Super Mário
Neste Blog de apoio ao Dr. Mário Soares há um colaborador de nome João Pinto e Castro que parece estar muito incomodado com a falta de cultura de Cavaco Silva. Cavaco não leu os Lusíadas, não se interessa por nada sem ser economia, nem sequer é um grande especialista desta área, é um mentiroso, enfim, Cavaco Silva é um medíocre. Para este senhor, João Pinto e Castro, Cavaco Silva é um mentecapto que apenas teve sorte na vida.
Se o ridículo pagasse imposto, este economista certamente seria muito liberal em matéria fiscal...
Foi devido ao 25 de Novembro, e à atitude corajosa de alguns, que ao impedirem essa esquerda de tomar o poder e moldar Portugal à imagem do que defendiam, que hoje temos de os aturar…dizem agora que a democracia está doente, que o 25 de Abril ainda não cumpriu a sua função…etc.
Temos de ser claros e objectivos! Se há 30 anos a esquerda radical tinha ganho hoje Portugal estava muito pior!
As recentes sondagens, apesar das discrepâncias, mostram que Cavaco Silva está no bom caminho. Os disparates das outras candidaturas não tem surgido efeito nas pessoas. O ritmo tem de ser mantido, e temos de acreditar que vamos vencer na primeira volta.
Todos, excepto o Partido do Governo e as instituições que o Governo contratou para fazer os estudos (sintomático…!).
Por isso, e mesmo tendo em conta que não conheço pessoalmente qualquer estudo, num sentido ou noutro, estranho que se insista neste investimento de forma tão veemente.
Politicamente Incorrecto
Soares anda desesperado, só diz barbaridades e disparates. Isto não é novidade para ninguém, só que agora até mete pena ver este político acabar a sua carreira desta forma. Apesar de quase sempre discordar com o que ele defende, é triste ver alguém que faz parte da nossa história terminar a carreira abastecido por um ódio cego e mesquinho a um candidato presidencial, que apesar de tudo, o respeita. As diferenças entre este Soares e Cavaco Silva são tão gritantes que até já me faz suspirar para que esta campanha termine. Soares é insulto, é calúnia, é demagogia, é aborrecido e incómodo, enfim, é um simples velhote a brincar à política. É uma triste imagem que está a dar ao país. Por onde será que andam os seus conselheiros? Não o colocam no seu lugar? Ou será que esta campanha está a ser orquestrada pela jovem radical do Bloco? Se for assim compreende-se esta campanha soarista…
A decisão do Governo em esvaziar as competências da Administração do Metro do Porto cheira muito mal, pois já estamos a adivinhar o que aí vem. Mas sabe bem saber que o Sr. Oliveira Marques não vai continuar a reinar... Pena é que irá para lá outro do mesmo nível.
O novo Anti- Cristo
Cavaco Silva Presidente
Para quem viveu a adolescência e o início da vida adulta quase idolatrando a figura de Cavaco Silva, admirando todas as transformações maravilhosas que fez por Portugal, este é um momento há muito aguardado. A honestidade intelectual e política de Cavaco Silva sempre estiveram presentes no meu imaginário político. Foi já na fase derradeira do seu período como Primeiro-ministro, que me apercebi da envergadura de tudo aquilo que tinha realizado, a verdadeira transformação económica, social e politica que tinha operado em Portugal. Admito que desde a sua derrota contra Jorge Sampaio, que por acaso foi a infelicidade de ter sido a minha prenda de aniversário de 18 anos, esperava pelo seu regresso à política. Nestes últimos 10 anos, onde ganhei uma verdadeira consciência política e social, nunca voltei a ter um sentimento de respeito e reconhecimento por um político português como o que tenho por Cavaco Silva. Através deste blog e de outros meios ao meu alcance, tudo farei para apoiar humildemente a sua candidatura a Belém. Deste modo, começarei por colocar o seu portal, o blog do seu mandatário digital e também um blog de apoio à sua candidatura em lugar de destaque na coluna da direita.
Quando falámos em debates televisivos ou radiofónicos entre candidatos a algum cargo político geralmente falamos na confusão que se instala nos estúdios onde decorrem esses debates. Falam todos ao mesmo tempo, interrompem-se uns aos outros, não expõe alguma ideia e os moderadores desesperam por tentar evitar atropelos, e por vezes insultos, entre os candidatos. No fundo uma imagem nada dignificante para quem neles participa.
A única forma de evitar, ou pelo menos minorar, as desvantagens destes debates é fazê-los a dois. Obviamente aberto à participação de todos os candidatos.
Que adianta nós fazermos um debate com meia – dúzia de candidatos Presidenciais se cada um tiver poucos minutos para expor os seus pontos de vista, sendo constantemente interrompido por este ou aquele candidato, não podendo responder a uma ou outra crítica de imediato (pois a palavra vai rodando de candidato em candidato). Ninguém se entende.
Só defende debates com todos os candidatos quem quer lançar confusão para a opinião pública.
Mário Soares acusou agora Cavaco Silva de ser o “mestre do silêncio” de “prolongar o tabu do silêncio” e de ser um “candidato – esfinge”. Com estas criticas Mário Soares espera que Cavaco Silva comece a falar mais à comunicação social. No fundo que faça o que os “verdadeiros políticos” fazem, isto é, falar mesmo quando não têm nada para dizer.
Mário Soares, neste particular, também tem vasta experiência. Recorde-se que foi ele o autor de variadíssimas intervenções infelizes ao longo destes anos, após deixar a Presidência da República. Lembremos só o último apelo ao voto no seu “filhinho” em pleno acto eleitoral ou o seu aviso patético de que estaria para vir uma “guerra civil”, aquando do Governo de Santana Lopes.
Pois é, Mário Soares anda desesperado. As sondagens colocam-no em terceiro lugar, o que seria, e provavelmente será, um resultado catastrófico para este candidato.
A retórica e a demagogia
Os jovens do PP decidiram não dar o seu apoio à candidatura de Cavaco Silva, por não ter demasiadas credenciais de direita. Mas onde será que estes jovens estão com a cabeça? Assim ainda vão fazer Cavaco Silva perder as eleições... Espero que reconsiderem, senão Cavaco tem mesmo em risco a sua eleição, devido a estes poderosos jovens com uma implantação muito forte na sociedade portuguesa.
Sinceramente, João Almeida, tinha-o em melhor conta...
Chamar "escumalha" a estes criminosos chocou muita gente. Se calhar queriam que lhe chamassem jovens com problemas de inserção social e com dificuldades de adaptação ao neoliberalismo. A verdade é que não passam de pura escumalha.
A violência que neste momento grassa nas ruas de França é uma consequência directa da acção dos criminosos e dos gangs franceses. Isto é a pura verdade, mas quem tenha estado atento a alguma comunicação social, deverá pensar que a culpa é do Bush, do Blair, da guerra do Iraque e da globalização. Ainda hoje, um jornalista comovido defendia que estes jovens que passam o dia sem fazer nada, pois não tem emprego nem futuro, apenas se podem dedicar a estas actividades. Esperava ainda que na sua declaração de hoje, o Primeiro-ministro Villepin anunciasse medidas de combate à exclusão social, além claro, das medidas para combater a violência e a criminalidade. É tudo tão simples, a pobreza e o crime são explicados pelo capitalismo selvagem e pela globalização.
Político Profissional é aquele que vive à custa da política. Por outras palavras, aquele que, aparte a política, não tem outra actividade que lhe permita sobreviver financeiramente.
É óbvio que Cavaco Silva não é político profissional!!! Apesar de receber pensões, ou outras subvenções, o Professor Cavaco Silva passa muito bem sem a política. É Professor Universitário. Já os outros candidatos não lhes conheço qualquer actividade extra – política…
O Major Valentim Loureiro teve um ataque de sobriedade, ao anunciar que não vai dizer publicamente quem apoia para Belém. Apenas vai mandar uma carta ao candidato que apoia, manifestando a sua disponibilidade para tornar público apenas se for essa a vontade do candidato. Neste momento, o apoio do Major não é bem vindo, e ele sabe disso. Ao tomar esta posição, salvaguarda o seu candidato preferido. Espero é que apoie Mário Soares, como o fez no passado, pois Cavaco não precisa de apoios destes...