Virtualidades


política à portuguesa

Os rabos de palha
João Cravinho viu derrotado o seu pacote de medidas contra a corrupção. O PS, através de José Sócrates, defendeu que em matérias de corrupção não tem rabos de palha. Ao negar a Cravinho, e chamar disparatadas algumas medidas de João Cravinho, o PM parece querer esconder alguma coisa. Ou parece ter medo de se atacar de fundo a corrupção que grassa nas autarquias portuguesas. Enquanto a opinião pública se diverte com "carolinas" e "pintos", eles continuam nas suas negociatas com dinheiros públicos. O governo parece não estar incomodado com isto, ou pelo menos, passa uma ideia de despreocupação.

O recente caso BragaParques recorda-nos que o poder autárquico é feito à base de betão e de cifrões. A Rodrigues & Nevóa, detentora da BragaParques, cresceu na cidade de Braga através de negócios mirabolantes, que mereciam ser investigados. Na cidade de Braga fizeram-se algumas das maiores fortunas portuguesas, tudo à custa de um entendimento, no mínimo estranho, entre os construtores e a CM de Braga. Toda a gente ficou a ganhar..menos os munícipes e os portugueses, claro.

política à portuguesa

A lata deste senhor
O Major Valentim Loureiro afirmou hoje que espera que o processo Apito Dourado não termine por erros processuais. Segundo este paladino da justiça, está inocente e espera ser ilibado das acusações. A contradição é que a sua defesa tem-se baseado em dois pontos: que as escutas são ilegais e que a inconstitucionalidade da lei para o condenar. Deste o inicio tem tentado atrasar o processo com artimanhas processuais, e agora vem clamar por justiça. Haja paciência para estes senhores...

sociedade & vida

Sim….mas!

O meu voto será no sim! Mas existe um conjunto de outros dados, os quais não tem sido objecto de discussão, e que merecem reflexão aprofundada.
A questão central neste referendo é a de permitir, ou não, o aborto livre até às dez semanas.
As outras questões, a serem discutidas posteriormente, prendem-se com a aplicação da lei, no caso da vitória do sim.
Porque razão não há dentista no Serviço Nacional de Saúde, e haverá Aborto no SNS? Porque razão existem pessoas em lista de espera durante meses para serem operadas a problemas gravíssimos (tumores, patologias cardíacas ou pulmonares, etc) e uma mulher que queira abortar tem “via verde”, e o será em poucas semanas? Porque razão se eu quiser fazer uma operação plástica, ou colocar uma banda gástrica, tenho de custear a operação, e a mulher que se descuidou (sim, os preservativos e as pílulas são distribuídas gratuitamente nos centros de saúde) faz aborto por “tuta e meia”?
Por isso digo: Aborto livre até às dez semanas sim….Aborto custeado pelo contribuinte e entupindo o SNS não!!!

política à portuguesa

As campanhas milionárias do SIM
O Dr. Louçã, no seu timbre radical e espalhafatoso, andou por aí a berrar sobre as campanhas milionárias dos movimentos no Não. Ora, segundo esta noticia os movimentos do SIM vão gastar mais dinheiro. Gostava de ver o Dr. Louçã retractar-se... LOL

política à portuguesa

A demagogia
A CML de Lisboa tem sido um caso (mais um) problemático para Marques Mendes. Desde o inicio envolta em polémica, a gestão de Carmona Rodrigues tem sido uma grande "trapalhada". Com os fortes de indícios de corrupção que afectam a CML, Marque Mendes tem gerido a situação de forma correcta. Apoia Carmona Rodrigues (que não foi acusado de nada, nem sequer constituído arguído) e tem clamado por justiça. Se a situação se alterar, e Carmona Rodrigues estiver envolvido em qualquer situação, Marques Mendes deve-lhe retirar a confiança política, como fez nos casos de Valentim Loureiro e Isaltino Morais.
Luís Filipe Menezes, o opositor de serviço, declara agora a incoerência de Mendes. É puro oportunismo político fazê-lo nesta fase, em que Carmona não é suspeito de ter cometido crime algum. Certamente será culpado de não saber gerir uma autarquia. Será culpado de ter escolhido mal a sua equipa. Será ainda culpado de não saber o que anda a fazer. Marques Mendes não fica bem na fotografia, pois Carmona Rodrigues foi uma escolha pessoal. Mas, até ao momento, não foi incoerente com a sua posição sobre a ética na política. Menezes devia escolher melhor as suas "tiradas" contra Mendes. Até porque tem tido muitas oportunidades para isso.

política à portuguesa

Os polícias do pensamento
Os radicais do BE voltaram a atacar. A deputada Helena Pinto considera lamentável que o Blogue do Não tenha ligações à extrema-direita. Será que ainda há paciência para aturar estas posições radicais da Extrema Esquerda? Será que a luta pelo SIM à IVG se resume a isto? Será que eles querem mesmo que o SIM ganhe? Será que a deputada Helena Pinto fará o mesmo comunicado em relação ao Bichos Carpinteiros?
Eu também tenho links à extrema esquerda. Não me considero conivente com estas ideias. Mas considero que as pessoas que as escrevem tem qualidade de argumentação e são importantes para um debate saudável. A liberdade de expressão é isso mesmo: defender as suas ideias, por muito incómodas que possam ser. Ao criticar o Blogue do Não desta forma, o BE faz de polícia de pensamento, coisa normal nos regimes que defenderam no passado. Pelas pessoas que estão neste blogue, é impensável sequer pensar que têm alguma coisa a ver com a xenofobia, o racismo ou o PNR.

PS: Eu não tenho links de extrema direita, pois não considero válidas as suas ideias nem sequer a sua qualidade na argumentação. Não me associo a estes radicais, pois nem sequer os considero. Mas a sua existência deve ser defendida numa sociedade de liberdade de pensamento e de expressão. A liberdade deve ser exercida por todos, mesmo por aqueles com os quais discordamos radicalmente.

política à portuguesa

Demissões
O mínimo que se pode exigir aos envolvidos no escândalo de corrupção na CML é a demissão. Assumindo a presunção de inocência, o usufruto de cargos políticos não deve ser exercido por aqueles que estão sob suspeita. "À mulher de César não basta ser séria..."

politica à portuguesa

Recortes de T.V.

No programa “Estado da arte”, Paulo Portas deu, mais uma vez, mostra de que é um excelente orador. Inclusivamente, e embora defenda uma posição contrária à minha a respeito do Aborto, reconheço a clareza e limpidez do seu discurso.
Já no programa “Quadratura do círculo”, Pacheco Pereira conseguiu baixar o nível da discussão. Acusou o grupo parlamentar do PS de “passividade bovina”. Como diz o outro: “O artista é bom…não havia necessidade”.

política à portuguesa

Algo cheira mal em Lisboa
A gestão da CML tem deixado muitas dúvidas em questões fundamentais como a transparência e a honestidade. O negócio com a BragaParques desde o inicio tem estado envolto numa nuvem de irregularidades. Quem conhece a forma como esta empresa cresceu sabe bem que a sua base tem sido pouco transparente. A investigação que a PJ está a levar a cabo merece os aplausos da opinião pública. Carmona Rodrigues parece assobiar para o lado. Espero que Marques Mendes não faça o mesmo.

sociedade & vida

Continua o sensacionalismo…

Na senda do que no passado afirmei…posso voltar a dizê-lo: a comunicação social trata os temas da justiça como se de uma novela mexicana se tratasse. Informa parcialmente, maximiza um argumento em detrimento de outro, etc…
Mais grave que isso é ver pessoas que têm responsabilidades, Magistrados, Advogados, etc…a tomarem posições públicas sobre um caso sem o conhecerem minimamente. Para que se forme uma opinião consciencializada aqui fica o link para se obter o texto integral do Acórdão no caso do sequestro.

sociedade & vida

Declaração de voto - Não ao Aborto

O referendo ao aborto é uma questão que deve ser a consciência a ditar a direcção do voto. A minha consciência, como há 8 anos, manda-me votar não. Não tenho certezas sobre a matéria, tenho mesmo algumas dúvidas se o voto sim seria uma melhor opção, o mal menor mas, a minha forma de estar não me permite sancionar a legalização de uma coisa com a qual estou absolutamente contra: a interrupção voluntária da gravidez. Como não sou dogmático nesta matéria, concordo com a actual lei portuguesa, que me parece moderada e acautela algumas situações que me parecem abusivas para a vida da mãe ou do filho.
Pelo que tenho visto no debate sobre o referendo, existem dois lados diferentes: o campo da moderação, que com argumentos lógicos e racionais, tentam convencer as pessoas dos seus argumentos; e o radicais, que com o extremismo das suas posições, afastam uma qualquer possibilidade de debater seriamente esta questão.

mundo em movimento

O Eurodeputado Paulo Casaca

Até hoje desconhecia por completo este parlamentar europeu do PS, e conhecia pouco dos Mujahedins do Povo Iraniano. Apenas me lembro de ver algumas referências a este grupo na imprensa.
(Ao ver os headlines sobre um eurodeputado português que tinha estado com um grupo terrorista, logo pensei no Miguel Portas e nas suas organizações terroristas amigas. Claro que quando Miguel Portas faz isto ninguém liga.)
À primeira vista, parece-me uma tentativa hipócrita de destruir a imagem deste eurodeputado que, pelo que já li, nunca escondeu a sua relação com esta organização, e, em conjunto com outros colegas do PE, tem efectuado esforços no sentido deste grupo deixar de ser considerado uma organização terrorista na União Europeia (o Tribunal de Justiça das Comunidades já recusou a sua inclusão na lista de terroristas) e também nos Estados Unidos.
Ao ver a imprensa portuguesa ficamos com a sensação que este eurodeputado é amigo de alguma organização assassina e terrorista (não que isso não choque a nossa "boa" imprensa", quando acontece, como já aconteceu).

mundo em movimento

A construção de uma ditadura
Hugo Chavez vai construindo a sua ditadura socialista. No Ocidente, gera simpatias na extrema esquerda, a mesma que acusa os Estados Unidos por não ser totalmente democráticos. Recentemente anunciou a intenção de nacionalizar os restantes recursos energéticos do país, e aprovou para si mesmo poderes especiais durante 18 meses. Ou seja, na prática, já é um verdadeiro ditador. O próximo passo será referendar a possibilidade de eternizar-se no poder. Será que a esquerda radical, que proclama "amar" a liberdade, a paz e a democracia, não se intimida perante este senhor? Claro que não, ele é um dos deles...

era digital

Os grandes portugueses
Já sabíamos que este tipo de concursos têm a mesma validade que o Big Brother ou a Quinta das Celebridades. Num país em que a mediocridade reina, não surpreende ter nos finalistas o ditador Salazar ou o candidato a ditador Álvaro Cunhal. A verdade é que escolher o melhor, qualquer que seja a área, é sempre complicado. Deixar que seja a "rua" a fazê-lo torna a tarefa ainda mais complicada.
Tenho pena de alguns verdadeiros icons do Portugal de hoje não fazerem parte do top ten, como Pinto da Costa, Major Valentim Loureiro ou o inefável Gilberto Madaíl. Foi pena... Daria outra "pinta" a esta lista.

mundo em movimento


Já se sabia há alguns meses, mas concretizou-se esta semana. O senador do Illinois vai mesmo candidatar-se às primárias do Partido Democrata para Presidente dos Estados Unidos. A nova estrela da política americana será certamente um sério candidato para 2008. John Edwards e Hillary Clinton vão ter sérias dificuldades em vencer este filho de emigrante queniano.
Nos Estados Unidos não é a raça, religião ou a proveniência que determina o futuro das pessoas. A diversidade é a virtude.

Sociedade & vida

Chiça…

Desculpem a minha irritação….é que afinal não são só os bancos a “aldrabar” o cliente com os arredondamentos “à portuguesa”…
Por motivos profissionais tenho necessidade de me deslocar Miami…e, ao contrário do habitual, fui eu próprio que tratei das reservas de alojamento, deslocação, etc….e pude comprovar a autêntica “vergonha” que é o sistema de reserva de passagens aéreas. O bilhete são € 300 mas acrescem taxas de € 100…o que vem a ser isto? Qualquer dia entro num táxi e o condutor além da corrida cobra a gasolina, o desgaste dos pneus e amortecedores, etc…O bilhete é um único, seja mais caro ou mais barato….e é esse o preço a ser publicitado e anunciado…assim qualquer companhia oferece passagens baixissímas.

política à portuguesa

“Aborto” de campanha…

A campanha relativa ao referendo do Aborto têm sido tudo menos correcta. De um lado temos os movimentos do “Sim”, os quais atiram com a prisão das mulheres (nunca vi, e ao que parece ninguém viu, uma única mulher presa por ter realizado um aborto), atiram com o financiamento duvidoso da campanha do “Não” (mas porquê? Se por acaso o “Não” ganhar alguém, tirará benesses disso?).
Do outro lado temos a campanha do “Não”, que atira com o financiamento público dos abortos, com as comparações às execuções, com o bater do coração…etc.
Agora até uma Sra Procuradora, sempre sedenta de protagonismo, afirma que “há clínicas de aborto que são slot machines de ganhar dinheiro”….mas onde? Como sabe ela isso? Não sabe com certeza…pois teria a obrigação legal de o denunciar, e até à data, que se saiba, não o fez!
É triste…até parece um joguinho onde se quer ganhar a todo o custo….esclarecer é que não interessa.

Sociedade & vida

Futebolização da Justiça…

Isto da justiça é como as marés…umas vezes acalma…outras intensifica-se. Hoje abateu-se mais um Tsunami sobre a Lei e os Tribunais. Refiro-me ao militar que foi condenado pelo crime de sequestro de uma menina, que lhe havia sido dada para adopção.
A exemplo do recente caso Luisão, também neste caso, e sobretudo a mim como jurista, repugna o modo como a imprensa os aborda. Emitem opiniões, inventam factos, no fundo tratam as situações com ligeireza e sempre na base de suposições, o que leva a uma maior descrença num sector essencial como é a justiça.
Urge criar um gabinete de imprensa junto de cada circulo judicial. Pode ser que desse modo exista alguém que, com conhecimento, informe o público sobre o que realmente se passa.

mundo em movimento

O verdadeiro Mao Tse Tung


Acabei de ler este livro sobre Mao. Já sabia que era um homem perverso, mau e sanguinário, que nada ficava atrás de Estaline, o seu pai ideológico. Mas ao ler as mais de 700 páginas, fiquei com a sensação que Mao foi o pior ditador da história. Antes de governar a China, já tinha sido responsável por milhões de mortes. Assassinou milhões de militantes do seu partido, condenou à morte pela fome outros milhões de chineses, e apoiou de forma negligente o Japão contra Chiang Kai Chek. Afastou e matou quase todos os seus compagnons de route, traindo, purgando e assassinando durante os mais de 25 anos que governou a China. Inspirou e apoiou ainda outros assassinos como Pol Pot ou Henver Hoxa. O comunismo, seja ela na China, na Rússia ou em Cuba, teve sempre consequências nefastas. Porque é uma ideologia macabra, que defende a igualdade promovendo a violência, o sectarismo e a divisão ideológica da sociedade. O bem comum deve ser realizado por indivíduos, e não por uns iluminados. Apesar deste livro mostrar um Mao que pouco ligava à ideologia comunista, não podemos esquecer que nos métodos, na crueldade e na forma de liderar pouco diferiu de outros líderes comunistas. Apenas foi mais brutal e sanguinário.

Curiosamente, fiquei a saber um dado novo: o partido maoísta português era o maior partido da sua esfera de influência na Europa Ocidental. Durão Barroso, Pacheco Pereira e tantos outros foram apoiantes deste sanguinário. O que a ignorância e os idealismos utópicos fazem com pessoas inteligentes.



mundo em movimento

Extrema Esquerda ataca
Na Grécia, a extrema esquerda reivindicou um ataque à Embaixada americana em Atenas, felizmente sem vitimas. Será que a extrema esquerda portuguesa concorda com o ataque? Ou será que vai marcar uma manifestação pela paz e contra o terrorismo?

era digital

O jornalista do regime
JMF está ficar desiludido com Chavez pelas suas demandas ditatoriais. As utopias acabam sempre nisto.
A procissão ainda vai no adro... Tenha calma que ainda vai ter tempo para engolir muito mais...

política à portuguesa

O desastrado
Manuel Maria Carrilho renunciou ao mandato na Câmara Municipal de Lisboa. Mantendo a tradição de político desastrado, afasta-se do cargo, depois de ter tido uma derrota humilhante contra um político mediano. Acaba de vez com uma carreira política miserável.
Não vai deixar saudades...

mundo em movimento

O dinossauro francês em extinção
Jacques Chirac anunciou que está a reflectir sobre uma possível recandidatura. Depois de 2 mandatos que contribuíram para a decadência da França, Chirac ainda pensa que pode ser útil ao país. Não percebendo que é um político do século XX, tenta manter-se na política activa. Os novos tempos são para uma outra geração de políticos, Royal ou Sarkosy. Temendo que estes incutam na França um novo dinamismo e outras políticas, este político da velha tradição gaulista, ameaça com uma nova candidatura. Será que os franceses vão na sua cantiga?

sociedade & vida

Os ressabiados
Ai... se tivesse sido como nós desejámos. Sem dúvida, uma das desgraças da vida política portuguesa.

A ler este excelente post de Henrique Barroso

mundo em movimento

Somália
O conflito que grassa na Somália estava a ser esquecido no Ocidente. Poucas referências, nenhumas manifestações e ninguém se importava. Até agora!
Os Estados Unidos têm vindo a bombardear posições do exército rebelde, radicais militantes islâmicos. Recorde-se que o governo é reconhecido pela ONU e pela comunidade internacional.
Com o envolvimento dos Estados Unidos, parece-me que vão começar os apelos "pacifistas" dos "suspeitos do costume", contra a guerra na Somália e contra o envolvimento dos Estados Unidos. Pela paz, claro. Como sempre!!!

Sociedade & Vida

trivialidades

O pior português de sempre
No concurso promovido pelas Produções Ficticias, Mário Soares foi eleito o pior português de sempre. Mário Soares teve 31% dos votos, à frente de Salazar (24%) e Guterres (10%). Este concurso satírico teve 13 mil votos.
Ora, os votantes, foram injustos para Soares. Este não é o pior português de sempre, sendo talvez um dos que mais contribuíram para a instauração da nossa democracia. Se tivesse sido o político mais ridículo deste inicio de século XXI, ainda se poderia aceitar.

Num gesto pouco democrático, as PF decidiram dar um novo prazo de votação neste pseudo concurso. Aguardemos para ver os resultados finais.

sociedade & vida

As corporações
Hoje já vi duas noticias, que só acrescentam mérito ao governo.
Na saúde, os profissionais de saúde andam preocupados com a legislação do governo, no sentido de impedir a acumulação por parte dos médicos de cargos de gestão no sector privado, ao mesmo tempo que trabalham para o estado. Outra noticia, foi que o Frente Comum está preocupada com o fim dos serviços sociais em alguns ministérios.
O governo age bem ao cortar com os privilégios destas classes, que ao longo dos últimos 30 anos, foram acumulando benefícios, em detrimento do resto da população, prejudicando o país.
A luta contra as corporações neste país ainda mal começou, mas o governo, nesta luta, parece estar empenhado em combater o seu poder. Quando vemos os sindicatos a berrarem, isto só pode ser bom sinal! Esperemos por outros sinais que, infelizmente, tardam em aparecer.

sociedade & vida

A nós é que doi….

Nos últimos tempos muito se tem falado nos cortes das regalias concedidas a muitas profissões, desde magistrados…Advogados…Médicos…Militares e Forças de Segurança…Professores…etc…etc…
Mas até há pouco tempo ninguém ouvia falar no escandaloso privilégio concedido à Caixa de Previdência dos Jornalistas…e assim lá iam eles louvando o corajoso ataque do Governo aos interesses cooperativos.
Pois é...parece que, tal como muitos outros, esse privilégio vai acabar.
Mais curiosas ainda são as criticas do Sindicato dos Jornalistas…até afirmaram que o Governo só os informou pela comunicação social!!!

mundo em movimento

O aumento das tropas
O anúncio que o Presidente Bush deverá fazer brevemente, que vai aumentar o número de tropas no Iraque, vem demonstrar que a sua estratégia para o Iraque estava errada. Uma batalha só pode ser vencida se tiver os homens suficientes no terreno. Ao que parece, Rumsfeld, pensava que bastava a tecnologia para vencer a guerra. Cedendo a pressões internas, nomeadamente de Mccain, Bush demonstra aos terroristas da Al-Qaeda e ex partidários de Sadam, que o destino da guerra ainda não está traçado. Será um forcing final, para salvar a face e vencer o terror. Será que ainda vão a tempo? Esperemos bem que sim.

mundo em movimento

Zapaterices...
A polícia autónoma basca anunciou hoje ter encontrado um carro cheio de explosivos na cidade de Atxondo (norte da Espanha), cinco dias depois da explosão de uma bomba no aeroporto de Madrid, reivindicada pelo movimento terrorista basco ETA.

Isto é o que dá negociar com terroristas. Zapatero acreditou que a ETA estava disposta a caminhar para a paz, sem renunciar à violência. Está agora a aprender, da forma mais dura, que com terroristas não há negociações possíveis. Infelizmente, nunca se pode acreditar na palavra destes assassinos. O que o PP e muita gente dizia, e que Zapatero negava, torna-se agora uma dura realidade.

mundo em movimento

O erro de Zapatero
O primeiro ministro espanhol, na sua boa fé ingénua, pensou que podia negociar com terroristas. Estão à vista os resultados desta politica desastrosa. Em democracia não se pode dar tréguas a esta gente. Ou renunciam totalmente à violência, o que nunca foi o caso da ETA, ou então apenas se pode estar em guerra e não ceder um milímetro. O PP sempre foi avisando para os perigos desta política. Agora, o PSOE, quer formar uma frente comum contra a ETA. Aquela mesmo que vigorou desde os tempos do franquismo em Espanha, e que Zapatero, deliberadamente destruiu ao chegar ao governo.

sociedade & vida

Correia de Campos com nota positiva
A introdução de um método de controlo da assiduidade dos profissionais da saúde é uma medida que tem de ser aplaudida. O cumprimento de horários é para todos, e não para alguns. Mais uma vez, as corporações reagem de um forma vergonhosa.

mundo em movimento

Um passo atrás
A execução de Sadam Hussein foi um passo atrás na normalização da situação no Iraque. Sendo contra a pena de morte, tenho de condenar a sua execução, com a agravante de ter sido efectuada para todo o mundo, através das televisões e de um vídeo que anda a circular na Internet. Deixar que fossem os partidários do radical Sadr a efectuar a execução, com insultos à mistura, foi um insulto à integridade humana, mesmo tratando-se de Hussein. O enforcamento é um método medieval. A transformação do sanguinário Sadam Hussein num mártir é um erro brutal, que vai deixar marcas no mundo árabe.

PS: A posição do novo secretário geral da ONU deixa-me dúvidas relativamente a ele. Espera-se que um homem na sua posição condene a pena de morte, sem hesitações.

mundo em movimento

Não – solução.


A morte de alguém nunca foi, nem será, solução para coisa alguma…por curiosidade podemos ler aqui a última hora de Saddam!



Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health