irão, mas nenhumas consequências. Em Portugal, os suspeitos do costume andam calados, pois poderiam ser confundidos com alguns perigosos sionistas pró americanos. Gostava que de uma vez por todas estas pessoas se assumissem como verdadeiros defensores da liberdade e da democracia e criticassem violentamente este senhor, pelo menos metade do que dizem dos EUA ou de George Bush. Ficava-lhes tão bem…

Dia histórico no Iraque

Apesar do clima de violência que grassa no Iraque desde 2003, hoje cumpriu-se mais uma etapa rumo à democracia. Com 67% de participantes, mais 11% que no último acto eleitoral, os iraquianos respondem desta forma à violência terrorista que está a ser praticada no seu território. Com este simples acto, fica assim demonstrado que a maioria dos iraquianos quer viver em paz e em democracia. O caminho será longo e árduo, a violência irá continuar, mas acredito que quando se fizer a história deste período, este será considerado um dia histórico na direcção da democracia. Sou daqueles que continuo a acreditar que a intervenção aliada foi benéfica para o povo iraquiano. Daqui a uns anos, veremos quem teve razão em 2003.


Quem semeia ventos, colhe tempestades…

É um velho ditado, e como tal Mário Soares devia estar mais atento ao tipo de campanha que anda a fazer. Praticamente todos os dias crítica os outros candidatos, as mais da vezes de formas pouco elegantes.
Cavaco Silva têm sido, como é por todos reconhecido, o mais visado. Curiosamente os ataques geralmente surgem minutos após afirmar (de forma intimidatória) à comunicação social que não falará mais sobre Cavaco Silva.
Também o seu blog “não oficial” fala mais no nome de Cavaco Silva do que no nome do seu candidato!!! Basta ir lá…e ver os últimos posts!
Um desses posts é curioso. Apelida de “ex-estalinista empedernido” um cidadão Português que deu o seu apoio a Cavaco Silva. Isto vindo de quem diz querer fazer o “pleno da esquerda” numa eventual segunda volta é mais estranho ainda!!!
E assim lá vai a campanha de Mário Soares…a única que recorre ao insulto e constante achincalhamento das outras candidaturas. Depois admiram-se das reacções populares…

A tentativa de agressão

Soares teve ontem um deja vu que tanto desejava. Em Barcelos, foi alvo de uma lamentável escaramuça e infelizmente normal neste tipo de campanhas eleitorais. Em 1986, na Marinha Grande, foi o arranque para uma grande vitória pessoal. Em 2005, foi mais um passo no caminho da derrota humilhante que provavelmente vai ter.

Os debates presidenciais

Mário Soares desejava guerrilha... queria debater frente a frente, com interrupções e com gritarias. Provavelmente só assim poderia ganhar alguma coisa com os debates que tanto exigiu. A crítica que lançou ao formato dos debates só se pode entender de uma maneira: ele não consegue ganhar num debate civilizado, com regras e normas definidas. Cavaco Silva tem demonstrado que numa discussão séria é quase impossível ganhar-lhe. Com argumentação coerente, com ideias definidas, Cavaco é imbatível e Mário Soares sabe-o bem. Por isso queria outro tipo de debates, onde pudesse arrastar Cavaco para o baixo nível. Como se compreende bem a desilusão de Soares com este tipo de confrontos…

«As verdadeiras divisões não estão à esquerda»

Com esta declaração, Mário Soares deu mais um passo no sentido do surrealismo. Agora sustenta que Cavaco Silva não reúne o consenso na direita portuguesa, e é facto de divisão. Se na esquerda existem 4 candidaturas, Cavaco Silva é apoiado pelo CDS e pelo PSD. Obviamente existem pessoas de direita que não apoiam a candidatura do Prof. Cavaco Silva, mas isso é completamente irrelevante para esta matéria. O Prof. Cavaco Silva é muito mais do que um candidato de direita, como quer fazer passar Mário Soares. É uma candidatura supra partidária, que reúne o apoio de uma vasta maioria de portugueses, alguns de direita, outros de esquerda e muitos independentes. Mário Soares anda desesperado, e vai atirando todos os dias para a imprensa, algumas “bocas" para ver se acerta uma. Até ao momento, todas lhes têm caído em cima da cara. Por fim, deixo uma interrogação. Será que a direita que ele fala é a do PNR e de movimentos afins? Definitivamente, Mário Soares anda louco.



Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health