Etiquetas: a Madeira é o PSD?, liderança do PSD
Etiquetas: classes privilegiadas, corporativismo
Pior ainda é o facto de a Madeira, controlada por Alberto João, ter uma palavra decisiva na eleição do líder.
Por muito que "puxe" pela imaginação…não consigo pensar em pior cenário!
Alberto Contador venceu o Tour de France aos 24 anos. Depois da sucessão de escândalos que abalam a modalidade há vários anos, o ciclismo precisa urgentemente de novos heróis. O corredor espanhol da Discovery Channel poderá ser um deles. Parabéns pela brilhante vitória.Etiquetas: alberto contador, ciclismo
Os dois candidatos do PSD não apresentam credenciais capazes de entusiasmar o PSD e, muito menos ainda, o país.Luís Filipe Menezes tem feito um trabalho notável na CM de Gaia e é um político com boa imprensa. Mas não parece ter a credibilidade para levar o PSD à vitória em 2009. E tem a agravante de representar a ala social democrata populista, que pouco difere das políticas apresentadas por José Sócrates. Portanto, seria mais do mesmo. Luís Filipe Menezes, para convencer o PSD e o país terá de apresentar um programa radical do PS, o que até ao momento, não fez.
Com estas alternativas, o meu voto irá sempre para o mal menor. Nas últimas eleições, apoiei Marques Mendes. Nas próximas, muito dificilmente o meu voto irá para ele. Vou continuar o meu período de reflexão.
Etiquetas: liderança do PSD
Etiquetas: alberto contador, ciclismo
A ressurreição do ciclismo
0 Comments Published by Nuno Gouveia on quinta-feira, julho 26, 2007 at 20:03.Os últimos grandes ciclistas dos últimos anos, exceptuando Armstrong e poucos mais, foram todos apanhados nas malhas do doping. Casos de Roberto Heras, Ivan Basso, Jan Urlich, Floyd Landis, e mais recentemente Vinoukorov e Rasmunssen.
Mas quer isto dizer que não há futuro para ciclismo? Quem teve a oportunidade para ver algumas etapas deste Tour de France, sabe que isso é mentira. O provável vencedor do Tour, Alberto Contador, é um jovem de grande futuro. Outros valores, como Cadel Evans, Alejandro Valverde ou Yaroslav Popovych são outros corredores que ainda vão dar muitas alegrias.
A luta contra o doping é uma realidade no ciclismo, ao contrário de outras modalidades. Depois de lima a “casa”, o ciclismo voltará a ser o desporto de prestigio que sempre foi. Por enquanto, vai granjeando sucesso, como provam os milhões que têm seguido o Tour deste ano. Depois de bater no fundo, haverá ressurreição.
Etiquetas: ciclismo, desporto, grandes campeões
O dirigente do PCP Alexandre Araújo referiu-se à revolução de 1917 como «um acontecimento maior da história da humanidade».
Aqui ficam três livros que o senhor Alexandre Araújo e os seus camaradas do Politburo português deveriam ler e aprender com a história.
Etiquetas: PCP, totalitarismo
Etiquetas: Governo, Incompetência, propaganda
Fernando Charrua ilibado
0 Comments Published by Nuno Gouveia on terça-feira, julho 24, 2007 at 14:31.No despacho emitido pela Ministra da Educação, é dito que "a aplicação de uma sanção disciplinar poderia configurar uma limitação do direito de opinião e de crítica política, naturalmente inaceitável".
E o que vai acontecer à zelosa funcionária do governo? Será que depois de ter perseguido, injustamente, o professor Charrua, vai continuar no cargo como se nada tivesse acontecido? Será que para ser directora da DREN, uma das características fundamentais é atentar a favor da limitação do direito de opinião e de crítica política, no organismo que dirige?
Etiquetas: comissários políticos, liberdade de expressão
Etiquetas: blogues
E Luís Filipe Menezes? Depois de andar durante dois anos a fazer oposição cerrada a Marques Mendes, será que vai desperdiçar a oportunidade de lutar e combater na arena? Apesar de não ser, desde sempre, um apoiante de Menezes, dificilmente o meu voto irá para Mendes. Aguardo com expectativa o anúncio de hoje.
Adenda:
Etiquetas: liderança do PSD
Etiquetas: liderança do PSD
Etiquetas: eleições 2008
Etiquetas: Darfur, nova Europa
Etiquetas: liderança do PSD
Acontece que se assiste, agora, ao canto de vitória de alguns. É a democracia a definhar…
Repare-se só no que vem noticiado, penso que no JN, acerca dos apoios populares nos comícios partidários:
Frases como "não sei quem ele é", "vinha numa excursão e trouxeram-me para aqui" e "deram-me uma bandeira mas nem sei para quê" ficaram a marcar os festejos socialistas e causaram estranheza em Cabeceiras. Já ontem, José Lages, um dos idosos que foi à capital, disse ao JN que foi "para dar um passeio a Fátima. Ninguém me disse que íamos a Lisboa". Já António Badim tinha a informação de que, depois de Fátima, "tínhamos um ajuntamento do PS em Lisboa".Este idoso referiu ainda que não pagou nada porque o convite foi feito pela Câmara Municipal. China Pereira, líder da Comissão Política Concelhia do PS, desmente que tenha sido a autarquia a custear a viagem. "Foi uma iniciativa do PS e as pessoas sabiam que iam à festa do António Costa".
À atenção do Ministro Santos Silva
1 Comments Published by Nuno Gouveia on quarta-feira, julho 18, 2007 at 18:43.Já não há pudor nas decisões do governo Venezuelano. Será a versão das "conversas em família" da ditadura socialista do século XXI. Haja vergonha naqueles que apoiam ou deram o seu suporte a este ditador.
Etiquetas: democracia liberdade, ditadura, liberdade de expressão, socialismo século XXI
Começa a surgir no ar um cheiro a capitulacionismo dentro do PSD. Ao ler os jornais de hoje, tive um sentimento de deja vu. Ninguém, ou muito pouca gente, parece acreditar que Marques Mendes tem possibilidades de vencer em 2009. A maior parte dos militantes está descontente com o actual rumo do partido. Sucedem-se as criticas à gestão da actual liderança. A equipa da CPN é fraca, ausente de pessoas com capacidade política e de inovação. O país não respeita Marques Mendes e nunca lhe entregará o poder. No fundo, ninguém acredita neste político de carreira, sem carisma, mas integro e honesto.
Mas, ao contrário do que seria de esperar, parece que a maior parte deseja entregar-lhe o partido até 2009. Nenhum dos potenciais candidatos parece desejar enfrentá-lo nas eleições directas. Preferem apoiá-lo a entregar o poder a Luís Filipe Menezes. Ora, este acto de cobardia, a concretizar-se, será muito prejudicial para o PSD. Em primeiro lugar, porque nada garante se não surgir uma terceira via, que não seja Menezes a vencer as directas, tão grande é o descrédito de Marques Mendes dentro do PSD. E porque chegar a 2009 com Marques Mendes, a derrota nas legislativas seria extremamente pesada e arrasaria o PSD por muitos anos. Além das nefastas complicações para o país, no caso de ser governado por mais quatro anos por José Sócrates, num segundo mandato que seria terrível para a democracia portuguesa.
Portanto, espero que alguém saia dos gabinetes e dos corredores, e que entre nas eleições para ganhar o PSD para depois ganhar Portugal. Quem critica tem responsabilidades de lutar para mudar a actual direcção. E no PSD, a maioria recrimina o trabalho que tem sido feito. É tempo de mudar.
Etiquetas: cobardia política?, liderança do PSD
Etiquetas: liderança do PSD
Se as opções forem Marques Mendes, Luís Filipe Menezes e Aguiar Branco, o advogado portuense terá o meu voto. E certamente, de muitos milhares de militantes, descontentes com o actual rumo do partido.
Etiquetas: liderança do PSD
Etiquetas: liderança do PSD
Carmona - 16,7%
PSD - 15,7%
Roseta - 10,2%
PCP - 9,5%
BE - 6,8%
CDS - 3,7%
Notas finais:
Vitória esmagadora para a esquerda, que obtém cerca de 57% dos votos. A direita limita-se a chegar aos 35%.
Afinal, o Zé do Bloco de Esquerda, não conquistou definitivamente Lisboa. Depois da protecção exagerada da comunicação social e de algumas elites, consegui descer 1% em relação às eleições de 2005. Pode ser que em 2009, troque o lugar com o CDS.
Etiquetas: eleições 2008
PSD perde eleições mas ganha militante
Manuel Monteiro - Sempre a descer
Etiquetas: eleições Lisboa
O Idiota Útil
José Miguel Júdice fez o impensável. Três meses após abandonar o seu partido de sempre, o PSD, fez a declaração de vitória de António Costa. Até aqui tudo normal, pois foi o seu mandatário. Mas o que se ouviu dele foi o regozijo pela grande vitória do Partido Socialista em Lisboa, que desde 1976 não tinha um resultado destes
Dos verdadeiramente irrelevantes
Segundo os resultados apurados até ao momento, Manuel Monteiro disputa com José Pinto Coelho o titulo de ficar atrás do PCTP/MRPP nas eleições de Lisboa. Será que ninguém tira uma fotografia a Monteiro para ele ver no ridículo que caiu?
Etiquetas: eleições Lisboa
O CDS esteve ao nível do PSD, ou seja, uma desgraça. Ao não conseguir eleger Telmo Correia, o CDS corre o sério risco de tornar-se irrelevante para o país. Paulo Portas tem dois anos para corrigir o rumo.
Etiquetas: crise da direita, eleições Lisboa
Etiquetas: eleições Lisboa
Uma boa notícia para o futebol português
1 Comments Published by Nuno Gouveia on sábado, julho 14, 2007 at 19:53.Terminada a campanha eleitoral para Lisboa, é altura de fazer uma análise aos possíveis resultados de domingo. Para a direita só pode haver dois cenários: grave crise ou desastre. Segundo as sondagens, o mais provável é mesmo acontecer um desastre para os partidos da direita. No caso do CDS, acredito que conseguirá eleger um Vereador, pois as sondagens nunca são simpáticas para este partido.
O PSD, a ter um resultado abaixo dos 20%, que já seria um mau resultado, e se ficar atrás de Carmona Rodrigues, poderá encalhar num verdadeiro desastre. Esta será uma derrota de Marques Mendes. Uma derrota esperada, mas mesmo assim escandalosa. O PSD era o partido maioritário em Lisboa desde 2001. As culpas não serão todas desta liderança, pois alguns dos problemas de Lisboa já se arrastavam desde tempo de Santana Lopes. Mas a verdade é que Lisboa não foi bem governada nos últimos anos. Ao ter o pior resultado de sempre em Lisboa, independentemente de ficar ou não atrás de Carmona, Marques Mendes terá de assumir os maus resultados. Fernando Negrão, um homem sério e integro, fez o possível neste contexto. Mas a partir de Domingo, o PSD terá que mudar de vida, caso contrário, será irrelevante nos próximos anos para Portugal.
O CDS também não estará em melhores lençóis. Depois da deserção de Maria José Nogueira Pinto para o campo socialista, e com um candidato não muito conhecido, o partido de Paulo Portas arrisca-se a não eleger sequer um Vereador. A liderança de Paulo Portas não estará em causa, mas é um mau inicio para um mandato que se esperava de regeneração do partido.
Etiquetas: eleições Lisboa
Uma nota para o aprendiz José Couceiro, que conseguiu por uma selecção a não jogar futebol. Como é hábito nele.
A última cena protagonizada por esta figura política nacional foi a de andar a queixar-se da “bosta dos cavalos da GNR”. É assim….
Eu entendo que haja quem despreze a actividade política do Zé. E também entendo que o timing desta acusação também não terá sido o mais correcto. Mas nesta história toda da Bragaparques, o Zé esteve bem e agiu como um eleito deveria agir. Infelizmente, não temos casos destes em Portugal, e será que alguém acredita que foi a primeira vez que um empresário tentou corromper um político?
Névoa é um dos muitos empresários que fez fortuna em Braga, com o seu compagon de route, Mesquita Machado. E apesar de não concordar com o Padre Louça, que acusou os empresário de Braga de serem todos uns bandidos (há muitos e bons empresários honestos em Braga), esta rede há muito merecia ser investigada. Desde que conheço minimamente a cidade de Braga ouço falar numa nuvem nebulosa envolta em histórias de corrupção, trafico de influências e negócios obscuros. Pena é que esta acusação tenha nascido em Lisboa, e não em Braga, onde tudo terá começado.
Etiquetas: Bragaparques, corrupção, eleições 2008
Etiquetas: aliados da extrema esquerda?, extrema direita

Etiquetas: ecologia socialista, eleições Lisboa
Marketing+Dinheiro+Anti-Americanismo=MIchael Moore
0 Comments Published by Nuno Gouveia on terça-feira, julho 10, 2007 at 22:10.
O demagogo e mentiroso Michael Moore tem um novo filme, desta vez dedicado ao serviço de saúde dos Estados Unidos. Ainda não vi o filme, mas parece manter a mesma a estratégia utilizada noutros filmes. Moore costuma mentir e utilizar meias verdades para passar uma mensagem assente nas teorias da conspiração. Como sempre, os lançamentos são precedidos de uma campanha de intimidação e mentiras. No outro filme mentiroso, Fahrenheit 911, Moore promoveu o filme dizendo que poderia ser proibido e que estaria a ser alvo de perseguição das grandes companhias de distribuição de Hollywood. No fim de tudo isto, Moore fez uma verdadeira fortuna. Antes do lançamento deste filme, também já tivemos uma jogada deste tipo, com Michael Moore a garantir que tinha guardado uma cópia do filme, como medo de ser "apagado" pelo governo federal americano.Em 2004, Howard Kurts falava assim do Fahrenheit 911, no Washington Post.
"What's most fascinating about the Michael Moore coverage is that while conservatives are shredding his film, even many liberals say that it's a heavy-handed piece of propaganda filled with exaggerations, if not outright falsehoods."
Apesar de ter sido considerado uma mero filme de propaganda por Michael Moore, cheio de mentiras e exageros, a verdade é que meio mundo sentiu-se possuidor da verdade. Afinal, eles tinham visto o filme. Certamente todos tivemos discussões com arrogantes possuidores da verdade suprema (normalmente estes senhores são de esquerda, mas também encontramos bestas destas de direita), defendendo a total verdade das teses do Sr. Moore. Bush estaria feito com a família Bin Laden, e foram as suas relações com o petróleo que possibilitaram os ataques de Nova Iorque. E sim, ele protegeu pessoas responsáveis pelos ataques. Mais tarde, estas mesmas bestas já defendiam, devido ao documentário "Loose Change" que afinal, teria sido mesmo o governo americano e provocar o 11 de Setembro.
Em relação ao "Sicko", que tentarei ver quando for possível, já temos também uma cambada de idiotas úteis a jurar a verdade das teses de Moore. Apesar de nos Estados Unidos, o filme estar a ser arrasado por intelectuais e profissionais da saúde, para a "rua" politicamente correcta, nada será negado e tudo será verdade. A bem do anti-americanismo militante.
Que o digam Maria José Nogueira Pinto e José Miguel Júdice. Depois do namoro entre a ex- militante do CDS com o partido do Governo, o casamento efectuado com José Miguel Júdice não deixa margem de dúvidas da estratégia de cooptação que o PS está a implementar. É sempre assim. Quando se é poder, atrai-se sempre personalidades do outro lado da barricada. Existe casos fundamentados e sinceros de evoluções ideológicas, da esquerda para a direita e vice-versa, que não encaixam nesta explicação simplista. Ao longo da nossa história de democracia tivemos muitos casos destes.
Mas os episódios destes dois ex dirigentes do PSD e CDS são demasiado gritantes. Maria José Nogueira Pinto, depois de ter falhado todos os objectivos dentro do CDS / PP, e de ter as portas fechadas no PSD (até porque o poder não parece próximo), vai colaborar, ao que tudo indica com o PS em Lisboa, tendo já aparecido numa acção de campanha do PS. José Miguel Júdice, que saiu do PSD há pouco tempo, já é mandatário do candidato do PS em Lisboa. Soube-se hoje que foi convidado para gerir a frente ribeirinha de Lisboa. O famoso advogado até diz que vai trabalhar de borla. E eu acredito. E também acredito que a dupla José Miguel Júdice e Manuel Salgado prepara-se para fazer maravilhas em Lisboa. A exemplo dos seus antecessores.
Etiquetas: eleições Lisboa, tachos políticos, vira-casacas
O SC de Braga concluiu hoje um negócio sobre a cedência do "naming rigt" do Estádio Municipal de Braga. Não me repugna nada que o clube de Braga tenha realizado um acordo desta natureza. Antes pelo contrário.Mas uma pessoa, um clube ou uma empresa não deveria poder vender uma coisa que não lhe pertence. O Estádio Municipal de Braga, como o nome indica, é da edilidade municipal, construído com dinheiros públicos. No total foram mais de 100 milhões de euros investidos numa estrutura que, ao que parece, terá sido quase oferecida ao clube local. Não conheço a realidade do contracto efectuado entre o clube e a autarquia, mas conhecendo a natureza das relações entre Mesquita Machado e o SC de Braga, tenho a certeza que este negócio é legal. Mas, eticamente, é lamentável que uma obra que tenha custado ao erário público o valor em causa, sirva para favorecer uma entidade privada. Infelizmente, em Portugal, estes casos não são raros. Os clubes de futebol, na sua totalidade, representam um verdadeiro sorvedouro de dinheiros públicos. A começar na Madeira e a terminar em Lisboa e no Porto.
Legenda da foto: O presidente do CM de Braga (oferece o dinheiro dos contribuintes ao clube), o presidente do SC de Braga (consegue mais um excelente negócio para o clube, na senda do que tem vindo a fazer) e o responsável da AXA Seguros (obtém um contracto inovador em Portugal para a sua empresa)
Etiquetas: dinheiros públicos, ligações perigosas futebol-política
Etiquetas: amigos do Primeiro Ministro, Governo, liberdade de expressão
07.07.2007 - Um dia histórico
0 Comments Published by Nuno Gouveia on domingo, julho 08, 2007 at 01:26.
Zeitgeist, de Smashing Pumpkins tem data de lançamento.Zeitgeist marca o regresso mais aguardado do milénio para milhares de fãs que ficaram órfãos em 2000 com o fim da banda. Por isso, 7 de Julho de 2007 ficará marcado por este lançamento. E agora, vou ver o espectáculo dos SP no festival musical, mascarado por razões humanitárias, Live Earth, em New Jersey. (Estão loucos, começaram com a United States. Definitivamente não querem ser banda do grande público).
Etiquetas: música, Smashing Pumpkins
O maior problema para esta hipotética terceira via, será o controlo que Luís Filipe Menezes e Marques Mendes detêm no aparelho do partido. Desde
Nas próximas eleições do PSD, que poderão ser brevemente ou não, dependendo dos resultados de Lisboa, o partido não pode ser deixado entregue aos dois candidatos assumidos. O PSD tem de voltar a ser um partido com os olhos postos na sociedade civil e encontrar o seu lugar natural: a governar Portugal, com uma agenda reformista e liberal. O país necessita de um PSD forte, com um líder carismático e renovador. José Pedro Aguiar Branco poderá ser esse homem.
Etiquetas: liderança do PSD
O mercado começa a funcionar no futebol português. Não me surpreende que o Benfica seja o primeiro clube a ser alvo do interesse empresarial. Um clube com o número de sócios e adeptos do Benfica, e também o mais representativo do futebol português, torna-se atractivo para investidores. Como sócio do Benfica, apenas desejo que a SAD seja bem gerida e que o clube ganhe títulos. Se o capital do clube está no Funchal ou em Pequim, isso pouco me interessa.
Etiquetas: Benfica, terceiro anel
Tarantula - o novo vídeo de Smashing Pumpkins
2 Comments Published by Nuno Gouveia on quinta-feira, julho 05, 2007 at 16:41.Etiquetas: música, Smashing Pumpkins
No lado Democrata, Barack Obama já conseguiu apoio de 258 mil pessoas diferentes, mais do que a totalidade dos apoios de Rudy Giuliani, John Mccain e Mitt Romney juntos. No total, entre Abril e Junho, obteve a impressionante verba de 32 milhões de dólares. A Senadora Hillary Clinton obteve 21 milhões, continuando a também a ser a frontrunner na angariação de fundos, com mais de 58 milhões disponiveis para a campanha. O terceiro nesta corrida, John Edwards, angariou sete milhões nos últimos três meses.
Rudy Giuliani, desta vez conseguiu angariar mais dinheiro que Mitt Romney, com 15 milhões de dólares, sendo seguido de perto pelo ex governador do Massachussets, com 14,5 milhões. O Senador John Mccain, que continua a perder fôlego, amealhou apenas 11, 2 milhões de dólares. E será que Fred Dalton Thompson vai conseguir recuperar o atraso que tem, também no dinheiro?
Etiquetas: eleições 2008
7 Maravilhas da Blogoesfera
1 Comments Published by Nuno Gouveia on quarta-feira, julho 04, 2007 at 23:05.
Está a decorrer a votação sobre as sete maravilhas da blogoesfera. Aqui deixo os sete blogues que mais visito, e como tal, são as minhas maravilhas...1- Blasfémias
2- 31 da Armada
3- Arrastão
4- A Origem das Espécies
5- Revista Atlântico
6- Bloguitica
7- Avenida Central
Etiquetas: 7 Maravilhas
Através do Avenida Central**, vi o vídeo que a Comissão Europeia publicou para promover o cinema europeu. Ora, é impensável nos Estados Unidos que o governo central ou os gabinetes estaduais realizem campanhas de promoção. E a diferença é mesmo esta. Enquanto nos Estados Unidos e também na Inglaterra, o mercado audiovisual se impõe pelas leis normais do mercado, na Europa, nada existe sem o apoio do Estado. Enquanto a indústria cinematográfica europeia não se livrar da subsidio-dependência, podem fazer as campanhas que quiserem. Mas estarão sempre em segundo ou terceiro lugar.
**Já agora, eu teria sugerido outras estrelas. Se é através do sexo que a Comissão Europeia quer promover o cinema europeu, então poderia ter recorrido aos filmes da antiga deputada italiana, Cicciolina. Pelo menos estes, seriam mais explícitos e atractivos para os jovens do que aquelas cenas tímidas.
Com a extinção do Imposto Automóvel, ordenada pela UE, Portugal criou, em substituição do IA, dois novos impostos: o Imposto sobre os Veículos e Imposto Único de Circulação, que substituí o selo do carro. Eles nunca iriam permitir que os nossos automóveis fossem ao mesmo preço do resto da Europa. Além dos nossos rendimentos diminutos, ainda temos de encher os cofres do Estado (Há que pagar a OTA e o TGV).
Etiquetas: impostos injustos, roubalheira
Braga - a mudança que se exige
1 Comments Published by Nuno Gouveia on segunda-feira, julho 02, 2007 at 23:19.Ricardo Rio foi o candidato da coligação PSD /CDS nas últimas autárquicas. Neste momento, e depois do susto que tiveram na noite das últimas eleições, os socialistas bracarenses estão a entrar em pânico com a possibilidade de perderam as eleições. Ao contrário do que se passou no passado, o PSD aposta em manter o mesmo candidato. Ricardo Rio tem desenvolvido um trabalho notável como líder da oposição, sendo pela primeira vez em muitos anos, um sinal de esperança para milhares de cidadãos que nunca souberam conviver com os atropelos do poder socialista. Vamos ver se é desta que Braga muda de vida. Eu acredito.
Ler a entrevista de Ricardo Rio hoje no JN.
Etiquetas: Braga, mudança, Ricardo Rio
Etiquetas: assassinos, terrorismo
Esta é a questão em voga no debate sobre as primárias americanas. John Mccain partiu para esta corrida como o principal favorito a obter a nomeação republicana. Numa primeira fase foi ultrapassado por Rudy Giuliani, estando sempre em segundo lugar nas sondagens. Com a recente entrada na corrida do Ex Senador Fred Thompson, Mccain foi também ultrapassado pelo actor da série Law & Order. Conforme se pode ver nestas sondagens, na maior parte delas o senador do Arizona surge em terceiro lugar. John Mccain, considerado um dos políticos mais brilhantes da sua geração, muito provavelmente não chegará à Casa Branca. Em 2000 foi batido pelo dinheiro e capacidade política de George W. Bush. Agora parece não ter capacidade para "agarrar" o eleitorado republicano. Será que vai conseguir dar a volta?Etiquetas: eleições 2008
Esta semana, em destaque, o blogue da Revista Atlântico. Uma companhia diária, e também mensal através da revista. Um projecto arrojado e de direita. Como fazia falta a Portugal.
José Sócrates assume hoje a presidência do Conselho Europeu. Nos próximos seis meses, Portugal tem a missão de finalizar o Tratado Europeu. Como português e europeísta convicto, considero fundamental para o nosso futuro que este mandato seja coroado de sucesso.




