Virtualidades


Reacções

Depois dos festejos daqueles que venceram as eleições no PSD, começaram a surgir reacções interessantes. Em primeiro lugar, muitas das coisas que tenho lido, demonstram a azia com que alguns sectores do partido reagiram a esta derrota de Marques Mendes. Se é verdade que Marques Mendes nunca entusiasmou as próprias hostes de apoiantes, Menezes conseguiu criar uma onda de entusiasmo dentro daqueles que o apoiaram. Foi a vitória de um certo PSD contra algumas elites que recusaram ir a jogo. É verdade que se o nome do adversário de Menezes se tivesse chamado Rui Rio ou até mesmo Alexandre Relvas, o resultado poderia ter sido outro. Muitos dos que votaram em Menezes talvez não o tivessem feito. Mas, estas elites do PSD, ao apoiarem um líder, que apesar dos méritos, nunca satisfez ninguém, empurraram o PSD para Luís Filipe Menezes. Agora, é esperar que consiga surpreender tanto como fez em Gaia, onde é considerado um verdadeiro herói. Tem até 2009 para provar o quanto pode valer a sua liderança. Terá o meu apoio e dos militantes que nele votaram.

LFM já começa a marcar pontos. A reacção do amigo de Hugo Chaves só pode ser considerado bom sinal. Mário Soares bem pode continuar a opinar sobre a vida interna do PSD. É uma boa ajuda.

Etiquetas:

Primeiro Ministro

Depois de vários anos de miserável oposição, o PSD conquista de novo a vontade de liderar o país. Luís Filipe Menezes conquista o partido com todo o mérito, na esperança de fazer de Portugal um país melhor. Viva o PSD... Viva Portugal!!!

Infotainment II

Aqui fica o vídeo da vergonha da Sic Notícias. Santana Lopes esteve verdadeiramente brilhante. A jornalista simplesmente não teve reacção, porque sabia perfeitamente que não estava a ser correcta. Por outro lado, Ricardo Costa teve uma resposta ridícula, que o devia envergonhar a ele, um excelente profissional.


Etiquetas: ,

Maringá

Apesar de nunca ter ouvido falar desta longínqua terra do Brasil, descobri hoje que esta cidade do Paraná tem 22 militantes em condições de votar nas eleições directas do PSD. Mais do que muitas cidades e concelhias de Portugal. Com uma militância destas, o Brasil ainda haverá de ser do PSD.
PS: Um amigo meu que está a trabalhar na candidatura de Luís Filipe Menezes já me tinha avisado sobre a verdadeira "chapelada" que estava a ser preparada no circulo da emigração. Não é que tinha razão? Depois destas trapalhadas todas, não venha Marques Mendes falar em credibilidade.

Etiquetas: ,

Infotainment

A Sic Notícias demonstrou que é um canal tão vergonhoso como os restantes. Interromper uma entrevista, para mostrar a chegada de um treinador de futebol, demonstra o estado vergonhoso da nossa informação televisiva.
Ontem, o convidado era Santana Lopes, ex Primeiro Ministro de Portugal, que dissertava sobre o grave momento que vive o PSD, o maior partido da oposição. A Sic Notícias não teve pejo em interromper a entrevista, por causa um acontecimento sem a mínima relevância, a chegada de José Mourinho a Lisboa.
Santana Lopes esteve ao melhor nível, a deixar a "jornalista" a falar sozinha.
Apenas me questiono se tivesse sido com Mário Crespo, será que deixaria que isto tivesse acontecido? Lembro-me de há pouco tempo um caso de uma jornalista americana que abandonou o programa por causa de Paris Hilton. Lamentável.

Etiquetas: ,

Quantos anos merece?

Mãe confessou ter dado pontapé no estômago de Sara
A mulher acusada de matar a filha de dois anos, em Monção, confessou hoje que deu um pontapé na barriga da menina no dia em que ela morreu, mas ressalvou que a intenção era atingi-la nas nádegas.
A lei penal portuguesa é do mais avançado que há, dizem os especialistas. A verdade é que dificilmente esta mulher estará mais de 10 anos na prisão. A reabilitação e não a punição, é a base dos legisladores portugueses. A nossa lei não pensa na vítima, mas sim no criminoso.

Etiquetas:

Ao que parece...

George W. Bush fez hoje um grande discurso nas Nações Unidas. Atacou de forma clara as ditaduras deste mundo, casos da Coreia do Norte, do Irão, da Birmânia, Síria e Cuba. Apelou ainda à luta a favor das frágeis democracias no Iraque, Líbano e Afeganistão. Esta retórica pela liberdade e democracia não é nova, mas é preciso acompanhar a retórica com a prática política. O anúncio de novas sanções contra o regime da Birmânia é um bom sinal. A luta pela democracia no século XXI terá de passar mais pelas armas económicas do que pelas da guerra. O que não signifique que não haja batalhas para se combater.

Etiquetas: , ,

Vergonha no PSD

O que se está a passar no PSD tem um culpado: Marques Mendes. Ao privilegiar as suas hipóteses de ser reeleito, em prol de criar condições para umas eleições dignas, arrastou o nome do PSD para a lama. Ao invés de proporcionar um verdadeiro debate de ideias e projecto alternativo para o país, preferiu marcar as eleições segundo um timing que apenas o favoreceu. Em vez de criar condições para aparecerem candidatos e projectos alternativos, conseguiu limitar a oposição a Luís Filipe Menezes, que tem feito o possível dentro das condições actuais. Numas eleições deste género, interessava que o máximo número de militantes pudesse participar na votação, em condições de igualdade. A candidatura de Marques Mendes criou obstáculos inaceitáveis para militantes afectos a Luís Filipe Menezes e facilitou o pagamento de quotas a militantes que o apoiam (veja-se o caso dos militantes dos Açores). Depois disto tudo, Marques Mendes já não merece o estatuto de político credível e íntegro que alcançou nas últimas autárquicas. Votar nele é votar nos jogos de bastidores e nos esquemas sujos.

Etiquetas: , ,

Sinais do tempo

Ontem ao ler o Público constatei uma pequena evidência dos tempos que vivemos. A lei portuguesa proíbe publicidade ao tabaco em qualquer espaço publicitário. Mas ao mesmo tempo, deixa as clínicas de aborto fazerem a promoção ao seu negócio. Hoje surgem em pequenos anúncios nos jornais, mas não faltará muito para grandes campanhas publicitárias para espalharem a mensagem.

Etiquetas: ,

O problema Mugabe

A Cimeira Europa África tem suscitado enorme polémica devido a possível presença de Robert Mugabe em Lisboa. O problema da diplomacia ocidental é ser selectiva. Eu acho muito bem que se proíba a entrada destes tipo de facínora na Europa. Mas é preciso ser coerente. Ao lado da proibição de Mugabe, devia também estar o impedimento de líderes como José Eduardo dos Santos ou Omar Al Bashir. Infelizmente, os valores da realpolitik sobrepõe-se aos valores democráticos. Como vimos recentemente com a visita de Dalai Lama a Portugal.

Etiquetas: ,

Muito fraquinho

O debate entre os candidatos a líder do PSD foi demasiado aborrecido para prender a atenção dos espectadores. Durante longos minutos, não conseguimos apreender uma única novidade que nos faça recordar este debate de alguma forma. Marques Mendes esteve ao seu nível, a tentar pintar um retrato idílico do PSD, que obviamente não existe. Luís Filipe Menezes, que tinha tudo para brilhar, não conseguiu colocar em evidência a liderança falhada de Marques Mendes. E acima de tudo, não mostrou-nos que pode ser melhor líder que Mendes. Depois de ver o debate de ontem, concordo que a realização de outro debate em sinal aberto seria confrangedor para o PSD.
Considero, no entanto, que independentemente do que se passou ontem, Luís Filipe Menezes é o melhor candidato para o PSD e que merece ganhar as eleições no próximo dia 28 de Setembro.

Etiquetas: ,

Socialismo do Século XXI

Novo código penal

Parece que o Governo, coadjuvado pelo PSD, quis facilitar a vida aos criminosos e aos desrespeitadores da lei. Até ao momento, esta é a sensação que tenho. Num país onde as leis são demasiado brandas para os criminosos, e onde a investigação criminal se limita a punir os mais fracos, esta era a lei que precisávamos.

Etiquetas: ,

Viva Salazar

Maria José Nogueira Pinto teve esta semana no Expresso uma entrevista miserável, que apenas vem confirmar tudo aquilo que já pensava dela. Meses depois de ter abandonado o CDS, votou no Partido Socialista nas eleições intercalares de Lisboa. Para tentar limpar a sua imagem de mulher de direita, sentiu-se na obrigação de sair a terreiro e afirmar o seu Salazarismo convicto. Pelo meio, defendeu publicamente a discriminação de chineses em Lisboa. Definitivamente, Paulo Portas deve estar agradecido por esta senhora já não fazer parte do seu partido. Gostava era de ver os mesmos comentadores que quase a endeusaram aquando da saída do CDS a fazerem o mesmo actualmente.

Etiquetas: ,

A nova França

Tolerância Islâmica

Mais e melhor militância

Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre os milhares de militantes do PSD sem as quotas em dia. O que não temos lido são as verdadeiras razões desta ausência de interesse pela vida interna do partido. Ao que parece, o PSD tem mais de 130 mil militantes filiados, um número bastante interessante. Destes, apenas 60 mil terão a situação regularizada, e se bem que ainda faltam uns dias até ao final do prazo para pagamento, não deverão ser mais de 70 mil militantes os possíveis eleitores das directas do dia 28 de Setembro.
Apesar do processo ter sido dificultado pela direcção nacional do PSD, a verdade é que quem quisesse pagar as suas quotas, poderia tê-lo concretizado. Mas a verdade é que muitos milhares de militantes do PSD apenas o são porque alguém, para ganhar força eleitoral, os convenceram a preencher uma ficha. Sempre que havia eleições, os "homens" do aparelho pagavam as quotas aos militantes para eles poderem ir votar. Com a moralização no pagamento de quotas, estes militantes, que muito pouco têm a ver com o partido, simplesmente não se interessam pela vida do PSD. E esta a razão fundamental da polémica das quotas.

Etiquetas: ,

Mau exemplo

Uma das virtudes da democracia é a possibilidade das pessoas poderem escolherem livremente os seus candidatos. E neste processo de decisão, os debates são sempre momentos fundamentais para os eleitores verem os vários candidatos a confrontarem as suas posições. O PSD, como maior partido da oposição tem oferecido ao país uma triste figura de si próprio.
Marques Mendes é o principal responsável por esta imagem, ao ter recusado debater em canal aberto com Luís Filipe Menezes. Se Marques Mendes está convencido que é o melhor candidato a Primeiro Ministro, deveria ter aceite um debate na RTP ou na SIC. Em menor grau, também considero que Menezes, mesmo manifestando o seu desagrado, deveria ir à SIC Notícias. Afinal, sempre disse que estaria disponível para debater em qualquer local e circunstância.
Em 2009, se José Sócrates não aceitar debater com o líder do PSD, já ninguém o poderá acusar de ser anti-democrático. Afinal, apenas irá copiar as atitudes do PSD.

Adenda: Luís Filipe Menezes recuou e vai estar presente na SIC Notícias na próxima terça feira. Fez bem e demonstra respeito pelas regras democráticas do partido. Espero que Marques Mendes faça o mesmo e aceite debater na RTP, para todos os militantes terem a oportunidade de ver um debate entre os candidatos.

Etiquetas:

O pequeno estadista

A propaganda política de José Sócrates pode ser profissional e até bastante eficaz. Mas, para alcançar a dimensão de um verdadeiro estadista, teria de ter acções condizentes com o estatuto. Ao não receber Dalai Lama, com medo das represálias chineses, demonstrou bem a sua pequenez.
Ao mesmo tempo, o governo da Alemanha anunciou que Angela Merkel vai receber em audiência oficial o líder espiritual tibetano no próximo dia 23 de Setembro.
«A chanceler está a enviar um sinal claro de que nós, na Alemanha, não nos esquecemos da situação dos tibetanos e que, em vésperas dos Jogos Olímpicos de Pequim, estamos atentos aos direitos humanos no Tibete e em toda a China»

Etiquetas: ,

Scolari

Não simpatizo com o senhor, apesar dos bons resultados que já obteve para a Selecção Nacional. Por mim, já poderia ter ido embora há muito tempo. Mas o que a comunicação social fez hoje durante todo o dia não pode deixar de meter nojo ao cidadão mais desligado da realidade. Um acto tresloucado, num péssimo jogo de futebol, que transformou o seleccionador português, pelos comentadores, jornalistas e pela população que fala para os fóruns televisivos, num verdadeiro traidor da pátria. Já estamos habituados a esta forma de ser português. Um dia são adorados, no dia seguinte vilipendiados. Mas é nestes dias que sinto pena do país.

PS: A única vantagem foi que o caso Mccan teve hoje folga por parte dos media. Amanha continua a festa.

Etiquetas: ,

Propaganda Pura

Hoje o Governo destacou 21 (VINTE E UM) membros para assinalar a abertura do ano lectivo, distribuindo portáteis à "pala" do Estado. Se isto não é um acto de pura propaganda política, então não percebo nada disto.
Uma ressalva: eu entendo perfeitamente que um governo, seja ele qual for, tem de comunicar da melhor forma com os eleitores, e tem de empreender actividades com vista a manter a sua boa imagem. Um governo tem de comunicar de uma forma eficaz. Mas fazer propaganda descarada é demais. Existe a comunicação política em democracia e em ditadura. Este acto de hoje está desligado da democracia.

Etiquetas: ,

Real Politik

O Estado Português (aqui incluo o Governo e a Presidência da República) gostam muito de falar em liberdade e democracia. Mas quando têm a oportunidade de mostrar com acções que gostam realmente do significado destas palavras, fazem vista grossa. Dalai Lama, um dos maiores símbolos mundiais da paz e também da resistência do povo tibetano à opressão chinesa, está em Portugal. Mas como isso seria considerado uma afronta à ditatorial China, não vai ser recebido em termos oficiais. A hipocrisia das relações entre Estados a quanto obriga!!!

Já o PCP, através do Cassete Camarada Jerónimo Sousa, também se recusou a receber Dalai Lama. Certamente, prefere reunir-se com organizações pacifistas, como as FARC ou o PC Cubano.

Etiquetas: ,

Novo Blogue


Tenho um novo blogue, dedicado às eleições americanas de 2008. Este blogue está inserido no âmbito da minha tese de mestrado, e como tal, tentarei abstrair-me de opiniões pessoais, e tentarei ser o mais objectivo possível. Obviamente, terei as minhas limitações...
O endereço é http://politica2008.wordpress.com. Convido todos os visitantes deste blogue a visitar-me no meu novo blogue.

Etiquetas: ,

Dissertação de Mestrado

Estive hoje a acertar o tema da minha tese de Mestrado com o meu orientador. Optei por realizar uma análise às primárias norte americanas, no âmbito do novo paradigma da comunicação. Deste modo, a minha dissertação versará sobre a utilização do Marketing Político pelos principais candidatos no contexto do modelo individualizante do paradigma comunicativo. A análise irá fundamentar-se principalmente nestes quatro vectores primordiais da comunicação política do século XXI: interactividade, sinergia, convergência e multimédia. Estas eleições ficarão certamente na história como as primeiras onde a comunicação de massas será substituída por uma comunicação mais centrada no indivíduo. As eleições de 2008 marcarão a ruptura com o passado, tal como as eleições de 1960 marcaram o inicio da era da televisão nas campanhas políticas.
Os próximos meses serão de árduo trabalho e também de um acompanhamento muito próximo das eleições presidenciais americanas.
Este blogue terá alguns apontamentos sobre as eleições americanas. Também estou a ponderar criar um especialmente sobre as eleições americanas, no âmbito da minha dissertação. Provavelmente será esta a minha opção.

Etiquetas: ,

A justiça portuguesa

Com o caso Mccan, a justiça portuguesa caiu sob alçada da opinião pública mundial. E ninguém duvide que a sua credibilidade internacional está ameaçada. Todos os portugueses já sabem que a justiça em Portugal é desigual e ineficaz. Anote-se apenas os casos de Fátima Felgueiras, Isaltino Morais, Apito Dourado ou Casa Pia para verificar o estado vergonhoso da justiça no nosso país. Agora, será o mundo ganhar interesse por este sector ineficiente da sociedade portuguesa.

Etiquetas: , ,

O caso Mccan

O espaço mediático nos últimos meses tem sido dominado pela atenção dada ao caso da jovem inglesa que supostamente terá sido raptada no Algarve. Nunca, Portugal ou até o mundo, tinha observado tamanha ofensiva mediática relacionada com o rapto de uma menina. Infelizmente, casos destes acontecem aos milhares, e nunca conseguem obter por parte dos meios de comunicação social, e por arrasto da sociedade, um tão dedicado tempo de antena.
Desde o inicio percebemos que era a capacidade de interacção com os media da família Mccan que possibilitava esta tão grande cobertura. Aliado ao seu poder económico para utilizar meios quase ilimitados, sempre tiveram boas relações institucionais em Inglaterra, tendo chegado mesmo a mobilizar Gordon Brown para esta luta. A cara bonita da jovem Maddie proporcionava os jornais e televisões excelentes momentos fotogénicos, que aliando uma bem montada estratégia de relações públicas, conseguiram obter para a família Mccan a simpatia da opinião pública mundial.
As investigações da Policia Judiciária foram enroladas neste processo todo, e durante um tempo, escusaram-se de investigar outra possibilidade que não o rapto da menina. Se as noticias que a comunicação social anda a divulgar confirmarem-se como verdadeiras, estaremos perante um dos maiores logros da história mediática. Será preciso esperar e ver o que acontece com o rumo das investigações. Neste momento, apenas paira no ar o sentimento de decepção pelo rumo dos acontecimentos.

Etiquetas: ,

Os "democratas"

O PCP, além de convidar forças assassinas e totalitárias para a sua festa, vai este ano comemorar a revolução de Outubro de 1917. Recorde-se que esta revolução serviu para colocar no poder da Rússia os bolcheviques, que acabaram com a democracia que nascia das cinzas, e iniciou um período de 72 anos de regime totalitário. Apesar do folclore que envolve a "Festa do Avante" e toda a benevolência que a sociedade portuguesa tem sobre o PCP (até Marcelo Rebelo de Sousa por lá passeou), era importante alguém questionar-se sobre se faz sentido termos este PC na nossa democracia. Afinal de contas, se alguém andasse a festejar o 30 de Janeiro de 1933 (outra data dramática para a história humana), certamente haveria uma imensa gritaria (justa) contra esta celebração. Infelizmente, para alguns, o totalitarismo apenas existiu com o nazismo.

Etiquetas: , ,

Cariz totalitário

O PCP é um partido que tem estado sempre no lado errado da história. A sua história, exceptuando a sua luta contra a ditadura em Portugal (aliás, para tentar impor outra ditadura), é repleta de historias nefastas para a humanidade.
Estes comunistas, que festejam agora os 90 anos da revolução bolchevique, de Lenine, Estaline e Trotsky, e outros assassinos da história russa, foram apoiantes de uma das mais brutais ditaduras de sempre, a URSS. Os comunistas portugueses sempre apoiaram este regime totalitário, os seus crimes hediondos e o seu cariz repressivo no leste europeu, como as bárbaras invasões da Hungria em 1956 e da Checoslováquia em 1968. Os comunistas portugueses choraram amargamente o fim do muro de Berlim e em pleno século XXI fazem a apologia de assassinos e icons da barbaridade comunista do século XX, como Che Guevara ou Fidel Castro. Basta olhar para as t´shirts deles.
Contudo, apesar de apoiarem regimes e figuras totalitárias, os comunistas portugueses gostam de proclamarem-se amantes da paz e da liberdade. Gostam de diferenciar-se dos nazis, mas, analisando com rigor e imparcialidade aquilo que a História hoje nos ensina, o comunismo está muito próximo da ideologia nazi. Não foi só Estaline que imitou Hitler, pois outros como Mao Tse Tung, Pol Pot e em menor escala, Fidel Castro, Kim Il Sung, Ho Chi Min, Wladyslaw Gomulka, Nicolae Ceausecu, entre muitos outros, cometeram barbaridades idênticas em nome de uma ideologia de terror e de barbárie. Era importante os comunistas portugueses lerem alguma coisa de história e não os livros de história vermelha.
Com este passado criminoso, não admira que os comunistas portugueses convidem as FARC, o PC da Bielorrússia, os comunistas norte coreanos ou o PC Cubano. Afinal, eles sempre apoiaram estas "democracias".

Etiquetas: , ,



Web This Blog

Blogues




© 2006 Virtualidades | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health