Virtualidades


Propaganda que engana tolos

Ontem, o país ficou maravilhado com o lançamento do Magalhães. O Portugal moderno e tecnológico no seu melhor esplendor.
Infelizmente, como noutras ocasiões, a propaganda socrática não sobrevive a uma análise séria e descomprometida. Está tudo explicado neste excelente post de Gabriel Silva, no Blasfémias: Acéfalos.

Etiquetas: , ,

A ler

O que é a esquerda, hoje? de Rui A. no Portugal Contemporâneo.

Etiquetas: ,

China censura jornalistas

Entre os sites censurados estão os da Amnistia Internacional, da BBC, da rádio alemã Deutsche Welle, ou dos portais dos jornais de Hong Kong e Taiwan. Mediante esta posição ditatorial da China, porque não "censurar" também estes JO? Ou então, utilizar a cobertura jornalistica para, de forma sistemática, repudir o regime chinês?

O Comité Olimpico Internacional, que deveria ter vergonha por ter entrgue os JO a uma ditadura, irá tomar alguma atitude?

Etiquetas: , , ,

A corrupção

Nos últimos anos, o tema da corrupção raramente saiu das páginas dos jornais. Seja por escândalos no futebol, no mundo empresarial ou na política. Volta e meia, a classe política faz de conta que pretende combater a sério este problema. Claro que logo se vê que estão a brincar.

João Cravinho tem lutado na praça pública para termos politicas sérias contra este flagelo, que contribui para a degradação do país. Já era tempo de outros políticos juntarem-se a este esforço. Mas a resposta do PS, e o silêncio do PSD, é mais uma vez, uma contribuição para a manutenção do status quo. Infelizmente.

Etiquetas: , ,

Marketing Livreiro

Gonçalo Amaral deverá ser contratado para proferir palestras sobre esta área do marketing. Há que admitir que sabe vender livros. Factos? Verdade? Realidade? Isso não tem nada a ver com a actividade o antigo inspector da PJ.
Além das centenas de noticias "criadas" para os media nas últimas semanas, agora que o livro vai ser lançado, Amaral vai falar na primeira pessoa. Veja-se este post de Francisco Almeida Leite, no Corta-Fitas.

Etiquetas: ,

A privatização da RTP II

A RTP bateu a concorrência, ao ganhar o direito das transmissões televisivas de futebol para as próximas épocas. O valor do negócio não é conhecido, mas li num jornal que seriam cerca de 16 milhões de euros/época. Será que é para isto que serve um serviço público de televisão? Os portugueses não ficariam na mesma satisfeitos se o futebol fosse visionado na Sic ou Tvi? Privatize-se a RTP. Não precisamos de canal público para nada!

Etiquetas: , ,

A Quinta da Fonte

Nos últimos dias todos os portugueses têm conhecido o despudor que o "estado social" representa. Gostava de destacar que gostei de ouvir a entrevista com o Presidente da Câmara de Loures ontem na Sic Noticias, e que a resposta que as autoridades estão a dar a este caso é positiva. É tempo de repensarmos estes milhões de euros que são enterrados neste tipo de bairros sociais. Não sou insensível ao ponto de pensar que o Estado deve afastar-se de qualquer tipo de ajuda aos que têm dificuldades. Mas proporcionar casas quase de "borla", acrescidas de subsídios de rendimento mínimo a quem não o merece é "roubar" os contribuintes. E eu estou farto de ser roubado por este Estado.

Etiquetas: ,

A privatização da RTP

O Pedro Morgado e o Carlos Ribeiro estão a promover uma petição contra aquilo a que chamam a “ditadura dos chamados três grandes na RTP”. A iniciativa tem mérito e relembra o despudor deste serviço público de televisão, que mais não é que um concorrente desleal dos canais privados. Como sempre, é o futebol a chamar a atenção para alguns problemas do nosso país, mas esta RTP há muito que não faz sentido.

Portugal, desportivamente falando, tem três clubes e uma selecção, e tudo o resto é um enorme deserto. Se para quem não é adepto do Benfica, Porto ou Sporting, deverá ser desesperante ver a cobertura excessiva que o futebol tem na televisão, imagine-se o que será para todos aqueles que não gostam da modalidade.

Se a RTP limita-se a ter uma programação baseada nas regras puras do mercado (e estas não permitem a transmissão de um jogo do SC de Braga), então qual a razão deste mesmo canal ser pago pelos portugueses? Além de concorrer no mercado publicitário com os demais privados, ainda recebe milhões directamente dos bolsos dos portugueses, na famigerada taxa da contribuição para o audiovisual. Será que um adepto do SC Braga ou do Belenenses sente-se satisfeito por contribuir para esta RTP? Ou um adepto de Rubgy? Ou ainda alguém que não vê a RTP, porque simplesmente não possui nada de interesse?

Um suposto serviço público pressuporia uma programação de qualidade, com séries de elevado grau de seriedade, documentários históricos, informação de rigor e isenta, desporto para todos (e isto passaria por outras modalidades) e talk shows muito diferentes dos ridículos programas da manhã ou da tarde. Como nada disto se passa em Portugal, e nunca aconteceu, o melhor que o Estado poderia fazer era libertar-se deste depósito de desperdício de fundos públicos. Quando eu desejo aceder a programação televisiva de qualidade, raramente a RTP é a escolhida. E claro, os restantes canais portugueses também estão excluídos.

Será que alguém me oferece um forte motivo para pagar impostos para sustentar esta RTP? Ou indo mais longe, a RDP? A única diferença que este canal tem para a SIC e TVI é que habitualmente serve de plataforma de propaganda para os governos. Como ainda recentemente vimos, com o inefável Primeiro-ministro a recorrer à RTP para servir os seus propósitos.

Pedro Passos Coelho apresentou na sua campanha interna uma proposta honesta de privatização da RTP. Era tempo do PSD assumir-se como uma força real de mudança em Portugal, e apresentasse as verdadeiras soluções fracturantes que rompessem com o imobilismo desanimador em diversos sectores. A comunicação social patrocinada pelo Estado não serve os interesses dos portugueses. Livremo-nos dela.

Etiquetas: , ,

Credibilidade

Luís Filipe Menezes tinha prometido não falar até depois das legislativas de 2009. Depois dos últimos tempos atribulados da sua liderança, onde perdeu alguma dignidade devido a actos menos próprios, esperava-se que cumprisse essa promessa.
Mas hoje, em artigo de opinião no DN, descarrega fel sobre a nova liderança do PSD. Não lhe fica bem! E acentua o que dele diziam: "não tem credibilidade". A travessia do deserto é algo que é muito importante para certos políticos. Menezes não quer acreditar nisso. Assim, será alguém sem futuro na política nacional.

Etiquetas: , ,

Vergonha de Primeiro Ministro

Ronald Reagan em 1980

Ronald Reagan é um herói para muitos americanos. Considero-o um dos grandes ícones da liberdade, da democracia e da luta contra o comunismo. O Estados Unidos e o mundo precisam de mais heróis.
Entre 1 e 4 de Setembro vou estar em Minneapolis, na Convenção Republicana, ao abrigo do trabalho que tenho desenvolvido no Eleições Americanas de 2008. Será que John Mccain conseguirá atingir o estatuto de Reagan?
Deixo aqui o vídeo de aceitação da nomeação republicana de Ronald Reagan, na Convenção Republicana de Detroit, em 1980. (via Grand'Old Blog)


Etiquetas: , ,

Conclusão do Apito Dourado

As escutas podem não ter valido, mas estão transcritas. Não só estas mais recentes como também aquelas que o Independente publicou ao longo dos anos 90 e que são tão óbvias que é impossível ignora-las. O que o senso comum reconhece é que os dirigente do teu Porto corromperam árbitros, arranjavam-lhes prostitutas, pagavam-lhes favores. Os tribunais não aceitaram as escutas e safaram-se, à boa maneira portuguesa.

Mas não é pelo facto das provas não terem sido aceites em tribunal que as coisas são diferentes. Podes estar satisfeito por se terem safado ou por irem adiando as consequências, o que compreendo, mas não me podes argumentar que são patranhas.

Comentário de João Caetano Dias, no Blasfémias, num post de CAA, um dos maiores apoiantes da corrupção no futebol português, ou seja, do FCP de Pinto da Costa. A justição não arranjou provas para condenar o FCP. O mesmo é válido para quase todos os casos de corrupção investigados em Portugal que envolveram políticos. Espero que o CAA tenha este empenhamento na defesa de políticos que foram "enxovalhados" pela justiçã portuguesa, mas nnca condenados. Pode começar já pelo Avelino Ferreira Torres e pela Fátima Felgueiras.

Etiquetas: , ,

Indiependentes IX


Uma das bandas mais influentes do indie rock americano, os The National actuaram quinta-feira no festival Alive. O regresso a Portugal já está marcado para a próxima sexta-feira, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. Fica aqui "Slow Show", do fantástico Boxer, de 2007.

Etiquetas: ,

Open Source

Os softwares de código livre estão cada vez mais na moda. A SourceForge, um site que reúne uma série de software open source, está a promover um concurso para eleger o melhor programa. Vale a pena dar uma lista de olhos aos nomeados. Há muitos e bons programas para utilizar. Exemplos? O Open Office, um bom substituto do MS Office, o Azureus, software de download de torrents ou o inevitável browser Firefox.

Etiquetas: ,

Regresso de Paulo Gorjão

Um excelente design é a marca da reentrada de Paulo Gorjão na Blogosfera. Intitulado Vox Pop, será de certeza um sucesso ao nível do saudoso Bloguítica. A seguir com atenção!

Etiquetas:

Autárquicas 2009

A noticia da recandidatura de Rui Rio à CM do Porto é uma excelente noticia para a cidade e para a região. A um ano das eleições, o presidente da Distrital do PSD anunciou que todos os actuais presidentes se vão recandidatar, ficando no ar uma dúvida muito pertinente, e que me causa apreensão.
O que será que o PSD vai fazer em Gondomar? Com a intenção mais que certa de uma recandidatura de Valentim Loureiro como candidato independente e com a estrutura local ainda completamente dominada pelos ditames da actual maioria, surgem dúvidas da acção do PSD em Gondomar. Será que vai apresentar um candidato com poucas hipóteses de obter um resultado favorável (Gonçalves Pereira em 2005)? Ou irá avançar para uma solução de compromisso com o Major (Leonel Viana, presidente do PSD Gondomar)? E as Juntas de Freguesia. Será que os candidatos e presidentes actuais vão continuar a fazer jogo duplo? Ou vão assumir-se como políticos com ética e candidatar-se como independentes? Nos próximos meses teremos respostas...

Etiquetas: , ,

Indiependentes VIII

Os americanos Black Kids apenas vão lançar esta segunda-feira o seu álbum de estreia, "Partie Traumatic", mas já causaram furor com os seus singles "I'm Not Gonna Teach Your Boyfriend How to Dance With You" e este "Hurricane". De referir que o álbum foi produzido por Bernard Butler, guitarrista dos Suede. A seguir com atenção a carreira desta banda da Florida.

Etiquetas: ,

Le Tour 2008

O Tour de France, a maior prova de desporto do mundo, começa hoje nas estradas de França. Depois de alguns anos difíceis, abalados por diversos escândalos de doping, espera-se que seja o ano da recuperação do prestígio. Apesar de não estar presente Alberto Contador, vencedor da edição do ano passado, há muitos e bons ciclistas presentes, que garantem qualidade à prova. A seguir nas próximas três semanas.
As minhas apostas: Cadel Evans, Alejandro Valverde, Damiano Cunego, Carlos Sastre, Denis Menchov e Haimar Zubeldia
Potenciais surpresas: Stijn Devolder, Kim Kirchen, Samuel Sánchez, Mauricio Soler e Roman Kreuziger.

Etiquetas:

Vergonha

O futebol português é uma selvajaria. Dr. Gonçalves Pereira, vereador de Gondomar, pretendia decidir sobre o futuro do Boavista. Apesar de não ter encontrado nenhuma contradição nessa posição, optou por determinar o fim da reunião do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol. Os restantes membros do Conselho optaram por continuar a reunião e tomar decisões. O que se vai passar agora não sabemos, mas a imagem que fica é que isto é tudo um tráfico de influências, onde as leis e os regulamentos nada contam. Mas essa não é a imagem apenas do futebol. Essa é a imagem do país.

PS: Em 2005 estive envolvido na campanha do Dr. Gonçalves Pereira, na sua candidatura difícil e muito dura contra a lista independente do Major Valentim Loureiro. Apesar de não duvidar da sua integridade, considero que devia ter pedido escusa deste processo. Ao não fazê-lo, lançou a suspeita sobre o seu nome. E colocou, mais uma vez, em cheque a credibilidade do futebol português.

Etiquetas: ,

Serviço Público

Custos com combustíveis podem acentuar prejuízos até 150 milhões este ano
Os socialistas continuam a acreditar que o estado deve possuir empresas. Além das obrigações mínimas do estado, os portugueses ainda têm de pagar por esta empresa falida, que pouco serve para o português comum. Quando eu quero viajar, a última transportadora a quem recorro é à TAP, uma das mais caras do mercado. Qual a vantagem do estado ter este tipo de negócios? Haja coragem para privatizar estas empresas ruinosas.

Etiquetas: ,

Uma boa morte!

Ingrid Bettencourt

A história da sua libertação é uma prova que ainda existem lados bons ou maus para optarmos. Enquanto uns preferem ser ambíguos, difusos ou desconexos na hora de escolher, eu prefiro estar orgulhosamente ao lado daqueles que lutam pela liberdade, contra a tirania e o terrorismo. As FARC representam o tudo aquilo que mais ignóbil que existe no mundo. Pena é que certos partidos prefiram estar ao lado destes criminosos. Veremos se continuarão a receber na sua festa estes inimigos da liberdade. Nada me supreende nestes hipócritas!

Adenda:
Ler esta vergonha, publicado no Blasfémias por Helena Matos.

Etiquetas: , ,

Viva a Liberdade!

O Menino de Ouro

O lançamento do "biografia" de José Sócrates foi comovente. Ver Manuel Dias Loureiro, um militante do PSD, emocionado com a sensibilidade do Primeiro Ministro é algo estranho, mas ao mesmo tempo normal. Afinal, sempre podemos concluir que o poder dos interesses não tem cor partidária. Porque será que Dias Loureiro fez este frete ao líder do PS? Alguém que me explique....

Etiquetas:



Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health