Virtualidades


mundo em movimento

O resultado esperado...

Nas eleições legislativas intercalares aconteceu o esperado, tendo o Partido Democrata obtido uma expressiva vitória, recuperando o controlo da Câmara dos Representantes, faltando ainda saber, se ganham também a maioria no Senado. Voltou a normalidade à política americana, depois alguns anos de domínio de um só partido.

Mas, para que não haja dúvidas, esta foi uma derrota, apesar de não ter sido a hecatombe esperada, do Presidente Bush e do Partido Republicano. Os motivos apontados pelos eleitores foram a guerra no Iraque e os escândalos de corrupção que atingiram o GOP. Quem conhece a política norte americana (os media portugueses, com algumas excepções, revelam uma ignorância gritante), independentemente das suas convicções, têm de concordar que o trabalho que tinha vindo a ser feito pelo Congresso não estava a satisfazer os americanos. E estas eleições foram também uma resposta do povo americano. Mas George W. Bush também foi derrotado nestas eleições, não tivesse sido um dos visados no voto de protesto.

Na Europa existe uma clique que berra incessantemente pelo regresso da boa América... Enfim, esses revelam total desconhecimento do que é o Partido Democrata. Ainda ontem, quando acompanhava uma televisão americana, um dos pontos de concórdia entre os comentadores é que esta foi um vitória dos democratas centristas e moderados. Muitos dos candidatos que ganharam são da ala moderada, tendo discursos muito próximos dos Republicanos. Veja-se o exemplo do candidato radical anti-guerra democrata, Ned Lamont, que tinha conseguído afastar Joe Lieberman nas eleições primárias do Connecticut, mas que perdeu para este ontem.

0 Responses to “mundo em movimento”

Enviar um comentário


Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health