Virtualidades


O Reino Imaginário

Pacheco Pereira escreve hoje no Público um artigo bem interessante sobre a vida interna dos partidos num mundo imaginário. A sua fábula é bem real e reveladora do miserabilismo que reina em Portugal nos aparelhos partidários. Aos seus exemplos, poderia acrescentar outros que também poderiam acontecer no seu reino:
- Um dos chefes provincianos chama ao seu gabinete um dos "jovens" que se candidatava ao lugar de presidente dos "jovens" concelhios. Como não era do agrado do "adulto", este fez-lhe uma proposta: desistes da candidatura e dou-te um emprego da Câmara. Como não aceitou, então o "adulto" ofereceu-lhos os punhos para o fazer desistir. Nas eleições, vários foram os autocarros para vencer o "jovem" rebelde. Este afastou-se da política e é hoje um caso de sucesso no mundo empresarial. O "jovem" que ganhou ainda hoje se arrasta pelos corredores da Câmara.
- Numas disputadas eleições para a distrital dos "jovens", uma candidatura ameaça levar de vencida a candidatura do "aparelho". Quando as coisas estavam perdidas, a candidatura do aparelho, decide mandar roubar as urnas em pleno acto eleitoral. Claro está que a candidatura vinda de fora do aparelho tinha cometido uma série de irregularidades, nomeadamente na manipulação dos cadernos eleitorais. Será que havia alguém honesto nesta contenda?
Muitos mais exemplos destes haveria para contar sobre o reino imaginário de Pacheco Pereira. Os partidos estão consumidos pelas estratégias negativistas e mafiosas. Felizmente, isto só acontece no imaginário.

4 Responses to “”

  1. # Anonymous Anónimo

    Essa história é-me familiar. Mas como os bois devem ser chamados pelos nomes eu penso que se deve dizer qual é a concelhia mais nebulosa: Gondomar.
    Já agora esse tal ex-lider dos jovens concelhios além de se arrastar pelos corredores da camara, tb se arrasta pelos corredores da liga de futebol. Tudo o que ele é, é-o à custa dos seus ziguezagues politicos. Inclusivamente foi dos tais que deixou o partido para manter o emprego na camara e liga.
    Outras histórias há, e de todos os partidos que conheço, mas isso não será novidade alguma.  

  2. # Anonymous Anónimo

    Apesar de morar num concelho vizinho ao de Gondomar, não imaginava nem metade das coisas que por aqui já li sobre certas pessoas com cargos de elevada responsabilidade na edilidade gondomarense. Algumas até me deixaram perplexo. Assim, ao constatar todos esses podres que infestam Gondomar e, de certeza, outros munícipios deste país à beira-mar plantado, congratulo-me por morar num munícipio, de apenas cinco freguesias, onde pode haver aspectos bastante negativos, mas que não se comparam aos existentes no município presidido pelo Major.

    P.S. Não tenho dados que me permitam aferir, com exactidão, a veracidade das informações que já li no "Virtualidades" sobre Gondomar e os seus (não todos) autarcas corruptos, mas não tenho razões nenhumas para duvidar delas. Afinal, quem melhor que os gondomarenses para saber o que se passa no seu município?  

  3. # Blogger Miguel

    Não é novidade alguma o que se passa em Gondomar. Aliás, não é novidade o que se passa nos partidos. Os mecanismos de promoção de simples militante de base a dirigente partidário, e consequentemente a outros cargos públicos, está dominada por teias de interesses e intrigas. A minha experiência permite-me saber o seguinte, só atinge altos cargos partidários dois tipos de pessoas, quem ganha notoriedade na vida privada, ou quem percorre a via sacra dos favores, jogos de bastidores, dentro dos aparelhos partidários. Obviamente haverá uma ou outra excepção, mas sublinho o carácter excepcional.
    E não pensem que isto só se passa no PS ou PSD. Não se deixem enganar, em todos os partidos há casos destes. Obviamente que quando há mais poder a distribuir há mais interessados nele.  

  4. # Blogger Nuno Gouveia

    Uma correcção apenas à Mónica:
    Apesar de com isto, não o querer defender, a "história" que refiro é anterior ao tempo do ex presidente da JSD Gondomar. Como tal, não era a ele que me referia..  

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health