Virtualidades


Concordo em absoluto

Gémeos políticos *
Manuela Ferreira Leite, Vítor Constâncio e o ministro Pinho juram o mesmo: não há condições para baixar os impostos! Neste momento “não há margem”, garantem.
Para os ‘estatistas’ convictos, nunca chegará a ocasião certa para descer os impostos – mas todos têm grande facilidade em justificar as constantes subidas. Os países que baixaram os impostos ficaram mais ricos. Por cá, persiste-se no modelo que coloca o Estado como centro de todas as coisas e os cidadãos como meros ajudantes da máquina administrativa.
Há um ano, escrevi neste jornal que o PS podia ser derrotado em 2009 apesar das sondagens. Mas José Sócrates nunca será vencido por quem defende soluções iguaizinhas às suas. Entre o que está e uma cópia mais fossilizada a escolha é segura.
CAA, in Blasfémias

Etiquetas: ,

Feira do Livro

Estive na Feira do Livro do Porto no passado fim de semana. Não sou frequentador habitual deste tipo de certames, embora lhes reconheça o mérito de fomentar a leitura num país constituído maioritariamente por analfabetos funcionais. Claro que em termos de novidades, de surpresas ou de raridades, pouco ou nada encontrei. Apenas a questão do preço compensa nestas feiras. Acabei por comprar o novo livro de Viriato Soromenho Marques "O regresso da América", que inclui o excelente ensaio sobre o Sistema político e eleitoral americano, de José Gomes André.

Se não fosse a Amazon, continuaríamos eternamente afastados da civilização? A minha última compra, "Pure Goldwater" sobre a vida do candidato republicano de 1964, saiu este mês nos Estados Unidos. Será que algum dia poderia comprar este livro em Portugal? É por estas e por outras que as Feiras são apenas locais para comprar livros mais baratos. E mesmo assim, mais caros que na Amazon (o dólar baixo também tem as suas vantagens).

Etiquetas:

Mensagem de esperança do Primeiro Ministro

Sócrates admite «momento de dificuldade», lembra herança PSD

O líder do PS continua a desculpar os seus fracassos com o passado. Percebe-se a estratégia. As coisas estão más, não por causa da governação desastrosa que empreendeu em Portugal, mas sim por causa dos três anos da coligação PSD/CDS. Quem obteve uma maioria clara dos portugueses para governar (está certo, com falsas promessas), deveria ter a responsabilidade e honestidade de declarar que o seu projecto falhou. Além de terem mentido aos portugueses descaradamente em variados assuntos, ainda continuam a arranjar falsas desculpas.
A conjuntura internacional é das piores possíveis, mas também é verdade que as políticas de José Sócrates também são responsáveis pela crise anunciada. Olhe-se apenas para o exemplo espanhol!

Etiquetas: , ,

Frases sábias

Duas frases que explicam as directas do PSD:
Só se desilude quem estava iludido. A política é a arte do possível.

PPM, Atlântico

Etiquetas: , ,

Um país asfixiado

Desde 2002 que os portugueses ouvem falar no défice e no problema estrutural das contas públicas. A resposta para equilibrar o orçamento de estado, dos governos PSD/CDS e PS, foi aumentar a carga fiscal. O país está em crise há quase sete anos. Não há soluções para sair dela, agora com a conjectura internacional a piorar. Será que não vamos ter ninguém que nos apresente uma solução inovadora, que corte na despesa do estado e consiga diminuir a carga fiscal? Alguém que coloque o estado no seu lugar de moderador e não de ladrão do bolso dos portugueses? É o IRS, o IRC, o IVA, o ISP...mais os impostos dissimulados. Todos aumentaram nos últimos anos, enquanto o poder de compra diminuiu proporcionalmente.

Quando se diz que não há folga para cortar nos impostos, ninguém me consegue explicar a urgência dos investimentos faraónicos do novo aeroporto de Lisboa, do TGV Porto-Lisboa, da nova ponte de Lisboa... Ninguém me consegue explicar porque não se faz a reforma do estado e da sua ineficaz e dispendiosa Administração Pública ou porque continuamos a investir milhões de euros em Scuts. As velhas soluções socialistas, aplicadas pelo PSD e PS falharam em Portugal. Para quando uma política liberal, que liberte o individuo do peso excessivo do estado? Estou farto de pagar impostos para sustentar um estado falido, corrupto e que não corresponde ás minhas expectativas.

Etiquetas: , , ,

Debate da TVI

Chamar aquilo que hoje assistimos na TVI de debate é insultar o significado da palavra. O PSD merece um debate a sério, num estúdio a sério e com uma moderadora a sério. Não brinquem com o futuro do PSD.

PS: Santana e Passos Coelho não podem ter a reverência que demonstraram hoje por Manuela Ferreira Leite.

Etiquetas: , ,

Blogue sobre eleições do PSD

O Portugal Diário criou um blogue de cobertura das eleições directas do PSD: Laranja Espremida. A acompanhar!

Etiquetas: ,

Indiependentes V




Cat Power, com "The Greatest". Para ver no Coliseu do Porto, a 28 deste mês. Quem for de Lisboa, dois dias antes no Coliseu dos Recreios.

Etiquetas: ,

Sócrates de Saias

Recebi ontem uma carta de Manuela Ferreira Leite. Além da vacuidade de propostas políticas, outra coisa me chamou a atenção. "Não sou liberal... sou social-democrata", numa alfinetada óbvia a Pedro Passos Coelho. O que ela não entende é que o país precisa de novas políticas e novas caras. Se a solução para derrotar José Sócrates é uma cópia de saias, definitivamente o PSD não vai lá. Pior ainda. O PSD parece estar dividido entra os sociais democratas das elites e o populismo de Santana Lopes. No meio desta encruzilhada, Pedro Passos Coelho está a emergir como o candidato da esperança. Até pode ser que não ganhe. Mas é uma lufada de ar fresco neste PSD envelhecido e caquéctico.

PS: Pacheco Pereira defendeu há muito pouco tempo que a única oposição possível a este PS era ter uma postura liberal. Será que ainda apoia MFL, depois das suas últimas declarações?

Etiquetas:

Regresso

Depois de uma semana de ausência, estou de volta à escrita. Este foi um período interessante para o país.
Deputados da nação recebem em pleno Parlamento, um dirigente desportivo suspenso dois anos por corrupção desportiva. No dia em que esteve num julgamento, teve declarações sobre o mesmo processo em pleno átrio da Assembleia da República, num tom brejeiro. Esta é a nossa democracia..
O nosso Primeiro Ministro andou a fumar dentro de um avião. Depois de ter formado as brigadas fundamentalistas da ASAE, José Sócrates mostra-nos que as leis são só para os outros. Tal como já nos tinha demonstrado no caso da sua licenciatura, a desonestidade intelectual deste Primeiro Ministro é gritante.
Felizmente há algo de novo na política portuguesa. Pedro Passos Coelho tem efectuado uma campanha bastante eficaz para a liderança do PSD. Não é impensável pensar numa vitória. Se isso acontecer, acredito que em 2009 vamos ter um novo Primeiro Ministro, mas mais importante ainda, um novo projecto político para Portugal.

Etiquetas: ,

Spin à Vieira

Na semana em que o Benfica vai terminar uma das épocas mais vergonhosas da sua história, Luís Filipe Vieira contrata Eriksson. Percebe-se a ideia. Mas isto de atirar areia para os olhos dos sócios algum dia terá de parar. Será que esta foi uma ideia de Cunha Vaz?

Etiquetas: ,

A longa campanha

Estamos a 7 de Maio de 2008. Os candidatos estão em campanha permanente desde o final de 2006. Sigo esta campanha, de forma mais atenta, desde Janeiro de 2007. Portanto, quando os candidatos chegarem a 4 de Novembro, já terão quase dois anos de estrada. Há quem diga que é um escândalo. Eu considero ser esta uma das grandes virtudes da democracia americana. Durante mais de dois anos, nunca há períodos mortos e não existe o tédio que por vezes existe em campanhas eleitorais de um mês em Portugal. Há muitas críticas a apontar ao sistema político americano, mas ninguém duvide que não há outro país onde a política seja levada tão a sério. Pelos cidadãos, pelos media e pelos próprios políticos.

Nos Estados Unidos, o primeiro ano da campanha é dedicada à escolha dos candidatos pelos partidos. Normalmente, esse período termina logo em Março, aquando da Superterça-feira. Este ano, a Superterça-feira foi em Fevereiro, mas a corrida ainda continua no lado Democrata. E deverá continuar, pelo menos, até Junho. O que quer dizer, que o candidato democrata vai ter apenas cinco meses, no mínimo, para se concentrar no seu adversário republicano. Num ano eleitoral como este, onde os republicanos estão gravemente “feridos”, isso poderá chegar para ganhar a Casa Branca.

Mas John Mccain poderá ser a grande surpresa desta campanha. A sua candidatura terá começado em 2000. Depois de ser derrotado por George W. Bush nas primárias, Mccain perfilhou o seu caminho no seio da política americana. Esteve contra o próprio partido em diversas situações, criticou a Administração Bush em variados momentos e preparou a sua candidatura para 2008. Por várias vezes pensou-se que seria impossível ser o nomeado. Muitos advogaram que Mccain, com o seu perfil, levaria o GOP à autodestruição. Mas ele seria o único republicano que poderia manter a Casa Branca. Por isso foi o nomeado. A confusão entre democratas tem aberto as portas a uma vitória de Mccain. Se não houver paz Democrata, antes da Convenção, Mccain bem poderá terminar o ano de 2008 como Presidente dos Estados Unidos. Aos 71 anos, é impressionante analisar o que Mccain tem feito este ano. Um político que esteve cinco anos no “Hanoi Hilton”, que lhe deixou mazelas para o resto da vida, continua com a mesma frescura de um jovem. Mesmo que perca, John Mccain já mostrou que é um dos candidatos mais fortes de sempre do GOP. Fosse outro o contexto eleitoral, e seria muito difícil de derrotar. Não é o favorito para Novembro. Nos próximos meses, depois da questão democrata estar resolvida, é provável que se vá abaixo nas sondagens. Veremos como emerge depois da Convenção Republicana de Minneapolis. Mccain encarna uma das histórias mais fantásticas da política americana. Veremos se termina na Casa Branca.

(PS: Não deixa de ser estranho que um comentador português, no último Expresso da Meia-Noite, tenha questionado a capacidade física de Manuela Ferreira Leite para fazer campanha eleitoral na sua idade. Isto há coisas. John Mccain está há mais de um ano e meio em campanha e MFL não consegue fazer um mês de campanha? Estou à vontade, pois nem aprecio politicamente MFL, mas é preciso colocar as dúvidas correctas. Há que analisar a política de uma forma séria. Coisa que muitos comentadores não o fazem em Portugal)

* Publicado originalmente no Eleições Americanas de 2008

Etiquetas:

Santana Lopes online

Pedro Santana Lopes, no dia de apresentação da sua candidatura, colocou também o seu site online. Hoje não poderei ainda fazer uma análise aos três sites dos candidatos principais a presidente do PSD. Mas brevemente o farei.
Hoje à noite estarei no Eleições Americanas de 2008 a comentar os incidentes desta noite eleitoral americana, que se prevê muito quente.

Etiquetas: , ,

Ferreira Leite online

A candidatura de Manuela Ferreira Leite já tem um site. Quando Pedro Santana Lopes apresentar o seu site de candidatura, pretendo realizar uma análise ao sites dos candidatos à liderança do PSD. Em termos gráficos, Pedro Passos Coelho parece ganhar a MFL. Ficará para mais tarde a análise aos conteúdos. Mas parece-me evidente a tentativa dos candidatos em envolver os militantes e apoiantes. Sinal que começa a existir, lentamente, um despertar para as potencialidades da Internet. Veremos se tem alguma consequência.

Etiquetas: ,

Indiependentes IV

Para continuar esta saga, aqui fica a nova banda de Alex Turner, dos Artic Monkeys e Miles Kane, dos The Rascals: The Last Shadow Puppets. Fica aqui o vídeo de "My Mistakes Were Made For You", ao vivo em Nova Iorque. A banda lançou em Abril o álbum de estreia, "The Age of the Understatement", uma agradável surpresa. A ouvir!


Etiquetas: ,

PPC Online

Numa coisa Pedro Passos Coelho tem estado à frente dos outros candidatos. O único que parece ter uma estratégia online, fundamental nos dias que correm. Impensável como os seus adversários ainda não têm nada na Internet. Hoje em dia, também é na Internet e, especialmente, na Blogosfera, que se começa a ganhar o debate das ideias. Para depois ganhar-se o dos votos.

Etiquetas:



Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health