O contrário do que dizes
0 Comments Published by Nuno Gouveia on sexta-feira, junho 29, 2007 at 18:37.Hoje foi afirmou que não faz sentido referendar o Tratado da União Europeia. Até pode ser mesmo isso que ele pensa, mas duvido que tivesse dito o mesmo se Marques Mendes não defendesse o referendo.
Etiquetas: demagogia, liderança do PSD
Porque será que Portugal, um país desenvolvido e culto da Europa, não consegue ter programas destes no prime-time, ocupado por novelas ranhosas e concursos de gosto duvidoso? Não somos nós superiores culturalmente aos estúpidos americanos? Como tal, não devíamos ter programas de maior qualidade nos tops de audiência?
"Se és funcionário público, tens de respeitar os chefes. Nem te atrevas a falar mal do governo. Se és do PSD, cala-te senão vais para a rua."
E o que acontecerá quando o PSD encontrar o seu rumo, talvez ainda este ano?
Etiquetas: democracia, Governo, liberdade
Dia 8 de Julho inicia-se mais um Tour de France, que este ano vai começar em Londres. Mas, como adepto incondicional da modalidade, estou preocupado com o seu futuro. Nos últimos anos, quase todos os grandes ciclistas foram apanhados nas malhas do doping. Ivan Basso, Marco Pantani, Jan Urlich, Floyd Landis, Roberto Heras, enfim, um leque demasiado grande para continuar. Ainda recentemente ficamos a saber que o vencedor do Giro deste ano, Danilo Di Luca e Alessandro Petachi, o melhor sprinter dos últimos anos, podem também eles terem corrido sob o efeito do doping.
Ao consultarmos a pagina da edição deste ano do Tour de France, verificamos que não está lá o vencedor de 2006 (ainda não foi homologado, havendo dúvidas se será Flyod Landis ou Oscar Pereiro). Lamento constatar que um desporto com tantos fãs espalhados por todo o mundo está neste estado miserável.
Os responsáveis pelo ciclismo disseram-nos que este seria o ano zero da modalidade. Pelo que temos visto, não.
Etiquetas: ciclismo
O Governo avisou que ia legislar. Infelizmente, esqueceu-se da lei na gaveta.
Etiquetas: tabagismo
Etiquetas: gastos faraónicos
Etiquetas: coragem, democracia, liberdade
Etiquetas: Blair, Reino Unido
Os títulos temáticos vão acabar, haverá algumas rubricas novas e também diferentes abordagens a assuntos que nem sempre tiveram espaço aqui.
Haverá sempre um blogue em destaque no cabeçalho, e esta semana, em homenagem ao cidadão António Balbino Caldeira, o Do Portugal Profundo estará em destaque. A liberdade de investigação dos cidadãos não pode ser colocada em causa por um qualquer político sem escrúpulos.
Por fim, gostava de desejar que o Sérgio possa voltar a escrever com regularidade.
Etiquetas: novidades
Este blogue faz hoje 4 anos de existência. Logo haverá novidades!!!!
Etiquetas: liberdade de expressão, tolerância do mundo árabe
Maria José Nogueira Pinto admite votar em António Costa
Ex Subsecretária de Estado da Cultura num Governo do PSD
Ex Candidata a líder do CDS/PP
EX Vereadora da CM de Lisboa pelo CDS/PP
Etiquetas: troca-tintas
“Não estou para perder anos de vida.”
Sábado, 21/06/2007
Etiquetas: eleições Lisboa
política à portuguesa
5 Comments Published by Nuno Gouveia on quinta-feira, junho 21, 2007 at 14:53.Mas o que a Câmara Municipal contesta e ninguém parecer querer observar é ao facto de continuamente o JN, sob a direcção do Jornalista David Pontes, negar um tratamento jornalístico isento à CM do Porto. Os media têm capacidade de alterar agendas, liderar correntes de opinião e criar condições políticas favoráveis ou desfavoráveis. No texto do site da Câmara, o que é realçado é isso mesmo: o tratamento injusto e parcial que o JN dedica à Câmara. O cidadão David Pontes tem toda a legitimidade de manifestar-se contra o que lhe apetecer; o jornalista David Ponte não tem o direito de utilizar o jornal para o qual trabalha, para veicular ideias ou opiniões políticas.
Rui Rio levanta esta celeuma toda, pois em Portugal não estamos habituados a que os políticos reajam contra aqueles “maus” jornalistas que fazem do seu trabalho uma forma de fazer política.
Etiquetas: coragem, isenção jornalística, Porto
política à portuguesa
0 Comments Published by Nuno Gouveia on quarta-feira, junho 20, 2007 at 15:43.A noticia de hoje do Expresso veio finalmente revelar a razão pela qual, António Balbino Caldeira, autor do blogue "Do Portugal Profundo", é arguido num processo que envolve a "licenciatura" do Primeiro Ministro.
José Sócrates terá apresentado queixa crime contra o blogger, devido ao conjunto de textos que este publicou sobre o seu percurso académico. José Sócrates, não podendo calar as vozes da imprensa (que bem tentou na altura), nem sequer processar os jornalistas e meios de comunicação social que publicaram noticias sobre o caso, avança para o elo mais fraco: neste caso, um cidadão de coragem, que decidiu investigar por sua conta e risco. Um cidadão que descobriu alguns dos podres do actual Primeiro Ministro, e que viu reconhecido pela generalidade dos media a pertinência das suas revelações.
José Sócrates avisa desde já os seus detractores: cuidado, quem se mete comigo leva!!!
Etiquetas: Infame Primeiro Ministro, Injustiça, Solidariedade
Ministros que deveriam estar a descansar:
Manuel Pinho
Mário Lino
Isabel Pires de Lima
Francisco Nunes Correia
António Correia de Campos
Jaime Silva
Se José Sócrates queria terminar o mandato de forma digna, deveria ter mudado estes membros do Governo. Agora, até inicio de 2008, não poderá mexer na composição dos ministérios. E estes ministros, continuarão a ser arrastados pela lama causada pela sua incompetência.
Etiquetas: Governo, Incompetência
A confirmar-se esta candidatura, a ala conservadora do GOP ficará mais satisfeita, com um candidato com credencias e provavas dadas de "conservatism". Mas se ele for o nomeado, o Grand Old Party terá poucas hipóteses de ganhar novamente a Casa Branca. Em todas as sondagens, apenas Rudy Giuliani parece ter capacidade eleitoral para vencer Hillary Clinton ou Barack Obama.
Etiquetas: eleições 2008
Ficamos depois a saber que este recuo terá sido negociado com a CIP, por força da intervenção do Presidente da República e da contestação à Ota por parte dos partidos da oposição e de certas elites. Neste aspecto, parabéns a Marques Mendes pelo papel desempenhado.
Agora, suspeita-se que este recuo apenas servirá para desviar as atenções e que a Ota é a solução final. Hoje, Mário Lino já admite estudar a possibilidade da Portela +1 (Se for viável, esta é sempre a melhor solução para Lisboa e para o país).
Depois de meses e meses de casmurrice, apenas ficamos com a certeza que o Governo não tinha explorado todas as tentativas. Que tinha decidido manifestamente de má fé. Será que ainda alguém considera este governo credível?
Etiquetas: credibilidade, Ota
Balbino Caldeira arguido no caso da licenciatura de Sócrates
Suspensão de Charrua pode ir aos oito meses
Etiquetas: liberdade de expressão
"UE ameaça proibir anúncios a 'fast-food'"
A seguir vão tentar proibir os anúncios a refrigerantes, gelados e rebuçados. Será que os saudosos Sugus vão também ser proibidos?
Estes burocratas de Bruxelas estão a esticar-se. Depois queixam-se que existe um grande descontentamento contra as políticas da UE.
O partido de Nicolas Sarkozy venceu, como se esperava, as legislativas francesas. Acabou por ter menos deputados do que o previsto, tendo o PSF alcançado um resultado bastante aceitável.
Etiquetas: França
Etiquetas: loucura, Universidade do Minho
Etiquetas: gastos faraónicos, Governo
Etiquetas: médio-oriente, terrorismo
O único aspecto negativo parece-me ser o período de adaptação das instituições. O diploma do Regime Jurídico do Ensino Superior prevê que os reitores se demitam no imediato, provocando já as alterações na composição dos órgãos de gestão das universidades e politécnicos. Talvez fosse pertinente um período maior de adaptação à nova realidade.
Etiquetas: Ensino Superior, Governo
política à portuguesa
5 Comments Published by Nuno Gouveia on quarta-feira, junho 13, 2007 at 18:41.Para ele, a esquerda era inteligente quando Jean Paul Sartre apoiava o totalitarismo do comunismo, ou quando Noam Chomsky apoiava o regime de Pol Pot. Ou então, para Saramago, Fidel Castro e Hugo Chávez é que fazem parte da esquerda inteligente.
Personalidades como Saramago, que passaram a vida a apoiar regimes ditatoriais, deviam estar caladas quando falam de liberdade e democracia.
Etiquetas: democracia, liberdade, totalitarismo
Daniel Oliveira, que nunca viveu na Albânia de Henver Hoxa ou um país do Pacto de Varsóvia, acha piada que eles gritem "bushi!! buchi". E o que considera importante é saber se realmente roubaram um relógio ou não. A verdade é que aquelas populações tiveram a percepção do que é viver sem liberdade, sob o jugo comunista. Por isso prezam tanto os Estados Unidos, a NATO e a União Europeia.
Etiquetas: democracia liberdade, nova Europa
Etiquetas: Israel
Sobre a Venezuela e Chávez:
"É um homem de convicções. Tem uma referência: Simon Bolívar. Acredita na integração da América Latina. Uma integração - como dizem - contra o domínio dos gringos. Quer contribuir para fazer uma espécie de União Europeia na Ibero-América..."
Mário Soares elogia Hugo Chávez, que está a construir paulatinamente uma ditadura. Durante a sua entrevista, nem uma palavra de critica ao regime venezuelano, nem sequer fala da liberdade de imprensa. Para Mário Soares, existe um relativismo democrático que nós, ocidentais, não sabemos respeitar. Eu, que pensava, que os valores democráticos eram universais.
Sobre a política e os políticos
"Hoje, na política, há um hábito perigoso que são os lóbis. Permitidos na América (sempre os EUA), parece que vão ser autorizados em Portugal. É um estímulo ao tráfico de influências. Agora as pessoas desejam entrar na política para melhor usufruírem, depois, de lugares de empresas. ...Em sociedade sem valores - em que o dinheiro é tudo - desapareceu a sanção moral em relação aos políticos e aos funcionários públicos corruptos e não só a eles... Na fase do capitalismo financeiro-especulativo, em que vivemos, tudo é permitido."
Mário Soares esquece-se que foi político em Portugal durante os últimos 30 anos. O sistema político que temos é, em parte, uma criação dele e dos seus amigos. E por falar em lóbis, será que nunca ninguém terá ouvido falar do lóbi soarista? Talvez, um dos mais poderosos do país? E o mal do mundo resume-se ao dinheiro. E logo ele, que tem muito acumulado.
O deliro anti-americano e anti-globalização
"Cada vez há mais pobres e maiores desigualdades e o que acontece a esses pobres? É indiferente: estão condenados a desaparecer. Neste momento há um relatório, nos Estados Unidos, onde se diz que o grande inimigo já não é o terrorismo, mas o perigo que podem representar as populações famintas vítimas do subdesenvolvimento e das catástrofes naturais, procurando desesperadamente encontrar nos países ricos do Norte. E a única resposta possível - diz o relatório - será a sua exterminação em massa."
Felizmente, os números provam o contrário, e como bem disse o Presidente da República, a globalização permitiu tirar milhões de pessoas da miséria no terceiro mundo. Está provado que o mundo precisa é de mais globalização e de mais liberalização do comércio. Mário Soares está enganado na história e na análise dos factos. Infelizmente, ainda subsistem muitos problemas por resolver, mas o caminho não será aquele preconizado por Mário Soares. E o estudo que refere, sempre nos Estados Unidos, deve ter sido retirado da imaginação fértil da extrema esquerda, agora compagnons de route de Soares.
Se tem ido aos Estados Unidos
"...deixei de ir. Já tive vários convites, mas não estou disposto a estar ali horas a ser fiscalizado, a preencher papéis, e a responder às perguntas, nem sempre inteligentes, que os agentes fazem nas fronteiras."
E ainda diz que não é anti-americano. Nunca fui aos Estados Unidos, mas amigos meus que lá estiveram não referiram nada disto que Soares diz. Ver o post de Francisco José Viegas, que recentemente terá estado na Venezuela.
Sobre o resto da entrevista:
Um forte ressentimento contra os Estados Unidos, Tony Blair e tudo que cheire a democracia aberta, plural e liberal. Pelo contrário, farta-se de elogiar os valores de Hugo Chávez, Lula da Silva, esse grande líder brasileiro e claro, Zapatero e Ségolène Royal, os futuros líderes da Europa. Não critica a corrupção e os escândalos do governo de Lula (que diria se um décimo disto acontecesse num governo inglês ou americano), e passa ao lado da grande derrota que o PSF está a enfrentar em França. No fundo, é uma entrevista de alguém que foi ultrapassado pelo rumo da história e radicalizou-se à esquerda, indo contra alguns dos valores que defendeu no passado. Será que há 30 anos ele seria capaz de elogiar um homem como Chávez? Por fim, não esquecer o papel simpático das entrevistadoras, Cândida Pinto e Clara Ferreira Alves. Fizeram o papel de jornalistas babadas, sem fazer as perguntas difíceis que esta entrevista impunha. No fundo, Soares ditou as regras e elas limitaram-se a segui-las.
Etiquetas: anti-americanismo, democracia, idade não perdoa
Etiquetas: direitos humanos
Etiquetas: democracia, idade não perdoa
política à portuguesa
1 Comments Published by Nuno Gouveia on segunda-feira, junho 11, 2007 at 17:01.O PSF, que agarrado a preconceitos ideológicos do passado, viu assim consumada a sua hecatombe eleitoral;
O centrista Bayrou, que com o seu discurso imobilista e apagado, obteve um bom resultado nas presidenciais. Desta vez, foi amplamente derrotado. Terá sido consequência pelo seu apoio, implícito, a Royal?
Por fim, estas eleições mostraram que os extremos (PCF e FN) têm cada vez menos peso na política francesa.
Se na segunda volta confirmar-se a vitória esmagadora da UMP, Sarkozy não terá argumentos para falhar na sua promessa: mudar a França.
Etiquetas: simbolos de uma geração
Do lado Democrata, Barack Obama é um político formidável e que merece vencer as primárias. É daqueles, que pelo discurso e pela convicção, consegue entusiasmar uma audiência e promete ser um furacão na política norte-americana. Apesar de manter-se atrás nas sondagens, Obama é o verdadeiro candidato da mudança e aquele que estará em melhores condições para vencer Mccain ou Giuliani. Gostei também da prestação do Senador Joe Biden, que poderá ser um bom candidato a vice presidente.
No lado Republicano, vi alguns candidatos que detestei. Tom Tancredo, Sam Brownback e Tommy Thompson foram os que mais me impressionaram pela negativa, como representantes daquela América intolerante e reaccionária que também existe. Felizmente, os três candidatos mais fortes representam o melhor do GOP. Apesar de ter gostado da coragem e força demonstrada por John Mccain, considero que Rudy Giuliani continua a ser o melhor candidato para suceder a George W. Bush. Apesar de ter perdido algum fulgor nas sondagens, continua o frontrunner e é o mais bem colocado para bater Hillary Clinton em Novembro de 2008.
Etiquetas: Democratas, eleições 2008, Republicanos
política à portuguesa
0 Comments Published by Nuno Gouveia on quarta-feira, junho 06, 2007 at 17:29.Mas será que fazemos parte de um país de faz de conta? As ligações da Bragaparques com a edilidade lisboeta remontam aos tempos de João Soares. Isto toda a gente já sabia, inclusive a “negociata" que terá existido por causa da construção do parque do Rossio. Mas o que é estranho nisto tudo é ninguém questionar o núcleo central desta empresa. Se em Lisboa e em Coimbra, os negócios do Sr. Névoa sempre estiveram envoltos numa nebulosa teia de interesses obscuros, que dizer da cidade de Braga?
Foi em Braga, com negócios mirabolantes, que a empresa do Sr. Domingos Névoa, entre outras, cresceu e ganhou capacidade para actuar a nível nacional. O município liderado há mais de 30 anos por Mesquita Machado possibilitou a emergência destas empresas. Ninguém investiga?
Etiquetas: Bragaparques, corrupção, PS
Etiquetas: boys, Incompetência, PS
Agora, resta ao PSOE voltar a reunir-se com o PP e activar de novo o consenso anti-terrorista que sempre existiu em Espanha.
A verdade é que tem sido um bom presidente, deixando o Governo em paz e utilizando o seu cargo conforme tinha prometido. Ao defender a globalização e os seus méritos, Cavaco Silva demarca-se claramente dos seus antecessores, que não perdiam uma oportunidade para a criticar. Se ele tivesse mantido a lógica que reinava em Belém, certamente não faltariam os comentários negativos de certos sectores da direita.
Mas o que hoje veio a público é verdadeiramente inaceitável. Forçar os autarcas a suspender os mandatos se forem constituídos arguidos é uma medida totalitária e que provavelmente seria inconstitucional, pois não assumiria a presunção de inocência dos arguidos. Se o PS quer credibilizar a vida política, que comece por fazer o que o PSD tem feito. Ou então que crie condições para que a justiça funcione e não tenhamos processos que duram anos sem condenações ou absolvições.
Espero que esta noticia tenha sido a forma do governo sondar a opinião pública.
Dito isto, parabéns ao 31 da Armada pela cobertura efectuada e também ao BE por ter aceite a presença de Rodrigo Moita Deus como Blogger. Apesar de discordar totalmente de tudo que o BE representa, este é um partido onde a democracia interna parece existir, conforme se observou nas diversas listas existentes, no debate interno, e até pela aceitação de Joana Amaral Dias na nova direcção política. Será que outros partidos da mesma ala política podem dizer o mesmo?
George Bush pede ao Congresso para duplicar ajuda contra a sida